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Plano de Aula
Plano de aula: Interpretando o discurso de ódio no gênero meme
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados e para acesso às redes sociais. Smartphones ou tablet dos(as) próprios(as) alunos(as) com acesso à internet, se possível. Formato 2: Não havendo material de informática, ele pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os(as) alunos(as). Acesse o arquivo para impressão clicando aqui.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: Desconhecer a diferença entre informação e opinião. Dificuldade em distinguir um discurso de ódio (enraizado na sociedade) do posicionamento crítico. Incompreensão quanto aos limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.
Referências sobre o assunto:
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.
MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente.
- Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme.
- Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme. De modo que facilite a compreensão sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o slide com as definições 1 (referente à palavra “ódio”) e 2 (referente à palavra “liberdade”), retiradas do dicionário Houaiss.
- Peça à turma a formação de dois grupos, para que ambos participem de forma colaborativa, estimulando a discussão entre posicionamentos distintos, a partir da atividade que será proposta.
- Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 1.
- Proponha, oralmente, a outro integrante da primeira equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO ou PREGUIÇA) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.
- Agora, solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 2.
- Por fim, proponha, oralmente, a outro integrante da segunda equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (TRISTEZA, DISCURSO DE ÓDIO ou LIBERDADE DE EXPRESSÃO) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o slide com o meme que demonstra um tipo de discurso de ódio contra os presidiários, visto que esse grupo social sofre discriminação devido a sua posição social desfavorecida, até mesmo de políticos e autoridades, que deveriam respeitar os direitos humanos.
- Explique, oralmente, que não só as palavras, mas que as imagens também podem ser lidas e transmitir significados. Assim, peça para a turma identificar de que rede social o meme foi retirado a partir de um elemento não verbal da imagem. Por meio do aspecto visual dos botões de reação e de compartilhamento, os alunos imediatamente perceberão que o meme foi retirado do Facebook.
- Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta o texto do meme.
- Em seguida, peça a um integrante da segunda equipe que leia o fragmento da matéria destacada na cor amarela. Explique que a matéria foi feita por Miguel Martins, para a Carta Capital, sobre o discurso de ódio propagado por autoridades e políticos.
- Proponha para os integrantes de ambas as equipes a resolução da pergunta na parte superior do slide: “Se o discurso de ódio pode ser entendido como uma desmedida antipatia a algo ou alguém, este meme (lado esquerdo) contém discurso de ódio? Por quê?”.
- Caso ninguém identifique o discurso de ódio, releia a matéria destacada de amarelo e, logo em seguida, releia de modo enfático a postagem do meme que diz “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA”, para que a turma vincule os números do placar da postagem do facebook com os números de mortos (decorrentes de uma rebelião no presídio) apresentados pelo jornalista, na matéria da Carta Capital. A partir do fragmento da matéria de Miguel Martins, os alunos perceberão que o “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA” trata-se do número de mortos nos presídios, decorrentes de uma violenta rebelião. Leia previamente a matéria de Miguel Martins, disponível em Materiais Complementares, para compreender esse evento em sua totalidade.
Materiais complementares:
MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha, oralmente, à segunda equipe que indique onde estão, na imagem do meme projetado, os botões de reação ou de compartilhamento da postagem do Facebook.
- Peça para um integrante da segunda equipe ler em voz alta os números de reações e compartilhamentos da postagem do Facebook. Os(as) alunos(as) dirão que 23 mil pessoas ou curtiram (emoji de “legal”) ou acharam engraçado (emoji gargalhando) ou amaram (emoji de coração) a postagem com discurso de ódio; havendo ainda 6.592 compartilhamentos (conforme números abaixo do botão de reação).
- Por fim, solicite a colaboração de ambas as equipes para justificar a pergunta na parte superior do slide: “De que forma os botões de reação e de compartilhamento podem indicar que o meme com discurso de ódio foi amplamente divulgado pela internet?”. Espera-se que os alunos justifiquem que quanto maior for o número de reações e de compartilhamento de uma postagem nas redes sociais, mais ampla será a divulgação de um tipo de discurso de ódio, isto é, de desrespeito ou descriminalização contra um determinado grupo de pessoas. No caso do meme estudado, os presidiários é que são o alvo e principal vítima de um discurso de ódio amplamente compartilhado.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide com as seguintes perguntas (ou as escreva no quadro).
Equipe 1:
O que podemos entender como discurso de ódio?
Equipe 2:
Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?
- Disponibilize 5 minutos da aula para que cada equipe formule um breve texto escrito em seus cadernos.
- Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “O que podemos entender como discurso de ódio?”. Espera-se que os alunos concluam que o discurso de ódio é uma forma de expressão que não respeita os direitos do cidadão. Como exemplo, além do caso dos presidiários, podem ser citadas postagens ou memes xenofóbicos ou que ferem os direitos dos negros, índios, LGBTs e demais posicionamentos que menosprezam os direitos humanos.
- Solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?”. Espera-se que os alunos concluam que interagir com os botões de reação e de compartilhamento não apenas são demonstrações não verbais do que pensamos, como também permite a propagação em massa do conteúdo desses textos que habitam a grande rede. De tal maneira, ao passo que interagimos com memes impregnados de discurso de ódio, colaboramos com a perpetuação desses produtos sociais degenerativos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente. Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme. Leia os textos de referência para compreender totalmente a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme, de modo a facilitar a explicação sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.
Introdução
Compartilhe com os alunos o slide com as definições 1 (referente à palavra “ódio”) e 2 (referente à palavra “liberdade”), retiradas do dicionário Houaiss (veja no plano original). Peça à turma a formação de dois grupos para que ambos participem de forma colaborativa, estimulando a discussão entre posicionamentos distintos a partir da atividade que será proposta. Você pode distingui-los em números pares e ímpares. Solicite oralmente a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta para a turma a definição 1 (adapte essa questão a um áudio pelo WhatsApp). Proponha oralmente a outro integrante da primeira equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO ou PREGUIÇA) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta. Agora, solicite oralmente a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta para a turma a definição 2 (também por gravação de áudio). Por fim, proponha a outro integrante da segunda equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (TRISTEZA, DISCURSO DE ÓDIO ou LIBERDADE DE EXPRESSÃO) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma o slide com o meme que demonstra um tipo de discurso de ódio contra os presidiários, visto que esse grupo social sofre discriminação devido a sua posição social desfavorecida, até mesmo de políticos e autoridades, que deveriam respeitar os direitos humanos. Explique oralmente que não só as palavras, mas as imagens também podem ser lidas e transmitir significados. Assim, peça para a turma identificar de que rede social o meme foi retirado a partir de um elemento não verbal (imagem). Por meio do aspecto visual dos botões de reação e de compartilhamento, os alunos imediatamente perceberão que o meme foi retirado do Facebook. Solicite aos alunos que leiam o texto do meme. Em seguida, peça que leiam o fragmento da matéria destacada na cor amarela. Explique que a matéria foi feita por Miguel Martins, para a Carta Capital, sobre o discurso de ódio propagado por autoridades e políticos. Proponha aos integrantes de ambas as equipes a resolução da questão na parte superior do slide: “Se o discurso de ódio pode ser entendido como uma desmedida antipatia a algo ou alguém, este meme (lado esquerdo) contém discurso de ódio? Por quê?” (veja no plano original). Peça que socializem suas respostas por meio de mensagens no WhatsApp. Leia previamente a matéria de Miguel Martins, disponível aqui, para compreender esse evento em sua totalidade. Proponha oralmente à segunda equipe que indique onde estão, na imagem do meme projetado, os botões de reação ou de compartilhamento da postagem do Facebook. Peça para um integrante da segunda equipe ler em voz alta os números de reações e compartilhamentos da postagem do Facebook. Os alunos dirão que 23 mil pessoas curtiram (emoji de “legal”) ou acharam engraçado (emoji gargalhando) ou amaram (emoji de coração) a postagem com discurso de ódio, havendo ainda 6.592 compartilhamentos (conforme números abaixo do botão de reação). Por fim, solicite a colaboração de ambas as equipes para justificar a pergunta na parte superior do slide: “De que forma os botões de reação e de compartilhamento podem indicar que o meme com discurso de ódio foi amplamente divulgado pela internet?”. Para esta atividade, você pode acordar com os alunos um horário da sua aula para que possam agir de forma síncrona, ou seja, poder questionar e obter as respostas no ato.
Fechamento
Compartilhe com a turma o slide com as seguintes perguntas: Equipe 1 – O que podemos entender como discurso de ódio?; Equipe 2 – Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais? Disponibilize 20 minutos da aula para que cada equipe formule um breve texto escrito em seus caderno (para isso, peça que troquem possibilidades de respostas por mensagem, no WhatsApp. Sugira que, ao término do tempo, um integrante de cada equipe socialize suas respostas. Outra sugestão para abordar a temática dessa aula é por meio do Google Meet ou plataforma similar (veja em Recursos Opcionais).
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conversar com os alunos sobre discursos de ódio: o que são? De que formas se apresentam?