14127
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Relação temática entre documentários diferentes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Relação temática entre documentários diferentes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Encaminhe aos alunos a afirmativa: “Um mesmo assunto pode ser tratado de diversas maneiras”. Peça que digitem V (verdadeiro) ou F (falso) para a afirmativa.

Introdução
Compartilhe com a turma, no grupo do WhatsApp, dois documentários que tratam do mesmo tema. Antes, peça que leiam as sinopses. Fale que o gênero sinopse tem a função de fazer com que o leitor entenda os pontos mais importantes do texto original, seja um livro ou filme. Após a leitura, lance os seguintes questionamentos para serem respondidos no caderno: a) Os dois documentários falam sobre o quê? Resposta: Sobre futebol. b) Em qual lugar eles foram produzidos? Resposta: “Tapete verde” foi produzido no Brasil e “Gols e metas” foi produzido em Buenos Aires, capital da Argentina. c) Quem são as pessoas retratadas nos dois documentários? O que elas têm em comum? Resposta: Meninas que buscam realizar o sonho de jogar futebol. Peça aos alunos para refletirem sobre o tema a partir das seguintes perguntas: as mulheres têm o mesmo espaço que os homens no futebol? Em quais outros espaços/contextos vocês as veem colocadas como inferiores com relação aos meninos? Você acredita que, na nossa sociedade, as mulheres têm garantidos os mesmos direitos que os homens? Como a sociedade pode fazer para garantir os mesmos direitos e deveres a pessoas independente do sexo? O documentário “Tapete verde” está disponível aqui; “Gols e metas” está disponível aqui.

Desenvolvimento
Diga aos alunos que eles vão atribuir algumas informações a um dos documentários para que, ao final, comparem como os dois trataram da inserção da mulher no mundo do futebol. Forme duplas ou trios, a depender do tamanho da turma, e solicite que socializem por chamada de áudio ou vídeo. Compartilhe uma tarjeta com cada grupo e peça que leiam o que está escrito, relacionem o texto a um ou outro documentário e pensem, com base no texto, o que justifica a escolha.

Fechamento
Peça que um representante de cada grupo compartilhe com a turma sua tarjeta e sua afirmação, junto ao nome do documentário. Peça que a tarjeta que apresentar uma característica comum aos dois seja indicada com os nomes dos dois documentários. As respostas estão disponíveis aqui. Chame a atenção para a forma como os dois documentários abordaram a mesma temática e quais recursos foram usados para isso. Encerre a aula comentando sobre como os dois documentários abordam a questão da diferença imposta pela sociedade ao gênero masculino e feminino mesmo em algo tão popular, como é o caso do futebol. Pergunte aos alunos em quais outros contextos geralmente se faz essa diferenciação, e se há prejuízo para um gêneros envolvidos.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos documentários para poderem conversar com os alunos sobre as temáticas propostas, gerando uma discussão construtiva a respeito de temas importantes para a sociedade.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_09SQA03

(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas