14127
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Relação temática entre documentários diferentes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Relação temática entre documentários diferentes

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Atrelar as diferentes formas de tratar o tema ao contexto de produção e aos conceitos construídos, bem como relacionar esses elementos ao estilo do documentarista.

Referências sobre o assunto: KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade>

Tema comum, documentários diferentes select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Informe aos alunos que eles irão analisar documentários com um mesmo tema, e perceberão como um mesmo assunto pode ser tratado de diversas maneiras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em um círculo.
  • Anuncie aos alunos que eles assistirão dois documentários que tratam do mesmo tema. Antes disso, eles lerão as sinopses.
  • Fale que o gênero sinopse tem a função de fazer com que o leitor entenda os pontos mais importantes do texto original, seja um filme, livro ou filme.
  • Peça a um aluno que faça a leitura da sinopse do primeiro documentário a ser exibido: “Tapete verde”, dirigido por Angelo Martins e produzido por Jakeline Xavier. As perguntas de compreensão serão feitas depois da leitura do texto seguinte presente no próximo slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça a outro aluno que faça a leitura da sinopse do documentário “Gols e metas”, dirigido por Ginger Gentilet Gabriel Balanovsky.
  • Após a leitura, lance os seguintes questionamentos para serem respondidos oralmente:

a) Os dois documentários falam sobre o quê? Resposta: Sobre futebol.

b) Em qual lugar eles foram produzidos? Resposta: “Tapete verde” foi produzido no Brasil e “Gols e metas” foi produzido em Buenos Aires, capital da Argentina.

c) Quem são as pessoas retratadas nos dois documentários? O que elas têm em comum? Resposta: Meninas que buscam realizar o sonho de jogar futebol.

3. Peça às meninas da sala para se posicionarem sobre o tema a partir das seguintes perguntas: As mulheres têm o mesmo espaço que os homens no futebol? Em quais outros

espaços/contextos vocês são colocadas como inferiores com relação aos meninos? Você acredita que, na nossa sociedade, as mulheres têm garantido os mesmos direitos que os homens? Como a sociedade pode fazer para garantir os mesmos direitos e deveres entre as pessoas independente do sexo?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o documentário “Tapete verde”, disponível no link <http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/tapete-verde/>
  • Exiba o documentário “Gols e metas”, disnponível no link <http://curtadoc.tv/curta/inclusao/objetivos-e-metas/>
  • Cole no quadro as tarjetas disponíveis aqui com o título dos documentários.
  • Diga aos alunos que eles vão atribuir algumas informações a um dos documentários para que, ao final, eles comparem como os dois trataram sobre a inserção da mulher no mundo do futebol.
  • Forme duplas ou trios de alunos a depender do tamanho da turma. Distribua uma tarjeta para grupo e peça que eles leiam o que está escrito, relacionem a um ou outro documentário e pensem no que, com base no texto assistido, justifica a sua escolha.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que um representante de cada grupo leia a afirmação e fixe a tarjeta ao lado da tarjeta maior com o nome do documentário. Peça para que a tarjeta que apresenta característica que é comum aos dois seja fixada entre as duas tarjetas. Clique aqui para conferir as respostas.
  • Chame atenção para a forma como os dois documentários abordaram a mesma temática e quais recursos foram usados para isso.
  • Encerre a aula comentando sobre como os dois documentários abordam a questão da diferença imposta pela sociedade ao gênero masculino e feminino mesmo em algo tão popular, como é o caso do futebol. Pergunte aos alunos em quais outros contextos geralmente se faz essa diferenciação, e se ocorre prejuízo para uns dos lados envolvidos, professor permita que eles se expressem sem exaltações, se não surgir dos alunos é importante que você alerte-os sobre a igualdade de gêneros que deve existir na sociedade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Atrelar as diferentes formas de tratar o tema ao contexto de produção e aos conceitos construídos, bem como relacionar esses elementos ao estilo do documentarista.

Referências sobre o assunto: KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Informe aos alunos que eles irão analisar documentários com um mesmo tema, e perceberão como um mesmo assunto pode ser tratado de diversas maneiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em um círculo.
  • Anuncie aos alunos que eles assistirão dois documentários que tratam do mesmo tema. Antes disso, eles lerão as sinopses.
  • Fale que o gênero sinopse tem a função de fazer com que o leitor entenda os pontos mais importantes do texto original, seja um filme, livro ou filme.
  • Peça a um aluno que faça a leitura da sinopse do primeiro documentário a ser exibido: “Tapete verde”, dirigido por Angelo Martins e produzido por Jakeline Xavier. As perguntas de compreensão serão feitas depois da leitura do texto seguinte presente no próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça a outro aluno que faça a leitura da sinopse do documentário “Gols e metas”, dirigido por Ginger Gentilet Gabriel Balanovsky.
  • Após a leitura, lance os seguintes questionamentos para serem respondidos oralmente:

a) Os dois documentários falam sobre o quê? Resposta: Sobre futebol.

b) Em qual lugar eles foram produzidos? Resposta: “Tapete verde” foi produzido no Brasil e “Gols e metas” foi produzido em Buenos Aires, capital da Argentina.

c) Quem são as pessoas retratadas nos dois documentários? O que elas têm em comum? Resposta: Meninas que buscam realizar o sonho de jogar futebol.

3. Peça às meninas da sala para se posicionarem sobre o tema a partir das seguintes perguntas: As mulheres têm o mesmo espaço que os homens no futebol? Em quais outros

espaços/contextos vocês são colocadas como inferiores com relação aos meninos? Você acredita que, na nossa sociedade, as mulheres têm garantido os mesmos direitos que os homens? Como a sociedade pode fazer para garantir os mesmos direitos e deveres entre as pessoas independente do sexo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o documentário “Tapete verde”, disponível no link <http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/tapete-verde/>
  • Exiba o documentário “Gols e metas”, disnponível no link <http://curtadoc.tv/curta/inclusao/objetivos-e-metas/>
  • Cole no quadro as tarjetas disponíveis aqui com o título dos documentários.
  • Diga aos alunos que eles vão atribuir algumas informações a um dos documentários para que, ao final, eles comparem como os dois trataram sobre a inserção da mulher no mundo do futebol.
  • Forme duplas ou trios de alunos a depender do tamanho da turma. Distribua uma tarjeta para grupo e peça que eles leiam o que está escrito, relacionem a um ou outro documentário e pensem no que, com base no texto assistido, justifica a sua escolha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que um representante de cada grupo leia a afirmação e fixe a tarjeta ao lado da tarjeta maior com o nome do documentário. Peça para que a tarjeta que apresenta característica que é comum aos dois seja fixada entre as duas tarjetas. Clique aqui para conferir as respostas.
  • Chame atenção para a forma como os dois documentários abordaram a mesma temática e quais recursos foram usados para isso.
  • Encerre a aula comentando sobre como os dois documentários abordam a questão da diferença imposta pela sociedade ao gênero masculino e feminino mesmo em algo tão popular, como é o caso do futebol. Pergunte aos alunos em quais outros contextos geralmente se faz essa diferenciação, e se ocorre prejuízo para uns dos lados envolvidos, professor permita que eles se expressem sem exaltações, se não surgir dos alunos é importante que você alerte-os sobre a igualdade de gêneros que deve existir na sociedade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano