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Plano de aula - Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente. Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme. Leia os textos de referência para compreender totalmente a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme, de modo a facilitar a explicação sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.

Introdução
Compartilhe com os alunos o slide com as definições 1 (referente à palavra “ódio”) e 2 (referente à palavra “liberdade”), retiradas do dicionário Houaiss (veja no plano original). Peça à turma a formação de dois grupos para que ambos participem de forma colaborativa, estimulando a discussão entre posicionamentos distintos a partir da atividade que será proposta. Você pode distingui-los em números pares e ímpares. Solicite oralmente a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta para a turma a definição 1 (adapte essa questão a um áudio pelo WhatsApp). Proponha oralmente a outro integrante da primeira equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO ou PREGUIÇA) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta. Agora, solicite oralmente a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta para a turma a definição 2 (também por gravação de áudio). Por fim, proponha a outro integrante da segunda equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (TRISTEZA, DISCURSO DE ÓDIO ou LIBERDADE DE EXPRESSÃO) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.

Desenvolvimento
Compartilhe com a turma o slide com o meme que demonstra um tipo de discurso de ódio contra os presidiários, visto que esse grupo social sofre discriminação devido a sua posição social desfavorecida, até mesmo de políticos e autoridades, que deveriam respeitar os direitos humanos. Explique oralmente que não só as palavras, mas as imagens também podem ser lidas e transmitir significados. Assim, peça para a turma identificar de que rede social o meme foi retirado a partir de um elemento não verbal (imagem). Por meio do aspecto visual dos botões de reação e de compartilhamento, os alunos imediatamente perceberão que o meme foi retirado do Facebook. Solicite aos alunos que leiam o texto do meme. Em seguida, peça que leiam o fragmento da matéria destacada na cor amarela. Explique que a matéria foi feita por Miguel Martins, para a Carta Capital, sobre o discurso de ódio propagado por autoridades e políticos. Proponha aos integrantes de ambas as equipes a resolução da questão na parte superior do slide: “Se o discurso de ódio pode ser entendido como uma desmedida antipatia a algo ou alguém, este meme (lado esquerdo) contém discurso de ódio? Por quê?” (veja no plano original). Peça que socializem suas respostas por meio de mensagens no WhatsApp. Leia previamente a matéria de Miguel Martins, disponível aqui, para compreender esse evento em sua totalidade. Proponha oralmente à segunda equipe que indique onde estão, na imagem do meme projetado, os botões de reação ou de compartilhamento da postagem do Facebook. Peça para um integrante da segunda equipe ler em voz alta os números de reações e compartilhamentos da postagem do Facebook. Os alunos dirão que 23 mil pessoas curtiram (emoji de “legal”) ou acharam engraçado (emoji gargalhando) ou amaram (emoji de coração) a postagem com discurso de ódio, havendo ainda 6.592 compartilhamentos (conforme números abaixo do botão de reação). Por fim, solicite a colaboração de ambas as equipes para justificar a pergunta na parte superior do slide: “De que forma os botões de reação e de compartilhamento podem indicar que o meme com discurso de ódio foi amplamente divulgado pela internet?”. Para esta atividade, você pode acordar com os alunos um horário da sua aula para que possam agir de forma síncrona, ou seja, poder questionar e obter as respostas no ato.

Fechamento
Compartilhe com a turma o slide com as seguintes perguntas: Equipe 1  O que podemos entender como discurso de ódio?; Equipe 2  Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais? Disponibilize 20 minutos da aula para que cada equipe formule um breve texto escrito em seus caderno (para isso, peça que troquem possibilidades de respostas por mensagem, no WhatsApp. Sugira que, ao término do tempo, um integrante de cada equipe socialize suas respostas. Outra sugestão para abordar a temática dessa aula é por meio do Google Meet ou plataforma similar (veja em Recursos Opcionais).

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conversar com os alunos sobre discursos de ódio: o que são? De que formas se apresentam?

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08SQA02

(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.


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