Atividade para impressão - Comandos para os grupos
Plano de Aula
Plano de aula: Construção composicional do gênero documentário: começo, meio e fim
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias textuais e discursivas empregadas na construção composicional dos documentários apresentados e delimitar o que é começo, meio e fim do gênero. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso da modalização epistêmica e como os entrevistados recorrem a este recurso para sustentar os argumentos.
Referências sobre o assunto:
Artigo “Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental” escrito por Araújo, Moreira e Maria (2017) disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/viewFile/12/20739>. O artigo indica a estrutura do gênero documentário no seu tópico 3.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente aos alunos o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero.
Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e que eles poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a sua estrutura.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Neste momento introdutório, é importante levantar os conhecimentos prévios do aluno sobre a estrutura do documentário. Para isso, realize a leitura das perguntas que estão no slide e realize uma breve conversa com base nas respostas.
- Estas questões têm como objetivo fazer o aluno relacionar os elementos que elas já viram em documentários (entrevistas, narrações, trilhas sonoras, imagens em movimento, mudanças de ângulo, fotografias etc.). É importante que eles percebam também que, como vários outros gêneros discursivos que possuem linguagem cinematográfica, o documentário também se estrutura em princípio, meio e fim.
- Ouça atentamente as respostas dos alunos, pois elas serão sistematizadas no fim desta aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Separe a turma em quatro grupos. Diga aos alunos que cada um dos grupos analisará um aspecto da construção composicional do documentário
Versos da Ilha, ou seja, cada grupo irá observar um elemento do documentário e mostrar como ele foi empregado no texto, conforme as orientações adiante. - Entre os comandos a cada grupo.
- Peça aos alunos que leiam as perguntas antes de assistir ao documentário e que fiquem atentos, pois ele será exibido apenas uma vez.
a) Grupo 1: Quais cenas são mostradas especificamente no começo, no meio e no fim do documentário?
b) Grupo 2: Quais pessoas são entrevistadas e quais histórias são narradas por elas?
c) Grupo 3: Como são as músicas utilizadas na trilha sonora do documentário? Há músicas instrumentais? Há músicas cantadas? Quais? Escolha uma cena e faça a relação entre a trilha sonora e a cena apresentada.
d) Grupo 4: Quais imagens são mostradas no documentário? Há relação entre o que está sendo contado/cantado e a imagem mostrada? De que forma?
- Leia a sinopse disponível no slide.
Materiais complementares: Acesse a atividade com os comandos de cada grupo clicando aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o documentário Versos da Ilha, dirigido por Daniel Choma, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=pqlfgwVfJpU>. Acesso em: 24 out. 2018.
- Após exibir o vídeo, peça para que os alunos, em cada grupo, discutam sobre as perguntas e escolham um aluno para transcrever a resposta na folha do comando. Anuncie também que eles terão um prazo de até 10 minutos para que eles façam essa atividade. Visite cada grupo enquanto trabalham e oriente-os em caso de dúvidas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a cada grupo que escolha um aluno para apresentar as respostas. Peça que todos fiquem atentos às características estruturais do documentário Versos da ilha identificados pelos grupos.
- Enquanto cada grupo apresenta a resposta, use o quadro apresentado no slide para apresentar palavras-chave anotadas por você que representem os achados dos alunos referentes à aspectos estruturais (grupo 1), personagens retratadas (grupo 2), trilha sonora (grupo 3) e seleção de imagens (grupo 4).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos de cada grupo para que indiquem as palavras-chave relacionadas a cada elemento da construção composicional apresentada no slide.
- Esquematize as palavras-chave no quadro e resuma para os alunos relacionando à construção composicional do gênero. É importante deixar claro aos alunos que estes elementos variam entre os documentários.
- É importante que você realize as intervenções e considerações após a apresentação de cada grupo consolidando a análise realizada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente aos alunos, pelo Whatsapp, o tema da aula, anunciando que estudarão a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero. Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a estrutura.
Introdução
Neste momento introdutório, é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura do documentário. Para isso, encaminhe-lhes as perguntas do slide (veja no plano original) e realize uma breve conversa com base nas respostas. Estas questões têm como objetivo fazer os alunos relacionarem os elementos que já viram em documentários (entrevistas, narrações, trilhas sonoras, imagens em movimento, mudanças de ângulo, fotografias etc.). É importante que percebam também que, tal como outros gêneros discursivos que possuem linguagem cinematográfica, o documentário também se estrutura em princípio, meio e fim. Solicitem que lhe enviem suas respostas (fotos das atividades) pelo WhatsApp, no privado.
Desenvolvimento
Separe a turma em quatro grupos. Diga aos alunos que cada um dos grupos analisará um aspecto da construção composicional do documentário “Versos da Ilha”, ou seja, cada grupo irá observar um elemento do documentário e mostrar como ele foi empregado no texto, conforme as orientações adiante: Grupo 1) Quais cenas são mostradas especificamente no começo, no meio e no fim do documentário? Grupo 2) Quais pessoas são entrevistadas e quais histórias são narradas por elas? Grupo 3) Como são as músicas utilizadas na trilha sonora do documentário? Há músicas instrumentais? Há músicas cantadas? Quais? Escolha uma cena e faça a relação entre a trilha sonora e a cena apresentada. Grupo 4) Quais imagens são mostradas no documentário? Há relação entre o que está sendo contado/cantado e a imagem mostrada? De que forma? Peça que leiam a sinopse disponível no slide (veja no plano original). A atividade com os comandos de cada grupo está disponível aqui. O documentário “Versos da Ilha”, dirigido por Daniel Choma, está disponível aqui. Peça que os alunos, em cada grupo, discutam sobre as perguntas e escolham um aluno para transcrever as respostas na folha do comando. Para isso, solicite que criem breves reuniões por chamada de vídeo ou áudio, ou também que, se possível, utilizem alguma plataforma de reuniões como o Google Meet ou similares (veja em Recursos Opcionais). Solicite a cada grupo que escolha um aluno para apresentar as respostas. Peça que todos fiquem atentos às características estruturais do documentário identificadas pelos grupos. As socializações podem se dar por meio de slides com narração no PowerPoint, feitos por cada grupo, ou por compartilhamento dos elementos recebidos, junto a áudios com as impressões de cada grupo.
Fechamento
Peça aos alunos de cada grupo que indiquem as palavras-chave relacionadas a cada elemento da construção composicional apresentada no slide. Compartilhe com o grupo um esquema com palavras-chave, relacionando-as à construção composicional do gênero. É importante deixar claro que estes elementos variam entre os documentários, e que você realize as intervenções e considerações após a apresentação de cada grupo, consolidando a análise realizada.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a assistir aos documentários até então compartilhados com a turma para que possam promover discussões edificantes e críticas com os alunos.