Atividade para impressão - Fechamento
Plano de Aula
Plano de aula: Reportagem: apresentando o gênero
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação jornalístico. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Impressão ou projeção da reportagem, giz/ caneta, quadro negro/branco, papel, caneta e lápis. Para projeção será necessário notebook, tela de projeção e datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos não tenham familiaridade com a reportagem e sintam alguma dificuldade em reconhecer suas características principais e diferenciá-la de uma notícia, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. Cap. 6. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19).
LEITE, Alda Fernanda Correa. Trabalhando a oralidade na sala de aula. 2001. Disponível em Acesso em: 01 de agosto de 2018.
Reportagem
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele, caso já o conheçam.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1 - Apresente o slide com as capas de revistas, dos jornais e sites aos alunos e faça os questionamentos abaixo para a turma. Deixe os alunos responderem livremente, mas oriente-os a respeitar os turnos de fala.
a) Você tem o hábito de ler jornais e revistas, sejam impressos ou online? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos falem sobre seus hábitos de leitura em geral.
b) Se você escolhesse ler uma matéria entre as apresentadas neste slide, qual você escolheria e por quê? Resposta pessoal. A resposta dos alunos pode variar conforme os interesses e o hábito de leitura de cada um.
c) A que público se destina cada um desses suportes textuais? A revista Nova Escola pode interessar a educadores em geral e pais com filhos em idade escolar. A revista Flash pode agradar aos que se interessam pela vida de celebridades e por programas televisivos. A revista Superinteressante pode interessar às pessoas que gostam de temas políticos e econômicos, temas históricos e/ou internacionais, assim como os jornais Folha de São Paulo e Estado de Minas. Os jornais, no entanto, apresentam seções de outras áreas como cultura, esporte, turismo, classificados, ciência, entre outros, abarcando um público diversificado. O jornal Estado de Minas, além de todos esses cadernos ainda traz matérias específicas do Estado de Minas Gerais, o que provavelmente interessam aos moradores da região. Os sites de notícias também atendem a um público diversificado já que apresentam as seções do jornal em meio eletrônico.
d) Quais dos assuntos apresentados provavelmente foram abordados com mais profundidade? O que levou você a chegar a essa conclusão? Os assuntos abordados nas revistas Nova Escola, Superinteressante e os temas sobre política nos jornais. Espera-se que os alunos percebam que a temática abordada possibilitou uma abordagem mais aprofundada do autor do texto uma vez que coube a ele consultar várias fontes para relatar todos os lados de uma mesma história.
2 - Informe aos alunos que em jornais e revistas circulam vários gêneros como notícias, reportagens, charges, anúncios, infográficos, cartas do leitor, entrevistas, resenhas, crônicas, editoriais e muitos outros. Nesta sequência, entretanto, priorizaremos o gênero reportagem, mas visitaremos outros gêneros no decorrer das aulas.
Referências das capas apresentadas no slide
Jornal Folha de São Paulo: https://br.pinterest.com/pin/441141725978260426/
Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/8949/edicao-279
Superinteressante: https://super.abril.com.br/superarquivo/380-a/
Flash: https://capasdeimprensa.blogs.sapo.pt/3683.html
Jornal Estado de Minas: https://www.em.com.br/app/noticia/capa-do-dia/2018/10/16/noticia-capa-do-dia,997475/confira-a-capa-do-jornal-estado-de-minas-do-dia-16-10-2018.shtml
Sites de notícias: https://top10mais.org/sites-de-noticias/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Anuncie aos alunos que eles lerão uma reportagem sobre obesidade infantil.
2- Promova uma pequena problematização perguntando a eles o seguinte: Vocês já ouviram falar sobre obesidade infantil? Vocês consideram esse assunto importante? Vocês possuem interesse em saber mais sobre o assunto? Em sua opinião, quais fatores têm contribuído para o crescimento da obesidade infantil?
Professor, provavelmente grande parte dos alunos já ouviu falar sobre obesidade infantil, o que talvez eles ainda não percebam é que se trata de um problema de saúde pública que tem sido ampliado pelo consumo exagerado de comidas industrializadas e de alto valor calórico e que o sedentarismo também é fator relevante.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Imprima ou projete a reportagem sobre obesidade infantil publicada no jornal O Globo.
PAINS, Clarissa. Jornal O Globo. Número de crianças e adolescentes obesos aumenta dez vezes em 40 anos. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/numero-de-criancas-adolescentes-obesos-aumenta-dez-vezes-em-40-anos-21934113 Acesso em: 22 jul. 2018.
- Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 para realizar, coletivamente, a leitura do texto. Cada aluno deverá ler um parágrafo em voz alta e passar a vez para o próximo colega.
- Após a leitura, pergunte se eles consideram a fotografia escolhida adequada ao tema abordado, qual é a função do texto, se a temática abordada é social, política ou econômica. Espera-se que os alunos percebam a adequação entre a fotografia e a temática do texto, que compreendam que a função da reportagem é informar e que a temática é social ao abordar aspectos associados à saúde dos jovens.
Desenvolvimento
Orientações:
Oralmente e em grupo, os alunos deverão responder às perguntas dos slides 6 e 7. Cada grupo deverá responder uma pergunta e passar a vez ao grupo seguinte, assim sucessivamente até finalizar.
Possibilidades de resposta:
Professor é importante que os alunos percebam que o tema é relevante, pois trata-se de um problema de saúde crescente no Brasil. Leve os alunos a refletirem sobre os próprios hábitos alimentares, o que comem na escola, em casa, se praticam atividades físicas, se consomem frutas, verduras e legumes, entre outras perguntas que considerar relevantes.
- A autora da reportagem é Clarissa Pains e foi publicada em um site (mas também é possível encontrar reportagens em jornais, telejornais e revistas).
- Um estudo liderado pelo Imperial College de Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o número de crianças obesas dobrou desde a década de 70 e a tendência é aumentar.
- Espera-se que os alunos observem a utilização de fotos e gráficos.
- Espera-se que os alunos considerem os elementos adicionais como facilitadores para o entendimento da reportagem.
Desenvolvimento
Orientações:
Oralmente e em grupo, os alunos deverão responder às perguntas dos slides 6 e 7. Cada grupo deverá responder uma pergunta e passar a vez ao grupo seguinte, assim sucessivamente até finalizar.
Possibilidades de resposta:
E) É importante que os alunos percebam que a linguagem é formal, clara e objetiva. Provavelmente eles conhecem todas as palavras e expressões utilizadas na construção do texto, mas, caso não conheçam, seria uma boa oportunidade para ampliar o vocabulário construindo, colaborativamente e com base no contexto, uma definição para a(s) palavra(s) desconhecida(s). O professor deverá anotar no quadro essa(s) definição(ões).
F) Espera-se que os alunos entendam que é um assunto de interesse geral, pois trata-se de um problema social, portanto eles podem responder que o assunto interessa a pais, profissionais da saúde, crianças, nutricionistas, entre outros.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou imprima o organograma acima.
- Peça aos alunos que, individualmente, o preencham com as informações referentes a cada aspecto apresentado.
- Escolha cinco alunos para darem as respostas. Cada aluno deverá responder sobre um aspecto específico.
Respostas esperadas:
Linguagem: clara, objetiva, imparcial, uso de 1ª ou 3ª pessoa.
Temática: sociais, políticas e econômicas
Função: informar
Autoria: identificada, texto assinado pelo autor
Abordagem do tema: texto mais elaborado, abordagem mais completa e extensa.
Materiais complementares
Para impressão do organograma, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Bitimojis (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente o tema da aula pelo WhatsApp: reportagem – apresentando o gênero. Você pode tornar essa apresentação mais divertida utilizando Bitimojis. Faça pequenas chamadas com seu avatar (“Oi”, “Hora de estudar”, “seu avatar lendo jornais” etc.). Veja como usar a extensão dos Bitimojis em Recursos Opcionais.
Introdução
Apresente aos alunos o slide com as capas de revistas, jornais e sites (veja no plano original), e faça os questionamentos a seguir para a turma:
a) Você tem o hábito de ler jornais e revistas, sejam impressos ou digitais?
b) Se você fosse escolher ler uma matéria entre as apresentadas neste slide, qual escolheria e por quê?
c) A que público se destina cada um desses suportes textuais?
d) Quais dos assuntos apresentados provavelmente foram abordados com mais profundidade? O que levou você a chegar a essa conclusão?
Informe aos alunos que em jornais e revistas circulam vários gêneros como notícias, reportagens, charges, anúncios, infográficos, cartas do leitor, entrevistas, resenhas, crônicas, editoriais e muitos outros. Nesta sequência, entretanto, priorizaremos o gênero reportagem, mas visitaremos outros gêneros no decorrer das aulas.
Desenvolvimento
Anuncie aos alunos, pelo WhatsApp, que eles lerão uma reportagem sobre obesidade infantil. Promova uma pequena problematização: vocês já ouviram falar sobre obesidade infantil? Vocês consideram esse assunto importante? Em sua opinião, quais fatores têm contribuído para o crescimento da obesidade infantil? Compartilhe com os alunos a reportagem sobre obesidade infantil publicada no jornal O Globo, disponível aqui. Dado um tempo para a leitura, pergunte: a. Você considera a fotografia escolhida adequada ao tema abordado?; b. Qual é a função do texto?; c. A temática abordada é social, política ou econômica? Em seguida, envie aos alunos as questões dos dois próximos slides do plano original. Peça que respondam e encaminhem a você suas respostas (fotos das páginas dos cadernos).
Fechamento
Compartilhe com a turma o slide de Fechamento (veja no plano original). Peça aos alunos que, individualmente, respondam às questões com as informações referentes a cada aspecto apresentado. Escolha cinco alunos para dar as respostas no WhatsApp. Cada aluno deverá responder sobre um aspecto específico. Veja as respostas esperadas no plano original. O organograma está disponível aqui. Uma sugestão de socialização final é você confirmar ou confrontar as respostas dos cinco alunos também com Bitimojis ou com emojis, uma forma divertida de criar critérios de avaliação (positivo/negativo – sim/não – carinha feliz/ carinha triste etc.).
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a analisar a fotografia da revista com o intuito de perceber a temática, a função etc. A partir disso, familiares e alunos podem discutir sobre a relação entre materiais não verbais (imagens) e textos escritos.