14126
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A intertextualidade no gênero documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A intertextualidade no gênero documentário

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários:

Computador e projetor multimídia

Documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site <https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio>. Atenção: para acessar o vídeo, é necessário realizar o cadastro no site da TV Escola.

Atividade impressa disponível aqui.

Informações sobre o gênero:

Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O que pode ser mais desafiador aos alunos é identificar as relações de intertextualidade e intergenericidade presentes nos textos lidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade>

Quando os textos dialogam entre si select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie uma conversa com os alunos realizando o questionamento sobre de que maneira um texto pode se relacionar com outro, conforme questionamentos no slide.
  • Procure ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros textos que possuem relações de intertextualidade com outros textos.
  • Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar esse fenômeno linguístico, explore o slide seguinte.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que realizem a leitura das duas imagens.
  • Questione-os sobre que tipo de linguagem é utilizada (desenho e fotografia), o que há em comum quanto às personagens apresentadas (uma menina com capuz vermelho), quais espaços são apresentados (espaço campestre) e a qual conto podemos relacioná-las (Chapeuzinho Vermelho).
  • Peça novamente aos alunos que fiquem atentos às imagens para relacioná-las ao texto verbal a seguir.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam silenciosamente o texto e, após a leitura, pergunte a qual das imagens anteriores o texto relaciona mais fortemente. Solicite aos alunos que justifiquem a resposta com pistas no texto e na imagem.
  • Afirme que todo texto é fruto de um diálogo entre outros textos já produzido anteriormente, mas em alguns casos conseguimos perceber isso de maneira mais explícita.
  • Anuncie que esse fenômeno se chama intertextualidade e que isso, nesta aula, será explorado no gênero documentário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Anuncie aos alunos que eles assistirão a um trecho do documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site <https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio>.
  • Questione sobre o que eles imaginam que assistirão a partir da leitura do título do documentário. Pergunte se eles veem anúncios publicitários voltados para criança e em qual suporte: TV, Internet, jornal, revista, panfletos, etc.
  • Peça aos alunos fiquem atentos aos exemplos de propaganda inseridos no documentário.
  • Exiba o vídeo até completar 11 minutos.
  • Divida a sala em quatro equipes. Para cada uma das equipe, entregue os questionamentos impressos disponíveis aqui.
  • Dê 10 minutos para que eles respondam à atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite que o representante da turma apresente as perguntas e as respostas.
  • Leve os outros alunos a comentarem e perceberem a relação de intertextualidade entre o documentário e os outros textos nele presentes.
  • Ao terminar a discussão, apresente a definição de intertextualidade presente no slide.
  • Afirme para os alunos que todo texto é fruto de um diálogo com outros. Para a produção do gênero documentário, é necessário também recorrer a outros textos, como fotografia, dados de pesquisas já publicadas, canções, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários:

Computador e projetor multimídia

Documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site <https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio>. Atenção: para acessar o vídeo, é necessário realizar o cadastro no site da TV Escola.

Atividade impressa disponível aqui.

Informações sobre o gênero:

Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O que pode ser mais desafiador aos alunos é identificar as relações de intertextualidade e intergenericidade presentes nos textos lidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie uma conversa com os alunos realizando o questionamento sobre de que maneira um texto pode se relacionar com outro, conforme questionamentos no slide.
  • Procure ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros textos que possuem relações de intertextualidade com outros textos.
  • Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar esse fenômeno linguístico, explore o slide seguinte.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que realizem a leitura das duas imagens.
  • Questione-os sobre que tipo de linguagem é utilizada (desenho e fotografia), o que há em comum quanto às personagens apresentadas (uma menina com capuz vermelho), quais espaços são apresentados (espaço campestre) e a qual conto podemos relacioná-las (Chapeuzinho Vermelho).
  • Peça novamente aos alunos que fiquem atentos às imagens para relacioná-las ao texto verbal a seguir.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam silenciosamente o texto e, após a leitura, pergunte a qual das imagens anteriores o texto relaciona mais fortemente. Solicite aos alunos que justifiquem a resposta com pistas no texto e na imagem.
  • Afirme que todo texto é fruto de um diálogo entre outros textos já produzido anteriormente, mas em alguns casos conseguimos perceber isso de maneira mais explícita.
  • Anuncie que esse fenômeno se chama intertextualidade e que isso, nesta aula, será explorado no gênero documentário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Anuncie aos alunos que eles assistirão a um trecho do documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site <https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio>.
  • Questione sobre o que eles imaginam que assistirão a partir da leitura do título do documentário. Pergunte se eles veem anúncios publicitários voltados para criança e em qual suporte: TV, Internet, jornal, revista, panfletos, etc.
  • Peça aos alunos fiquem atentos aos exemplos de propaganda inseridos no documentário.
  • Exiba o vídeo até completar 11 minutos.
  • Divida a sala em quatro equipes. Para cada uma das equipe, entregue os questionamentos impressos disponíveis aqui.
  • Dê 10 minutos para que eles respondam à atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite que o representante da turma apresente as perguntas e as respostas.
  • Leve os outros alunos a comentarem e perceberem a relação de intertextualidade entre o documentário e os outros textos nele presentes.
  • Ao terminar a discussão, apresente a definição de intertextualidade presente no slide.
  • Afirme para os alunos que todo texto é fruto de um diálogo com outros. Para a produção do gênero documentário, é necessário também recorrer a outros textos, como fotografia, dados de pesquisas já publicadas, canções, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano