Atividade para impressão - Vídeo: Os youtubers que fazem sucesso na internet
Plano de Aula
Plano de aula: Os efeitos de sentido da reportagem
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópia impressa ou projeção de uma reportagem. Notebook, projetor multimídia e tela. Cópia impressa para cada aluno do quadro de atividades que será aplicado no desenvolvimento da aula.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos possuam dificuldades em diferenciar a voz do autor e as vozes secundárias que aparecem na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras:2011
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para que os alunos saibam que irão trabalhar com os efeitos de sentido no gênero reportagem. Pergunte o que eles entendem por efeito de sentido. Após as respostas dos alunos informe-os que o sentido de um texto se constitui a partir do uso da língua pelos interlocutores,frente às condições sociais de produção.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1- Informe aos alunos que nesta aula trataremos de um assunto atual e que faz parte do cotidiano dos adolescentes: o crescimento de sites como o Youtube e como isso tem alterado o comportamento das novas gerações que por vezes preferem assistir a vídeos pelo Youtube do que à televisão.
2 - Peça aos alunos que formem duplas para realizar esta atividade. Explique que você exibirá um vídeo sobre os youtubers que fazem fortuna na internet (disponível aqui ) e que um aluno deverá focar sua atenção no texto verbal (assunto, exemplos, argumentos, comentários) e que o outro deverá ficar atento às imagens, pausas, aos cenários, efeitos musicais e à entonação.
3- Distribua o material disponível em materiais complementares e informe que a reportagem cita quatro casos de sucesso e que o exercício deverá ser feito com todos eles. Você pode editar o exercício e aumentar o número de linhas em cada tabela, caso julgue necessário.
4- Peça aos alunos que escolham um caso de sucesso e analisem como a associação entre os recursos verbais e não verbais ajudam a atiçar a curiosidade do expectador para descobrir o segredo de fazer fortuna na rede. Espera-se que os alunos percebam que, em todos os casos de sucesso, os efeitos visuais e sonoros relacionam a ideia de riqueza à felicidade e à juventude, levando o expectador a desejar pertencer ao time dos afortunados. Ressalta-se, contudo, que a forma de ganhar dinheiro não é dita explicitamente, ou seja, os entrevistados não revelam como fizeram para se tornarem milionários e apenas dão informações genéricas como “comente sobre o que é do seu interesse”, “acho que a grande sacada foi” ou “tem como ganhar dinheiro, mas tem que saber como fazer”. Ou seja, fica implícito que toda a fortuna advinda do sucesso se relaciona à competência atrelada ao saber aproveitar a oportunidade e também a uma boa dose de sorte.
Materiais complementares:
Para ter acesso ao material para impressão, clique aqui.
Caso julgue necessário, acesse as respostas esperadas aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima uma cópia da reportagem sugerida para cada aluno. Você poderá encontrar a reportagem completa no seguinte link <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/13/tecnologia/15025ml78288_835104.ht> acesso em 10-08-2018.
- Peça a eles que leiam, oralmente e coletivamente, a reportagem. Por ser tratar de um texto longo, cada aluno poderá ler, em voz alta, um parágrafo e passar a vez ao próximo.
- Escreva no quadro ou entregue as perguntas impressas para os alunos. As perguntas devem ser respondidas no caderno. Para acesso ao modelo com as questões para impressão clique aqui.
- Na reportagem apresentada em vídeo, além da voz dos apresentadores do telejornal,quais outras vozes aparecem? Espera-se que os alunos percebam que aparecem a voz do repórter, dos Youtubers convidados e de alguns fãs.
b) Embora ambas as reportagens sejam sobre Youtubers, cada uma delas possui um foco diferente. Qual é o foco da reportagem em vídeo? E o da impressa? Espera-se que os alunos percebam que a reportagem em vídeo foca na vida financeira dos Youtubers enquanto a reportagem impressa foca na mudança de comportamento dos jovens na atualidade e como os Youtubers contribuem para essa mudança.
c) A reportagem começa relatando a história de Mateus, um menino de 13 anos que passa mais de 7 horas em frente a um Galpão esperando para tirar uma foto com seu ídolo do Youtube. Qual a importância da voz de Mateus nessa reportagem? Que parcela da população, de acordo com a reportagem, ele representa? A voz de Mateus corrobora o argumento do texto ao afirmar que só assiste à “TV normal” em caso de jogo de futebol. Assim, Mateus representa a parcela de jovens que preferem correr atrás de youtubers.
d) Para dizer que houve uma mudança comportamental nas novas gerações brasileiras a repórter usa uma fala de Fernanda Cerávolo, diretora do YouTube no Brasil. Por qual motivo a repórter utilizou justamente essa fonte para corroborar com sua fala? Trata-se de um argumento de autoridade, uma vez que a diretora do YouTube no Brasil possui dados e informações suficientes que justificam a veracidade da sua fala.
Desenvolvimento
Orientações:
1- O quadro desta questão deverá ser impresso. Cada aluno deverá receber uma cópia e tentar preenchê-lo individualmente. Se necessário, reitere as orientações já dadas no enunciado. Para acesso ao modelo de quadro pronto para impressão, clique aqui.
2- Para acessar uma possível resposta para a atividade, clique aqui.
3- Finalize essa etapa corrigindo, coletivamente, as questões propostas com os alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projeto o slide e leia a orientação para os alunos.
- Dê um tempo para que eles pensem na síntese que devem elaborar. Você pode permitir que eles rascunhem rapidamente o esboço do que será dito.
- Espera-se que os alunos respondam que as citações da fala dos especialistas servem para esclarecimento, sustentação, rejeição ou ilustração do assunto. Ela pode ser direta, reproduzindo exatamente o que foi dito ou indireta, de forma que o repórter faz uma paráfrase do que foi dito.
- Ouça algumas sínteses feitas e aproveite os minutos finais dessa aula para reiterar a importância da utilização de discursos de terceiros, como especialistas no assunto, para reforçar, refutar ou enfatizar a temática abordada na reportagem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Sorteador Online (disponível aqui).
Tema
Apresente, pelo WhatsApp, o tema da aula para os alunos: os efeitos de sentido no gênero reportagem. Pergunte o que eles entendem por efeito de sentido. Após as respostas dos alunos, informe-os que o sentido de um texto se constitui a partir do uso da língua pelos interlocutores frente às condições sociais de produção.
Introdução
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que nesta aula trataremos de um assunto atual e que faz parte do cotidiano dos adolescentes: o crescimento de sites como o YouTube e como isso tem alterado o comportamento das novas gerações que por vezes preferem assistir a vídeos online do que à televisão. Peça aos alunos que formem duplas para realizar esta atividade. Encaminhe-lhes um vídeo sobre os youtubers que fazem fortuna na internet (disponível aqui). Peça que se foquem, primeiramente, no texto verbal (assunto, exemplos, argumentos e comentários) e que, em seguida, fiquem atentos às imagens, pausas, cenários, efeitos musicais e entonação. Encaminhe-lhes também o material disponível aqui e informe que a reportagem cita quatro casos de sucesso e que o exercício deverá ser feito com todos eles. Peça aos alunos que escolham um caso de sucesso e analisem como a associação entre os recursos verbais e não verbais ajuda a atiçar a curiosidade do expectador para descobrir o segredo para fazer fortuna na rede. Caso julgue necessário, acesse as respostas esperadas, disponíveis aqui.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma uma cópia da reportagem sugerida, disponível aqui, e peça que leiam. Encaminhe também à turma alguns questionamentos. As perguntas devem ser respondidas no caderno. O modelo com as questões está disponível aqui. Uma possível resposta para a atividade está disponível aqui. Em outro momento, compartilhe com a turma um quadro com informações faltantes para que o completem. Se necessário, reitere as orientações já dadas no enunciado. O modelo de quadro pronto para impressão está disponível aqui. Finalize essa etapa corrigindo, coletivamente, as questões propostas aos alunos. Para isso, utilize uma ferramenta de sorteio como o Sorteador Online (veja em Recursos Opcionais).
Fechamento
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa (veja no plano original). Dê um tempo para que eles pensem na síntese que devem elaborar. Auxilie-os com ideias, pedindo que gravem um áudio com suas respostas, que pode ser feito pelo celular ou com alguma plataforma com gravação de vídeo, imagens etc. Você pode sugerir que eles rascunhem rapidamente o esboço do que será dito. Solicite que as sínteses sejam enviadas ao grupo da turma no WhatsApp. Ouça algumas sínteses feitas e aproveite os minutos finais desta aula para reiterar a importância da utilização de discursos de terceiros, como especialistas no assunto, para reforçar, refutar ou enfatizar a temática abordada na reportagem.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a ler a reportagem enviada aos alunos para que possam discutir juntos, construtivamente, sobre o assunto.