14128
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Construção composicional do gênero documentário: começo, meio e fim

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Construção composicional do gênero documentário: começo, meio e fim

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias textuais e discursivas empregadas na construção composicional dos documentários apresentados e delimitar o que é começo, meio e fim do gênero. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso da modalização epistêmica e como os entrevistados recorrem a este recurso para sustentar os argumentos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental” escrito por Araújo, Moreira e Maria (2017) disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/viewFile/12/20739>. O artigo indica a estrutura do gênero documentário no seu tópico 3.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente aos alunos o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero.

Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e que eles poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a sua estrutura.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Neste momento introdutório, é importante levantar os conhecimentos prévios do aluno sobre a estrutura do documentário. Para isso, realize a leitura das perguntas que estão no slide e realize uma breve conversa com base nas respostas.
  • Estas questões têm como objetivo fazer o aluno relacionar os elementos que elas já viram em documentários (entrevistas, narrações, trilhas sonoras, imagens em movimento, mudanças de ângulo, fotografias etc.). É importante que eles percebam também que, como vários outros gêneros discursivos que possuem linguagem cinematográfica, o documentário também se estrutura em princípio, meio e fim.
  • Ouça atentamente as respostas dos alunos, pois elas serão sistematizadas no fim desta aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Separe a turma em quatro grupos. Diga aos alunos que cada um dos grupos analisará um aspecto da construção composicional do documentário
    Versos da Ilha, ou seja, cada grupo irá observar um elemento do documentário e mostrar como ele foi empregado no texto, conforme as orientações adiante.
  • Entre os comandos a cada grupo.
  • Peça aos alunos que leiam as perguntas antes de assistir ao documentário e que fiquem atentos, pois ele será exibido apenas uma vez.

a) Grupo 1: Quais cenas são mostradas especificamente no começo, no meio e no fim do documentário?

b) Grupo 2: Quais pessoas são entrevistadas e quais histórias são narradas por elas?

c) Grupo 3: Como são as músicas utilizadas na trilha sonora do documentário? Há músicas instrumentais? Há músicas cantadas? Quais? Escolha uma cena e faça a relação entre a trilha sonora e a cena apresentada.

d) Grupo 4: Quais imagens são mostradas no documentário? Há relação entre o que está sendo contado/cantado e a imagem mostrada? De que forma?

  • Leia a sinopse disponível no slide.

Materiais complementares: Acesse a atividade com os comandos de cada grupo clicando aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o documentário Versos da Ilha, dirigido por Daniel Choma, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=pqlfgwVfJpU>. Acesso em: 24 out. 2018.
  • Após exibir o vídeo, peça para que os alunos, em cada grupo, discutam sobre as perguntas e escolham um aluno para transcrever a resposta na folha do comando. Anuncie também que eles terão um prazo de até 10 minutos para que eles façam essa atividade. Visite cada grupo enquanto trabalham e oriente-os em caso de dúvidas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite a cada grupo que escolha um aluno para apresentar as respostas. Peça que todos fiquem atentos às características estruturais do documentário Versos da ilha identificados pelos grupos.
  • Enquanto cada grupo apresenta a resposta, use o quadro apresentado no slide para apresentar palavras-chave anotadas por você que representem os achados dos alunos referentes à aspectos estruturais (grupo 1), personagens retratadas (grupo 2), trilha sonora (grupo 3) e seleção de imagens (grupo 4).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos de cada grupo para que indiquem as palavras-chave relacionadas a cada elemento da construção composicional apresentada no slide.
  • Esquematize as palavras-chave no quadro e resuma para os alunos relacionando à construção composicional do gênero. É importante deixar claro aos alunos que estes elementos variam entre os documentários.
  • É importante que você realize as intervenções e considerações após a apresentação de cada grupo consolidando a análise realizada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias textuais e discursivas empregadas na construção composicional dos documentários apresentados e delimitar o que é começo, meio e fim do gênero. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso da modalização epistêmica e como os entrevistados recorrem a este recurso para sustentar os argumentos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental” escrito por Araújo, Moreira e Maria (2017) disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/viewFile/12/20739>. O artigo indica a estrutura do gênero documentário no seu tópico 3.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente aos alunos o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero.

Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e que eles poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a sua estrutura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Neste momento introdutório, é importante levantar os conhecimentos prévios do aluno sobre a estrutura do documentário. Para isso, realize a leitura das perguntas que estão no slide e realize uma breve conversa com base nas respostas.
  • Estas questões têm como objetivo fazer o aluno relacionar os elementos que elas já viram em documentários (entrevistas, narrações, trilhas sonoras, imagens em movimento, mudanças de ângulo, fotografias etc.). É importante que eles percebam também que, como vários outros gêneros discursivos que possuem linguagem cinematográfica, o documentário também se estrutura em princípio, meio e fim.
  • Ouça atentamente as respostas dos alunos, pois elas serão sistematizadas no fim desta aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Separe a turma em quatro grupos. Diga aos alunos que cada um dos grupos analisará um aspecto da construção composicional do documentário
    Versos da Ilha, ou seja, cada grupo irá observar um elemento do documentário e mostrar como ele foi empregado no texto, conforme as orientações adiante.
  • Entre os comandos a cada grupo.
  • Peça aos alunos que leiam as perguntas antes de assistir ao documentário e que fiquem atentos, pois ele será exibido apenas uma vez.

a) Grupo 1: Quais cenas são mostradas especificamente no começo, no meio e no fim do documentário?

b) Grupo 2: Quais pessoas são entrevistadas e quais histórias são narradas por elas?

c) Grupo 3: Como são as músicas utilizadas na trilha sonora do documentário? Há músicas instrumentais? Há músicas cantadas? Quais? Escolha uma cena e faça a relação entre a trilha sonora e a cena apresentada.

d) Grupo 4: Quais imagens são mostradas no documentário? Há relação entre o que está sendo contado/cantado e a imagem mostrada? De que forma?

  • Leia a sinopse disponível no slide.

Materiais complementares: Acesse a atividade com os comandos de cada grupo clicando aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o documentário Versos da Ilha, dirigido por Daniel Choma, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=pqlfgwVfJpU>. Acesso em: 24 out. 2018.
  • Após exibir o vídeo, peça para que os alunos, em cada grupo, discutam sobre as perguntas e escolham um aluno para transcrever a resposta na folha do comando. Anuncie também que eles terão um prazo de até 10 minutos para que eles façam essa atividade. Visite cada grupo enquanto trabalham e oriente-os em caso de dúvidas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite a cada grupo que escolha um aluno para apresentar as respostas. Peça que todos fiquem atentos às características estruturais do documentário Versos da ilha identificados pelos grupos.
  • Enquanto cada grupo apresenta a resposta, use o quadro apresentado no slide para apresentar palavras-chave anotadas por você que representem os achados dos alunos referentes à aspectos estruturais (grupo 1), personagens retratadas (grupo 2), trilha sonora (grupo 3) e seleção de imagens (grupo 4).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos de cada grupo para que indiquem as palavras-chave relacionadas a cada elemento da construção composicional apresentada no slide.
  • Esquematize as palavras-chave no quadro e resuma para os alunos relacionando à construção composicional do gênero. É importante deixar claro aos alunos que estes elementos variam entre os documentários.
  • É importante que você realize as intervenções e considerações após a apresentação de cada grupo consolidando a análise realizada.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano