Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.
Referências sobre o assunto:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula projetando esta imagem em tela.
- Leia a citação de Desmond Tutu (ativista sul africano na luta contra o Apartheid ao lado de Nelson Mandela) em voz alta e questione aos alunos que mensagem ela passa.
- Considere que eles compreendam que para ganhar uma argumentação, seja em uma discussão ou debate, o que deve prevalecer é a qualidade dos argumentos.
- Encerre este momento com a questão: afinal, o que são bons argumentos em um artigo de opinião?
- Solicite aos alunos que respondam a esta questão em uma única palavra.
- Anote no quadro os adjetivos ditos pelos alunos. Espera-se que usem termos como “fortes”, “convincentes”, “verdadeiros”, dentre outros que surgirem.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para a atividade sobre tipos de argumentos
Orientações:
- Distribua uma cópia do arquivo do texto “Combate à cyberpedofilia” jutamente com a atividade e inicie a leitura. Trata-se de um tema relevante que promove não apenas a discussão acerca da polêmica que o envolve, mas também a conscientização dos alunos visando a prevenção. A versão impressa está disponibilizada aqui.
- Promova a compreensão global, oralmente, sobre o texto lido a partir das questões expostas no slide em “discussão”.
- Visando organizar a aula, a fala de cada aluno e uma participação efetiva deles na discussão, recomenda-se “sortear” os alunos para responderem, tendo como critério, por exemplo, números pares ou ímpares da chamada.
- Para validar as respostas dadas pelos alunos, considere as seguintes informações a respeito de cada questão:
a) O texto retrata a questão da cyberpedofilia - pedofilia praticada pela internet - e a necessidade de refletir sobre ela e combatê-la.
b) A recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos.
c) O fato de o documento indicar que mais de 1 mil sites mensais criados são relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão aqui no Brasil.
d) O anonimato e a dificuldade de localização do criminoso, já que o crime ocorre virtualmente.
e) Ele defende que os pais são os maiores responsáveis pela prevenção e combate a esse tipo de crime.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que para sustentar a sua tese, o autor introduziu diferentes tipos de argumentos e que hoje conhecerão 3 deles.
- Explique que neste momento da aula serão priorizados alguns dos tipos de argumentos existentes, neste caso: 1) Argumento por autoridade; 2) Argumento por exemplificação e 3) Por provas concretas.
- Esclareça que nesta aula eles irão aprender a identificar os tipos de argumento existentes no texto lido a partir da atividade que acompanha o texto, por isso você não dará um exemplo simultaneamente à definição. Trata-se de fazer uso da capacidade de inferência, em que os alunos deverão associar cada trecho à definição do argumento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 5 minutos para ler as definições e 15 para realizar a atividade “associando tipos de argumentos” dos itens I, II e III
- Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide.
- Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto lido.
- Para isso, os alunos devem realizar a atividade “associando tipos de argumentos”, respondendo aos itens I, II e III que acompanham o texto lido, disponibilizado aqui.
- Após finalizá-la, devem partir para a criação de um conceito coletivo socializando oralmente o resultado da análise que fizeram a partir das diretrizes do slide seguinte.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome com os alunos, promovendo a socialização/correção oral dos tipos de argumentos que associaram a cada definição (item I da atividade).
- Aproveite para comentar os itens II e III, considerando os dados do gabarito, disponibilizado aqui.
- Volte no título da aula e crie um conceito coletivo junto aos alunos para responder à questão: Como um artigo de opinião se torna convincente?
- Na construção desse conceito, leve em conta as seguintes considerações:
Um artigo de opinião requer argumentos sólidos e para isso, precisamos estar bem informados sobre o assunto, recorrendo a diferentes vozes e procurando provas exemplos para usar argumentos diferentes na construção do movimento argumentativo.