Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Interpretando o discurso de ódio no gênero meme
Finalidade da aula: Diferenciar a liberdade de expressão do discurso de ódio por meio da leitura comparativa entre memes e charges. Analisar de que forma os botões de reação e de compartilhamento podem influenciar na propagação dos discursos de ódio no meme, a partir da leitura interpretativa dos números de compartilhamento e reações que o gênero estudado apresenta na rede social.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação e réplica. Relação entre gêneros e mídias. / Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP01, EF89LP02
Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO8_08SQA02
(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.