14116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui

- Arquivo impresso com comentários das redes sociais para atividade de análise disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005.

ARAÚJO, Adélia. Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/7661>. Acesso em: 27 out. 2018.

BRÄKLING, Kátia. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de letras: 2011.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

GARCIA, Jane. O trabalho com o gênero artigo de opinião. Disponível em: . Acesso em:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 08 set. 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O gênero artigo de opinião. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/>.

ULRICH, Camila. O gênero artigo de opinião e a formação de alunos críticos no Ensino Fundamental. Bem Legal, vol.6, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/o-genero-artigo-de-opiniao-e-a-formacao-de-alunos-criticos-no-ensino-fundamental>.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista.
  • Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete em tela a imagem retirada de uma página de rede social (Estadão) em que aparecem o número de comentários publicados na postagem. Caso não seja possível, imprima uma cópia e fixe-a na lousa.
  • Questione os alunos se eles conseguem identificar o tema do texto. Espera-se que saibam identificar que se trata de uma notícia informando sobre um Projeto de Lei aprovado em Jundiaí (SP) que proíbe os testes em animais e recomenda outros métodos.
  • Questione os alunos se eles sabem de onde essa imagem foi retirada. Espera-se que identifiquem que trata de uma captura de tela do Facebook. Caso não consigam, indique a cor, o símbolo e a barra de navegação que mostram isso.
  • Pergunte aos alunos se costumam opinar sobre textos publicados nas redes sociais. Em caso positivo, pergunte que recurso usam para fazer isso e se A imagem mostra esse recurso. Espera-se que os alunos indiquem o botão contendo 459 comentários nesta publicação.
  • Por fim, questione: vocês costumam ler comentários de Facebook? Por quê?

Resposta pessoal - é provável que os alunos pontuem que têm o hábito de ler comentários no Facebook para saber a opinião das pessoas e/ou poder responder ou comentar os comentários também.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para as atividades seguintes.

Orientações:

  • Projete este slide no quadro e peça a algum aluno para lê-lo. Explique que foram feitos no post anterior.
  • Comente como a escolha de palavras é importante na construção do movimento argumentativo.
  • Para proceder com a análise das escolhas lexicais no comentário do facebook em resposta ao texto publicado, apresente as perguntas do slide seguinte.

6. Organize a sala em 5 grupos de modo que cada grupo possa, ao final da aula, apresentar sua análise a respeito de um comentário diferente.

6. Distribua 5 comentários publicados nas redes sociais como respostas ao texto publicado. A atividade com a versão para impressão está disponível aqui.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula
  • Projete ou anote as perguntas deste slide na lousa e peça aos alunos para responderem oralmente.

1. Espera-se que os alunos identifiquem de que se trata de um comentário que é a favor do projeto de lei e desfavorável às pesquisas com animais.

2. Espera-se que os alunos identifiquem: “AVANÇOS tecnológicos”, “pesquisas RECENTES”, “SOFRIMENTO e danos IRREVERSÍVEIS”, “MASSACRE”.

3. Esclareça aos alunos que essas palavras assumem papel pejorativo (negativo) ou apreciativo (positivo) diante das ideias que acompanham e que podem ocorrer por meio de adjetivos, advérbios ou mesmos substantivos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Promova a leitura compartilhada do artigo de opinião: “Pesquisas com animais”, de Herton Escobar, que está disponível aqui.
  • Após a leitura, questione os alunos sobre o tema polêmico que o texto discute e se os alunos identificaram o posicionamento do autor. Espera-se que os alunos identifiquem que se trata sobre a polêmica envolvendo a pesquisa com animais e que o autor mostra-se favorável a essa prática.
  • Distribua a atividade contendo lista de argumentos/comentários como respostas ao texto lido e peça aos alunos para: 1.º classificar se é um comentário favorável ou desfavorável ao texto e 2.º sublinhar palavras de valor apreciativo ou depreciativo que sustentam o ponto de vista e o comentário. O arquivo está disponível aqui.
  • Atenção: os alunos devem identificar se os comentários concordam ou não com o autor, ou seja, o autor é FAVORÁVEL a pesquisas com animais, portanto, os alunos devem saber identificar essa argumentação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos, sendo 2 minutos para cada comentário.

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada comentário analisado.
  • Determine um comentário da atividade para cada grupo explicar em 2 minutos.
  • Peça para um representante de cada grupo indicar quais palavras destacou no comentário socializado.
  • Enquanto o representante do grupo socializa, projete cada comentário no quadro (slides 7 a 11). Caso não seja possível, pode ser usada a atividade impressa que já foi distribuída aos alunos.
  • Confira o arquivo da atividade com os termos já destacados aqui. para poder mediar esse encerramento e proceder com as devidas correções.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos:sofrimento desnecessário, ferimentos e transtornos psicológicos “

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “normas eficazes; protegem o bem-estar desses animais; ciência brasileira atrasada “

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “benéficos, novas vacinas”

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “alternativas eficazes; uso exploratório de animais; técnicas inovadoras”

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “substâncias potencialmente perigosas.”

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui

- Arquivo impresso com comentários das redes sociais para atividade de análise disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005.

ARAÚJO, Adélia. Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/7661>. Acesso em: 27 out. 2018.

BRÄKLING, Kátia. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de letras: 2011.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

GARCIA, Jane. O trabalho com o gênero artigo de opinião. Disponível em: . Acesso em:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 08 set. 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O gênero artigo de opinião. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/>.

ULRICH, Camila. O gênero artigo de opinião e a formação de alunos críticos no Ensino Fundamental. Bem Legal, vol.6, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/o-genero-artigo-de-opiniao-e-a-formacao-de-alunos-criticos-no-ensino-fundamental>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista.
  • Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete em tela a imagem retirada de uma página de rede social (Estadão) em que aparecem o número de comentários publicados na postagem. Caso não seja possível, imprima uma cópia e fixe-a na lousa.
  • Questione os alunos se eles conseguem identificar o tema do texto. Espera-se que saibam identificar que se trata de uma notícia informando sobre um Projeto de Lei aprovado em Jundiaí (SP) que proíbe os testes em animais e recomenda outros métodos.
  • Questione os alunos se eles sabem de onde essa imagem foi retirada. Espera-se que identifiquem que trata de uma captura de tela do Facebook. Caso não consigam, indique a cor, o símbolo e a barra de navegação que mostram isso.
  • Pergunte aos alunos se costumam opinar sobre textos publicados nas redes sociais. Em caso positivo, pergunte que recurso usam para fazer isso e se A imagem mostra esse recurso. Espera-se que os alunos indiquem o botão contendo 459 comentários nesta publicação.
  • Por fim, questione: vocês costumam ler comentários de Facebook? Por quê?

Resposta pessoal - é provável que os alunos pontuem que têm o hábito de ler comentários no Facebook para saber a opinião das pessoas e/ou poder responder ou comentar os comentários também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para as atividades seguintes.

Orientações:

  • Projete este slide no quadro e peça a algum aluno para lê-lo. Explique que foram feitos no post anterior.
  • Comente como a escolha de palavras é importante na construção do movimento argumentativo.
  • Para proceder com a análise das escolhas lexicais no comentário do facebook em resposta ao texto publicado, apresente as perguntas do slide seguinte.

6. Organize a sala em 5 grupos de modo que cada grupo possa, ao final da aula, apresentar sua análise a respeito de um comentário diferente.

6. Distribua 5 comentários publicados nas redes sociais como respostas ao texto publicado. A atividade com a versão para impressão está disponível aqui.

Slide Plano Aula
  • Projete ou anote as perguntas deste slide na lousa e peça aos alunos para responderem oralmente.

1. Espera-se que os alunos identifiquem de que se trata de um comentário que é a favor do projeto de lei e desfavorável às pesquisas com animais.

2. Espera-se que os alunos identifiquem: “AVANÇOS tecnológicos”, “pesquisas RECENTES”, “SOFRIMENTO e danos IRREVERSÍVEIS”, “MASSACRE”.

3. Esclareça aos alunos que essas palavras assumem papel pejorativo (negativo) ou apreciativo (positivo) diante das ideias que acompanham e que podem ocorrer por meio de adjetivos, advérbios ou mesmos substantivos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Promova a leitura compartilhada do artigo de opinião: “Pesquisas com animais”, de Herton Escobar, que está disponível aqui.
  • Após a leitura, questione os alunos sobre o tema polêmico que o texto discute e se os alunos identificaram o posicionamento do autor. Espera-se que os alunos identifiquem que se trata sobre a polêmica envolvendo a pesquisa com animais e que o autor mostra-se favorável a essa prática.
  • Distribua a atividade contendo lista de argumentos/comentários como respostas ao texto lido e peça aos alunos para: 1.º classificar se é um comentário favorável ou desfavorável ao texto e 2.º sublinhar palavras de valor apreciativo ou depreciativo que sustentam o ponto de vista e o comentário. O arquivo está disponível aqui.
  • Atenção: os alunos devem identificar se os comentários concordam ou não com o autor, ou seja, o autor é FAVORÁVEL a pesquisas com animais, portanto, os alunos devem saber identificar essa argumentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos, sendo 2 minutos para cada comentário.

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada comentário analisado.
  • Determine um comentário da atividade para cada grupo explicar em 2 minutos.
  • Peça para um representante de cada grupo indicar quais palavras destacou no comentário socializado.
  • Enquanto o representante do grupo socializa, projete cada comentário no quadro (slides 7 a 11). Caso não seja possível, pode ser usada a atividade impressa que já foi distribuída aos alunos.
  • Confira o arquivo da atividade com os termos já destacados aqui. para poder mediar esse encerramento e proceder com as devidas correções.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos:sofrimento desnecessário, ferimentos e transtornos psicológicos “
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “normas eficazes; protegem o bem-estar desses animais; ciência brasileira atrasada “
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “benéficos, novas vacinas”
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “alternativas eficazes; uso exploratório de animais; técnicas inovadoras”

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
  • Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “substâncias potencialmente perigosas.”
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano