14117
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Reportagem: apresentando o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Reportagem: apresentando o gênero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Bitimojis (tutorial disponível aqui).

Tema
Apresente o tema da aula pelo WhatsApp: reportagem  apresentando o gênero. Você pode tornar essa apresentação mais divertida utilizando Bitimojis. Faça pequenas chamadas com seu avatar (“Oi”, “Hora de estudar”, “seu avatar lendo jornais” etc.). Veja como usar a extensão dos Bitimojis em Recursos Opcionais.

Introdução
Apresente aos alunos o slide com as capas de revistas, jornais e sites (veja no plano original), e faça os questionamentos a seguir para a turma:
a) Você tem o hábito de ler jornais e revistas, sejam impressos ou digitais?
b) Se você fosse escolher ler uma matéria entre as apresentadas neste slide, qual escolheria e por quê?
c) A que público se destina cada um desses suportes textuais?
d) Quais dos assuntos apresentados provavelmente foram abordados com mais profundidade? O que levou você a chegar a essa conclusão?
Informe aos alunos que em jornais e revistas circulam vários gêneros como notícias, reportagens, charges, anúncios, infográficos, cartas do leitor, entrevistas, resenhas, crônicas, editoriais e muitos outros. Nesta sequência, entretanto, priorizaremos o gênero reportagem, mas visitaremos outros gêneros no decorrer das aulas.

Desenvolvimento
Anuncie aos alunos, pelo WhatsApp, que eles lerão uma reportagem sobre obesidade infantil. Promova uma pequena problematização: vocês já ouviram falar sobre obesidade infantil? Vocês consideram esse assunto importante? Em sua opinião, quais fatores têm contribuído para o crescimento da obesidade infantil? Compartilhe com os alunos a reportagem sobre obesidade infantil publicada no jornal O Globo, disponível aqui. Dado um tempo para a leitura, pergunte: a. Você considera a fotografia escolhida adequada ao tema abordado?; b. Qual é a função do texto?; c. A temática abordada é social, política ou econômica? Em seguida, envie aos alunos as questões dos dois próximos slides do plano original. Peça que respondam e encaminhem a você suas respostas (fotos das páginas dos cadernos).

Fechamento
Compartilhe com a turma o slide de Fechamento (veja no plano original). Peça aos alunos que, individualmente, respondam às questões com as informações referentes a cada aspecto apresentado. Escolha cinco alunos para dar as respostas no WhatsApp. Cada aluno deverá responder sobre um aspecto específico. Veja as respostas esperadas no plano original. O organograma está disponível aqui. Uma sugestão de socialização final é você confirmar ou confrontar as respostas dos cinco alunos também com Bitimojis ou com emojis, uma forma divertida de criar critérios de avaliação (positivo/negativo  sim/não  carinha feliz/ carinha triste etc.).

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a analisar a fotografia da revista com o intuito de perceber a temática, a função etc. A partir disso, familiares e alunos podem discutir sobre a relação entre materiais não verbais (imagens) e textos escritos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07SQA01

(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas