14116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo
Finalidade da aula: Reconhecer que as escolhas lexicais são empregadas visando a construção de sentido e posicionamento defendido pelo autor. Identificar o movimento argumentativo em outros gêneros textuais (comentário)  como atitude responsiva para um gênero central. Levar o aluno a perceber o jogo de argumentação presente em temas polêmicos e do debate na sociedade que esse gênero pode gerar por meio da interação com os leitores quando este é publicado em formato de hipermídia.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Construção Composicional/estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16  / EF89LP15
Esta é a 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO8_06SQA06

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas