14123
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados e para acesso às redes sociais. Smartphones ou tablet dos(as) próprios(as) alunos(as) com acesso à internet, se possível. Formato 2: Não havendo material de informática, ele pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os(as) alunos(as). Acesse o arquivo para impressão clicando aqui.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer a diferença entre informação e opinião. Dificuldade em distinguir um discurso de ódio (enraizado na sociedade) do posicionamento crítico. Incompreensão quanto aos limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.

Referências sobre o assunto:

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente.
  • Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme.
  • Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme. De modo que facilite a compreensão sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o slide com as definições 1 (referente à palavra “ódio”) e 2 (referente à palavra “liberdade”), retiradas do dicionário Houaiss.
  • Peça à turma a formação de dois grupos, para que ambos participem de forma colaborativa, estimulando a discussão entre posicionamentos distintos, a partir da atividade que será proposta.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 1.
  • Proponha, oralmente, a outro integrante da primeira equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO ou PREGUIÇA) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.
  • Agora, solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 2.
  • Por fim, proponha, oralmente, a outro integrante da segunda equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (TRISTEZA, DISCURSO DE ÓDIO ou LIBERDADE DE EXPRESSÃO) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o slide com o meme que demonstra um tipo de discurso de ódio contra os presidiários, visto que esse grupo social sofre discriminação devido a sua posição social desfavorecida, até mesmo de políticos e autoridades, que deveriam respeitar os direitos humanos.
  • Explique, oralmente, que não só as palavras, mas que as imagens também podem ser lidas e transmitir significados. Assim, peça para a turma identificar de que rede social o meme foi retirado a partir de um elemento não verbal da imagem. Por meio do aspecto visual dos botões de reação e de compartilhamento, os alunos imediatamente perceberão que o meme foi retirado do Facebook.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta o texto do meme.
  • Em seguida, peça a um integrante da segunda equipe que leia o fragmento da matéria destacada na cor amarela. Explique que a matéria foi feita por Miguel Martins, para a Carta Capital, sobre o discurso de ódio propagado por autoridades e políticos.
  • Proponha para os integrantes de ambas as equipes a resolução da pergunta na parte superior do slide: “Se o discurso de ódio pode ser entendido como uma desmedida antipatia a algo ou alguém, este meme (lado esquerdo) contém discurso de ódio? Por quê?”.
  • Caso ninguém identifique o discurso de ódio, releia a matéria destacada de amarelo e, logo em seguida, releia de modo enfático a postagem do meme que diz “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA”, para que a turma vincule os números do placar da postagem do facebook com os números de mortos (decorrentes de uma rebelião no presídio) apresentados pelo jornalista, na matéria da Carta Capital. A partir do fragmento da matéria de Miguel Martins, os alunos perceberão que o “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA” trata-se do número de mortos nos presídios, decorrentes de uma violenta rebelião. Leia previamente a matéria de Miguel Martins, disponível em Materiais Complementares, para compreender esse evento em sua totalidade.

Materiais complementares:

MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha, oralmente, à segunda equipe que indique onde estão, na imagem do meme projetado, os botões de reação ou de compartilhamento da postagem do Facebook.
  • Peça para um integrante da segunda equipe ler em voz alta os números de reações e compartilhamentos da postagem do Facebook. Os(as) alunos(as) dirão que 23 mil pessoas ou curtiram (emoji de “legal”) ou acharam engraçado (emoji gargalhando) ou amaram (emoji de coração) a postagem com discurso de ódio; havendo ainda 6.592 compartilhamentos (conforme números abaixo do botão de reação).
  • Por fim, solicite a colaboração de ambas as equipes para justificar a pergunta na parte superior do slide: “De que forma os botões de reação e de compartilhamento podem indicar que o meme com discurso de ódio foi amplamente divulgado pela internet?”. Espera-se que os alunos justifiquem que quanto maior for o número de reações e de compartilhamento de uma postagem nas redes sociais, mais ampla será a divulgação de um tipo de discurso de ódio, isto é, de desrespeito ou descriminalização contra um determinado grupo de pessoas. No caso do meme estudado, os presidiários é que são o alvo e principal vítima de um discurso de ódio amplamente compartilhado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com as seguintes perguntas (ou as escreva no quadro).

Equipe 1:

O que podemos entender como discurso de ódio?

Equipe 2:

Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?

  • Disponibilize 5 minutos da aula para que cada equipe formule um breve texto escrito em seus cadernos.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “O que podemos entender como discurso de ódio?”. Espera-se que os alunos concluam que o discurso de ódio é uma forma de expressão que não respeita os direitos do cidadão. Como exemplo, além do caso dos presidiários, podem ser citadas postagens ou memes xenofóbicos ou que ferem os direitos dos negros, índios, LGBTs e demais posicionamentos que menosprezam os direitos humanos.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?”. Espera-se que os alunos concluam que interagir com os botões de reação e de compartilhamento não apenas são demonstrações não verbais do que pensamos, como também permite a propagação em massa do conteúdo desses textos que habitam a grande rede. De tal maneira, ao passo que interagimos com memes impregnados de discurso de ódio, colaboramos com a perpetuação desses produtos sociais degenerativos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados e para acesso às redes sociais. Smartphones ou tablet dos(as) próprios(as) alunos(as) com acesso à internet, se possível. Formato 2: Não havendo material de informática, ele pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os(as) alunos(as). Acesse o arquivo para impressão clicando aqui.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer a diferença entre informação e opinião. Dificuldade em distinguir um discurso de ódio (enraizado na sociedade) do posicionamento crítico. Incompreensão quanto aos limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.

Referências sobre o assunto:

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente.
  • Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme.
  • Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme. De modo que facilite a compreensão sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o slide com as definições 1 (referente à palavra “ódio”) e 2 (referente à palavra “liberdade”), retiradas do dicionário Houaiss.
  • Peça à turma a formação de dois grupos, para que ambos participem de forma colaborativa, estimulando a discussão entre posicionamentos distintos, a partir da atividade que será proposta.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 1.
  • Proponha, oralmente, a outro integrante da primeira equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO ou PREGUIÇA) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.
  • Agora, solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta para a turma a DEFINIÇÃO Nº 2.
  • Por fim, proponha, oralmente, a outro integrante da segunda equipe que aponte uma das palavras intituladas no texto (TRISTEZA, DISCURSO DE ÓDIO ou LIBERDADE DE EXPRESSÃO) que melhor se aplique à definição lida, seguida de uma breve explicação da resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o slide com o meme que demonstra um tipo de discurso de ódio contra os presidiários, visto que esse grupo social sofre discriminação devido a sua posição social desfavorecida, até mesmo de políticos e autoridades, que deveriam respeitar os direitos humanos.
  • Explique, oralmente, que não só as palavras, mas que as imagens também podem ser lidas e transmitir significados. Assim, peça para a turma identificar de que rede social o meme foi retirado a partir de um elemento não verbal da imagem. Por meio do aspecto visual dos botões de reação e de compartilhamento, os alunos imediatamente perceberão que o meme foi retirado do Facebook.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta o texto do meme.
  • Em seguida, peça a um integrante da segunda equipe que leia o fragmento da matéria destacada na cor amarela. Explique que a matéria foi feita por Miguel Martins, para a Carta Capital, sobre o discurso de ódio propagado por autoridades e políticos.
  • Proponha para os integrantes de ambas as equipes a resolução da pergunta na parte superior do slide: “Se o discurso de ódio pode ser entendido como uma desmedida antipatia a algo ou alguém, este meme (lado esquerdo) contém discurso de ódio? Por quê?”.
  • Caso ninguém identifique o discurso de ódio, releia a matéria destacada de amarelo e, logo em seguida, releia de modo enfático a postagem do meme que diz “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA”, para que a turma vincule os números do placar da postagem do facebook com os números de mortos (decorrentes de uma rebelião no presídio) apresentados pelo jornalista, na matéria da Carta Capital. A partir do fragmento da matéria de Miguel Martins, os alunos perceberão que o “PLACAR DOS PRESÍDIOS: MANAUS 56 X 30 RORAIMA” trata-se do número de mortos nos presídios, decorrentes de uma violenta rebelião. Leia previamente a matéria de Miguel Martins, disponível em Materiais Complementares, para compreender esse evento em sua totalidade.

Materiais complementares:

MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha, oralmente, à segunda equipe que indique onde estão, na imagem do meme projetado, os botões de reação ou de compartilhamento da postagem do Facebook.
  • Peça para um integrante da segunda equipe ler em voz alta os números de reações e compartilhamentos da postagem do Facebook. Os(as) alunos(as) dirão que 23 mil pessoas ou curtiram (emoji de “legal”) ou acharam engraçado (emoji gargalhando) ou amaram (emoji de coração) a postagem com discurso de ódio; havendo ainda 6.592 compartilhamentos (conforme números abaixo do botão de reação).
  • Por fim, solicite a colaboração de ambas as equipes para justificar a pergunta na parte superior do slide: “De que forma os botões de reação e de compartilhamento podem indicar que o meme com discurso de ódio foi amplamente divulgado pela internet?”. Espera-se que os alunos justifiquem que quanto maior for o número de reações e de compartilhamento de uma postagem nas redes sociais, mais ampla será a divulgação de um tipo de discurso de ódio, isto é, de desrespeito ou descriminalização contra um determinado grupo de pessoas. No caso do meme estudado, os presidiários é que são o alvo e principal vítima de um discurso de ódio amplamente compartilhado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com as seguintes perguntas (ou as escreva no quadro).

Equipe 1:

O que podemos entender como discurso de ódio?

Equipe 2:

Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?

  • Disponibilize 5 minutos da aula para que cada equipe formule um breve texto escrito em seus cadernos.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da primeira equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “O que podemos entender como discurso de ódio?”. Espera-se que os alunos concluam que o discurso de ódio é uma forma de expressão que não respeita os direitos do cidadão. Como exemplo, além do caso dos presidiários, podem ser citadas postagens ou memes xenofóbicos ou que ferem os direitos dos negros, índios, LGBTs e demais posicionamentos que menosprezam os direitos humanos.
  • Solicite, oralmente, a um integrante da segunda equipe que leia em voz alta a conclusão a respeito da pergunta: “Qual o perigo em curtir ou compartilhar memes com discurso de ódio nas redes sociais?”. Espera-se que os alunos concluam que interagir com os botões de reação e de compartilhamento não apenas são demonstrações não verbais do que pensamos, como também permite a propagação em massa do conteúdo desses textos que habitam a grande rede. De tal maneira, ao passo que interagimos com memes impregnados de discurso de ódio, colaboramos com a perpetuação desses produtos sociais degenerativos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano