14122
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Humor, crítica e ironia: o que é um meme?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Humor, crítica e ironia: o que é um meme?

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados. Formato 2: Não havendo material de informática, o computador pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Perguntas impressas em recortes de papel ofício. Material básico para atividade escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode demonstrar dificuldades em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais. Para tanto, contextualize aos alunos como, quando, em que situação ou momento social ou histórico e em quais meios de comunicação o gênero abordado foi circulado. Os(as) alunos(as) podem sentir dificuldade ou timidez em produzir conceitos de forma empírica sobre o gênero textual “meme”, estimule as produções textuais orais dos alunos, por menor que seja, com elogios, para que possam perder a timidez e adquirir confiança na formulação de conceitos, mesmo que de forma coloquial.

Referências sobre o assunto:

CARLOS Severino, cachorro querido entre universitários e vassourenses morre atropelado em Vassouras (RJ). Anda. Disponível em: < https://www.anda.jor.br/2016/02/carlos-severino-cachorro-querido-entre-universitarios-e-vassourenses-morre-atropelado-em-vassouras-rj/>. Acesso em 02 ago. 2018.

CATIORO e Gatíneo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/catioro-e-gatineo/>. Acesso em 02 ago. 2018.

KROOS relembra 7 a 1 em mensagem de Ano Novo, 'bomba' na web e pede mais humor. ESPN. Disponível em: <http://www.espn.com.br/noticia/658993_kroos-relembra-7-a-1-em-mensagem-de-ano-novo-bomba-na-web-e-pede-mais-humor>. Acesso em 02 ago. 2018.

SKODOWSKI, Thais. Brasileiros se vingam de piada com 7x1 feita por Kroos em 2016. R7 Esportes. Disponível em: <https://esportes.r7.com/copa-2018/brasileiros-se-vingam-de-piada-com-7x1-feita-por-kroos-em-2016-27062018>. Acesso em 02 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles gostam de memes, por que eles acreditam que esse gênero atrai tanto as pessoas, se já produziram algum meme ou se têm hábito de compartilhar memes nas redes sociais.
  • Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a relação entre o meme, a notícia e a imagem expostos, de modo que facilite a explanação desses gêneros textuais e da linguagem não verbal à turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente o meme do Catioro Reflexivo e aponte o inesperado do cachorro personalizado como ser humano, dentro do ônibus, pensativo. Leia o comentário ao lado direito para contextualizar essa publicação para a turma. Chame a atenção para o nome da página “Catioro Reflexivo” em relação à imagem do cachorro pensando, isto é, reflexivo dentro do ônibus.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha o slide com a notícia sobre o cachorro do meme citado.
  • Chame a atenção para a estrutura do título e subtítulo presente na notícia, bem como a presença de texto verbal bem maior que no meme do Catioro Reflexivo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem do cachorro isoladamente, ou seja, a foto ou ilustração que faz referência ao evento. Proponha à turma, oralmente e por meio da conversação espontânea, uma análise comparativa em torno desses três textos expostos. Durante o processo comparativo, faça os alunos perceberem a relação entre os textos, e como a fotografia e a notícia se tornaram comuns em nosso cotidiano. Para tanto, explique que a popularização da internet não apenas facilitou a propagação do meme como potencializou nossa percepção com situações banais do cotidiano.
  • Recomenda-se que conforme os(as) alunos(as) respondam por meio da conversação espontânea, solicite exemplos que justifiquem as respostas dadas, a partir dos textos expostos ou decorrentes do próprio conhecimento de mundo dos alunos. Não há necessidade de registro escrito das respostas, para que a turma realize inferências, respeitando a dinâmica da fala.
  • Faça os seguintes questionamentos, oralmente, a respeito dos itens expostos:

Qual dos exemplos expostos é:

a. A notícia?

b. O meme?

c. A imagem?

Espera-se que os alunos identifiquem que a primeira imagem corresponde a um meme da página “Catioro Reflexivo”. A segunda imagem que corresponde a uma notícia, já que possui título de chamada, subtítulo explicativo e o corpo do texto sobre o fato. Por fim, a última imagem, uma fotografia, do cachorro sentado no ônibus, pensativo.

  • Em seguida, questione oralmente aos alunos:

a. O que caracteriza cada texto como tal? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam que o meme possui imagem e texto tal qual a notícia, mas que o meme se utiliza de pouco texto e remete a uma situação engraçada, já a notícia relata um fato, empregando mais textos. A fotografia, por sua vez, é um texto não verbal.

  • Agora, pergunte aos alunos: a Quais dos textos expostos possuem humor/ironia? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam: no meme, já que o humor é próprio do gênero, e na fotografia, visto que o animal demonstra um comportamento humano: sentado dentro do ônibus, pensando.

  • Finalmente, questione à turma: a. O meme que está sendo abordado já é conhecido por vocês? Espera-se que a resposta seja, em sua maioria, afirmativa, visto que o meme é naturalmente viral, se propaga fácil pela internet. Caso seja afirmativa, questione aos que confirmaram conhecer o meme: a. Em que meio de comunicação ou rede social o meme do Catioro Reflexivo foi visualizado? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam que já viram nas redes sociais. Caso ninguém da turma demonstre conhecer o meme do Catioro Reflexivo, esclareça que o meme surgiu da página de Facebook, Catioro Reflexivo que, assim como demonstra o comportamento do cachorro no meme estudado e o próprio nome da página, demonstra comportamento humano, isto é, o animal é personificado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com o meme e pergunte aos alunos se eles sabem que é Toni Kroos e o que significam as bandeiras logo após da frase Feliz 20..!! Espera-se que os alunos identifiquem Toni Kroos como um jogador alemão, presente na copa do mundo no Brasil, quando a seleção alemã derrotou a seleção brasileira por 7 a 1. A bandeira do Brasil está associada ao 1 enquanto a bandeira da Alemanha associa-se ao 7. Assim, o jogador deseja Feliz 2017, associando a imagem ao respectivo placar do jogo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponibilize o slide com o meme para os alunos.
  • Divida a turma em 6 grupos, Imprima as perguntas disponível nos materiais complementares e forneça uma pergunta para cada grupo
  • Proponha às equipes, por meio da conversação oral, uma resposta a respeito das perguntas delegadas a cada grupo, para tanto, os integrantes devem seguir o próprio conhecimento de mundo, sem qualquer consulta facilitadora.

1 Quem publicou o meme originalmente? Quem republicou/respondeu o meme?

Espera-se que a turma identifique que o meme foi originalmente publicado pelo jogador Toni Kroos e republicado pela internauta Aline.

2 Quais elementos verbais e visuais são empregados?

É possível que os alunos percebam que é empregado tanto o texto verbal “Feliz [ícones de bandeira]18! ”, quanto não verbal: os ícones das bandeiras da Coreia do Sul e da Alemanha.
3 Qual ou quais significados o meme gera no processo de interpretação?

De que a internauta Aline ironiza com o placar do jogo Coreia do Sul e Alemanha, computado como 2 a 0, números correspondentes às bandeiras das seleções.
4 O meme se relaciona com qual ou quais eventos históricos ou sociais?

Com a Copa do Mundo de Futebol, organizado pela FIFA, de 2018, ocorrida na Rússia.
5 Qual o público-alvo do meme abordado?

A turma poderá citar os internautas como público-alvo, principalmente aqueles que acompanham o evento da Copa do Mundo de 2018.
6 Em quais meios de comunicação o meme estudado pode ser encontrado?

Espera-se que os alunos digam que o meme é encontrado na internet, especialmente nas redes sociais, como Facebook, Twitter e WhatsApp. No caso do meme estudado, o meme foi publicado no Twitter.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide comparativo entre os memes.
  • Observe que o meme com a resposta da internauta Aline possui a mesma construção visual originalmente feita por Toni Kroos.
  • Pergunte por que a internauta fez questão de manter a mesma construção visual apresentada pelo jogador. Espera-se que os alunos percebam que a manutenção da construção visual reforça a ideia de resposta irônica que a internauta pretendeu dar ao jogador.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos nos grupos de trabalho do exercício anterior.
  • Projete o slide e solicite, por meio da conversação espontânea, a cada um dos 6 grupos, uma palavra-chave e uma breve explicação oral que possa definir os tópicos expostos.
  • O objetivo desta atividade é que os alunos reconheçam a estrutura básica do gênero meme.

Possibilidades de resposta. Espera-se que eles identifiquem as seguintes palavras-chave em torno dos tópicos:

Grupo 1: Meio de propagação: internet; redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc)

Grupo 2: Público-alvo: internautas; jovens;

Grupo 3: Autoria: sem autoria definida;

Grupo 4: Exemplo: Canarinho Pistola; Gato Entrevistado; Memes históricos; (Obs.: podem surgir muitas opções que estão na moda no momento da aula)

Grupo 5: Característica inconfundível: engraçado; irônico; viral;

Grupo 6: Figura de linguagem: ironia e personificação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados. Formato 2: Não havendo material de informática, o computador pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Perguntas impressas em recortes de papel ofício. Material básico para atividade escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode demonstrar dificuldades em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais. Para tanto, contextualize aos alunos como, quando, em que situação ou momento social ou histórico e em quais meios de comunicação o gênero abordado foi circulado. Os(as) alunos(as) podem sentir dificuldade ou timidez em produzir conceitos de forma empírica sobre o gênero textual “meme”, estimule as produções textuais orais dos alunos, por menor que seja, com elogios, para que possam perder a timidez e adquirir confiança na formulação de conceitos, mesmo que de forma coloquial.

Referências sobre o assunto:

CARLOS Severino, cachorro querido entre universitários e vassourenses morre atropelado em Vassouras (RJ). Anda. Disponível em: < https://www.anda.jor.br/2016/02/carlos-severino-cachorro-querido-entre-universitarios-e-vassourenses-morre-atropelado-em-vassouras-rj/>. Acesso em 02 ago. 2018.

CATIORO e Gatíneo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/catioro-e-gatineo/>. Acesso em 02 ago. 2018.

KROOS relembra 7 a 1 em mensagem de Ano Novo, 'bomba' na web e pede mais humor. ESPN. Disponível em: <http://www.espn.com.br/noticia/658993_kroos-relembra-7-a-1-em-mensagem-de-ano-novo-bomba-na-web-e-pede-mais-humor>. Acesso em 02 ago. 2018.

SKODOWSKI, Thais. Brasileiros se vingam de piada com 7x1 feita por Kroos em 2016. R7 Esportes. Disponível em: <https://esportes.r7.com/copa-2018/brasileiros-se-vingam-de-piada-com-7x1-feita-por-kroos-em-2016-27062018>. Acesso em 02 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles gostam de memes, por que eles acreditam que esse gênero atrai tanto as pessoas, se já produziram algum meme ou se têm hábito de compartilhar memes nas redes sociais.
  • Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a relação entre o meme, a notícia e a imagem expostos, de modo que facilite a explanação desses gêneros textuais e da linguagem não verbal à turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente o meme do Catioro Reflexivo e aponte o inesperado do cachorro personalizado como ser humano, dentro do ônibus, pensativo. Leia o comentário ao lado direito para contextualizar essa publicação para a turma. Chame a atenção para o nome da página “Catioro Reflexivo” em relação à imagem do cachorro pensando, isto é, reflexivo dentro do ônibus.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha o slide com a notícia sobre o cachorro do meme citado.
  • Chame a atenção para a estrutura do título e subtítulo presente na notícia, bem como a presença de texto verbal bem maior que no meme do Catioro Reflexivo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem do cachorro isoladamente, ou seja, a foto ou ilustração que faz referência ao evento. Proponha à turma, oralmente e por meio da conversação espontânea, uma análise comparativa em torno desses três textos expostos. Durante o processo comparativo, faça os alunos perceberem a relação entre os textos, e como a fotografia e a notícia se tornaram comuns em nosso cotidiano. Para tanto, explique que a popularização da internet não apenas facilitou a propagação do meme como potencializou nossa percepção com situações banais do cotidiano.
  • Recomenda-se que conforme os(as) alunos(as) respondam por meio da conversação espontânea, solicite exemplos que justifiquem as respostas dadas, a partir dos textos expostos ou decorrentes do próprio conhecimento de mundo dos alunos. Não há necessidade de registro escrito das respostas, para que a turma realize inferências, respeitando a dinâmica da fala.
  • Faça os seguintes questionamentos, oralmente, a respeito dos itens expostos:

Qual dos exemplos expostos é:

a. A notícia?

b. O meme?

c. A imagem?

Espera-se que os alunos identifiquem que a primeira imagem corresponde a um meme da página “Catioro Reflexivo”. A segunda imagem que corresponde a uma notícia, já que possui título de chamada, subtítulo explicativo e o corpo do texto sobre o fato. Por fim, a última imagem, uma fotografia, do cachorro sentado no ônibus, pensativo.

  • Em seguida, questione oralmente aos alunos:

a. O que caracteriza cada texto como tal? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam que o meme possui imagem e texto tal qual a notícia, mas que o meme se utiliza de pouco texto e remete a uma situação engraçada, já a notícia relata um fato, empregando mais textos. A fotografia, por sua vez, é um texto não verbal.

  • Agora, pergunte aos alunos: a Quais dos textos expostos possuem humor/ironia? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam: no meme, já que o humor é próprio do gênero, e na fotografia, visto que o animal demonstra um comportamento humano: sentado dentro do ônibus, pensando.

  • Finalmente, questione à turma: a. O meme que está sendo abordado já é conhecido por vocês? Espera-se que a resposta seja, em sua maioria, afirmativa, visto que o meme é naturalmente viral, se propaga fácil pela internet. Caso seja afirmativa, questione aos que confirmaram conhecer o meme: a. Em que meio de comunicação ou rede social o meme do Catioro Reflexivo foi visualizado? Espera-se que os(as) alunos(as) respondam que já viram nas redes sociais. Caso ninguém da turma demonstre conhecer o meme do Catioro Reflexivo, esclareça que o meme surgiu da página de Facebook, Catioro Reflexivo que, assim como demonstra o comportamento do cachorro no meme estudado e o próprio nome da página, demonstra comportamento humano, isto é, o animal é personificado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com o meme e pergunte aos alunos se eles sabem que é Toni Kroos e o que significam as bandeiras logo após da frase Feliz 20..!! Espera-se que os alunos identifiquem Toni Kroos como um jogador alemão, presente na copa do mundo no Brasil, quando a seleção alemã derrotou a seleção brasileira por 7 a 1. A bandeira do Brasil está associada ao 1 enquanto a bandeira da Alemanha associa-se ao 7. Assim, o jogador deseja Feliz 2017, associando a imagem ao respectivo placar do jogo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponibilize o slide com o meme para os alunos.
  • Divida a turma em 6 grupos, Imprima as perguntas disponível nos materiais complementares e forneça uma pergunta para cada grupo
  • Proponha às equipes, por meio da conversação oral, uma resposta a respeito das perguntas delegadas a cada grupo, para tanto, os integrantes devem seguir o próprio conhecimento de mundo, sem qualquer consulta facilitadora.

1 Quem publicou o meme originalmente? Quem republicou/respondeu o meme?

Espera-se que a turma identifique que o meme foi originalmente publicado pelo jogador Toni Kroos e republicado pela internauta Aline.

2 Quais elementos verbais e visuais são empregados?

É possível que os alunos percebam que é empregado tanto o texto verbal “Feliz [ícones de bandeira]18! ”, quanto não verbal: os ícones das bandeiras da Coreia do Sul e da Alemanha.
3 Qual ou quais significados o meme gera no processo de interpretação?

De que a internauta Aline ironiza com o placar do jogo Coreia do Sul e Alemanha, computado como 2 a 0, números correspondentes às bandeiras das seleções.
4 O meme se relaciona com qual ou quais eventos históricos ou sociais?

Com a Copa do Mundo de Futebol, organizado pela FIFA, de 2018, ocorrida na Rússia.
5 Qual o público-alvo do meme abordado?

A turma poderá citar os internautas como público-alvo, principalmente aqueles que acompanham o evento da Copa do Mundo de 2018.
6 Em quais meios de comunicação o meme estudado pode ser encontrado?

Espera-se que os alunos digam que o meme é encontrado na internet, especialmente nas redes sociais, como Facebook, Twitter e WhatsApp. No caso do meme estudado, o meme foi publicado no Twitter.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide comparativo entre os memes.
  • Observe que o meme com a resposta da internauta Aline possui a mesma construção visual originalmente feita por Toni Kroos.
  • Pergunte por que a internauta fez questão de manter a mesma construção visual apresentada pelo jogador. Espera-se que os alunos percebam que a manutenção da construção visual reforça a ideia de resposta irônica que a internauta pretendeu dar ao jogador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos nos grupos de trabalho do exercício anterior.
  • Projete o slide e solicite, por meio da conversação espontânea, a cada um dos 6 grupos, uma palavra-chave e uma breve explicação oral que possa definir os tópicos expostos.
  • O objetivo desta atividade é que os alunos reconheçam a estrutura básica do gênero meme.

Possibilidades de resposta. Espera-se que eles identifiquem as seguintes palavras-chave em torno dos tópicos:

Grupo 1: Meio de propagação: internet; redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc)

Grupo 2: Público-alvo: internautas; jovens;

Grupo 3: Autoria: sem autoria definida;

Grupo 4: Exemplo: Canarinho Pistola; Gato Entrevistado; Memes históricos; (Obs.: podem surgir muitas opções que estão na moda no momento da aula)

Grupo 5: Característica inconfundível: engraçado; irônico; viral;

Grupo 6: Figura de linguagem: ironia e personificação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano