Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópia impressa ou projeção de uma reportagem. Notebook, projetor multimídia e tela. Cópia impressa para cada aluno do quadro de atividades que será aplicado no desenvolvimento da aula.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos possuam dificuldades em diferenciar a voz do autor e as vozes secundárias que aparecem na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras:2011
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para que os alunos saibam que irão trabalhar com os efeitos de sentido no gênero reportagem. Pergunte o que eles entendem por efeito de sentido. Após as respostas dos alunos informe-os que o sentido de um texto se constitui a partir do uso da língua pelos interlocutores,frente às condições sociais de produção.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1- Informe aos alunos que nesta aula trataremos de um assunto atual e que faz parte do cotidiano dos adolescentes: o crescimento de sites como o Youtube e como isso tem alterado o comportamento das novas gerações que por vezes preferem assistir a vídeos pelo Youtube do que à televisão.
2 - Peça aos alunos que formem duplas para realizar esta atividade. Explique que você exibirá um vídeo sobre os youtubers que fazem fortuna na internet (disponível aqui ) e que um aluno deverá focar sua atenção no texto verbal (assunto, exemplos, argumentos, comentários) e que o outro deverá ficar atento às imagens, pausas, aos cenários, efeitos musicais e à entonação.
3- Distribua o material disponível em materiais complementares e informe que a reportagem cita quatro casos de sucesso e que o exercício deverá ser feito com todos eles. Você pode editar o exercício e aumentar o número de linhas em cada tabela, caso julgue necessário.
4- Peça aos alunos que escolham um caso de sucesso e analisem como a associação entre os recursos verbais e não verbais ajudam a atiçar a curiosidade do expectador para descobrir o segredo de fazer fortuna na rede. Espera-se que os alunos percebam que, em todos os casos de sucesso, os efeitos visuais e sonoros relacionam a ideia de riqueza à felicidade e à juventude, levando o expectador a desejar pertencer ao time dos afortunados. Ressalta-se, contudo, que a forma de ganhar dinheiro não é dita explicitamente, ou seja, os entrevistados não revelam como fizeram para se tornarem milionários e apenas dão informações genéricas como “comente sobre o que é do seu interesse”, “acho que a grande sacada foi” ou “tem como ganhar dinheiro, mas tem que saber como fazer”. Ou seja, fica implícito que toda a fortuna advinda do sucesso se relaciona à competência atrelada ao saber aproveitar a oportunidade e também a uma boa dose de sorte.
Materiais complementares:
Para ter acesso ao material para impressão, clique aqui.
Caso julgue necessário, acesse as respostas esperadas aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima uma cópia da reportagem sugerida para cada aluno. Você poderá encontrar a reportagem completa no seguinte link <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/13/tecnologia/15025ml78288_835104.ht> acesso em 10-08-2018.
- Peça a eles que leiam, oralmente e coletivamente, a reportagem. Por ser tratar de um texto longo, cada aluno poderá ler, em voz alta, um parágrafo e passar a vez ao próximo.
- Escreva no quadro ou entregue as perguntas impressas para os alunos. As perguntas devem ser respondidas no caderno. Para acesso ao modelo com as questões para impressão clique aqui.
- Na reportagem apresentada em vídeo, além da voz dos apresentadores do telejornal,quais outras vozes aparecem? Espera-se que os alunos percebam que aparecem a voz do repórter, dos Youtubers convidados e de alguns fãs.
b) Embora ambas as reportagens sejam sobre Youtubers, cada uma delas possui um foco diferente. Qual é o foco da reportagem em vídeo? E o da impressa? Espera-se que os alunos percebam que a reportagem em vídeo foca na vida financeira dos Youtubers enquanto a reportagem impressa foca na mudança de comportamento dos jovens na atualidade e como os Youtubers contribuem para essa mudança.
c) A reportagem começa relatando a história de Mateus, um menino de 13 anos que passa mais de 7 horas em frente a um Galpão esperando para tirar uma foto com seu ídolo do Youtube. Qual a importância da voz de Mateus nessa reportagem? Que parcela da população, de acordo com a reportagem, ele representa? A voz de Mateus corrobora o argumento do texto ao afirmar que só assiste à “TV normal” em caso de jogo de futebol. Assim, Mateus representa a parcela de jovens que preferem correr atrás de youtubers.
d) Para dizer que houve uma mudança comportamental nas novas gerações brasileiras a repórter usa uma fala de Fernanda Cerávolo, diretora do YouTube no Brasil. Por qual motivo a repórter utilizou justamente essa fonte para corroborar com sua fala? Trata-se de um argumento de autoridade, uma vez que a diretora do YouTube no Brasil possui dados e informações suficientes que justificam a veracidade da sua fala.
Desenvolvimento
Orientações:
1- O quadro desta questão deverá ser impresso. Cada aluno deverá receber uma cópia e tentar preenchê-lo individualmente. Se necessário, reitere as orientações já dadas no enunciado. Para acesso ao modelo de quadro pronto para impressão, clique aqui.
2- Para acessar uma possível resposta para a atividade, clique aqui.
3- Finalize essa etapa corrigindo, coletivamente, as questões propostas com os alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projeto o slide e leia a orientação para os alunos.
- Dê um tempo para que eles pensem na síntese que devem elaborar. Você pode permitir que eles rascunhem rapidamente o esboço do que será dito.
- Espera-se que os alunos respondam que as citações da fala dos especialistas servem para esclarecimento, sustentação, rejeição ou ilustração do assunto. Ela pode ser direta, reproduzindo exatamente o que foi dito ou indireta, de forma que o repórter faz uma paráfrase do que foi dito.
- Ouça algumas sínteses feitas e aproveite os minutos finais dessa aula para reiterar a importância da utilização de discursos de terceiros, como especialistas no assunto, para reforçar, refutar ou enfatizar a temática abordada na reportagem.