14115
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Como um artigo de opinião se torna convincente?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Como um artigo de opinião se torna convincente?

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.

Referências sobre o assunto:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando esta imagem em tela.
  • Leia a citação de Desmond Tutu (ativista sul africano na luta contra o Apartheid ao lado de Nelson Mandela) em voz alta e questione aos alunos que mensagem ela passa.
  • Considere que eles compreendam que para ganhar uma argumentação, seja em uma discussão ou debate, o que deve prevalecer é a qualidade dos argumentos.
  • Encerre este momento com a questão: afinal, o que são bons argumentos em um artigo de opinião?
  • Solicite aos alunos que respondam a esta questão em uma única palavra.
  • Anote no quadro os adjetivos ditos pelos alunos. Espera-se que usem termos como “fortes”, “convincentes”, “verdadeiros”, dentre outros que surgirem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para a atividade sobre tipos de argumentos

Orientações:

  • Distribua uma cópia do arquivo do texto “Combate à cyberpedofilia” jutamente com a atividade e inicie a leitura. Trata-se de um tema relevante que promove não apenas a discussão acerca da polêmica que o envolve, mas também a conscientização dos alunos visando a prevenção. A versão impressa está disponibilizada aqui.
  • Promova a compreensão global, oralmente, sobre o texto lido a partir das questões expostas no slide em “discussão”.
  • Visando organizar a aula, a fala de cada aluno e uma participação efetiva deles na discussão, recomenda-se “sortear” os alunos para responderem, tendo como critério, por exemplo, números pares ou ímpares da chamada.
  • Para validar as respostas dadas pelos alunos, considere as seguintes informações a respeito de cada questão:

a) O texto retrata a questão da cyberpedofilia - pedofilia praticada pela internet - e a necessidade de refletir sobre ela e combatê-la.

b) A recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos.

c) O fato de o documento indicar que mais de 1 mil sites mensais criados são relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão aqui no Brasil.

d) O anonimato e a dificuldade de localização do criminoso, já que o crime ocorre virtualmente.

e) Ele defende que os pais são os maiores responsáveis pela prevenção e combate a esse tipo de crime.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que para sustentar a sua tese, o autor introduziu diferentes tipos de argumentos e que hoje conhecerão 3 deles.
  • Explique que neste momento da aula serão priorizados alguns dos tipos de argumentos existentes, neste caso: 1) Argumento por autoridade; 2) Argumento por exemplificação e 3) Por provas concretas.
  • Esclareça que nesta aula eles irão aprender a identificar os tipos de argumento existentes no texto lido a partir da atividade que acompanha o texto, por isso você não dará um exemplo simultaneamente à definição. Trata-se de fazer uso da capacidade de inferência, em que os alunos deverão associar cada trecho à definição do argumento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos para ler as definições e 15 para realizar a atividade “associando tipos de argumentos” dos itens I, II e III

  • Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide.
  • Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto lido.
  • Para isso, os alunos devem realizar a atividade “associando tipos de argumentos”, respondendo aos itens I, II e III que acompanham o texto lido, disponibilizado aqui.
  • Após finalizá-la, devem partir para a criação de um conceito coletivo socializando oralmente o resultado da análise que fizeram a partir das diretrizes do slide seguinte.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos, promovendo a socialização/correção oral dos tipos de argumentos que associaram a cada definição (item I da atividade).
  • Aproveite para comentar os itens II e III, considerando os dados do gabarito, disponibilizado aqui.
  • Volte no título da aula e crie um conceito coletivo junto aos alunos para responder à questão: Como um artigo de opinião se torna convincente?
  • Na construção desse conceito, leve em conta as seguintes considerações:

Um artigo de opinião requer argumentos sólidos e para isso, precisamos estar bem informados sobre o assunto, recorrendo a diferentes vozes e procurando provas exemplos para usar argumentos diferentes na construção do movimento argumentativo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.

Referências sobre o assunto:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando esta imagem em tela.
  • Leia a citação de Desmond Tutu (ativista sul africano na luta contra o Apartheid ao lado de Nelson Mandela) em voz alta e questione aos alunos que mensagem ela passa.
  • Considere que eles compreendam que para ganhar uma argumentação, seja em uma discussão ou debate, o que deve prevalecer é a qualidade dos argumentos.
  • Encerre este momento com a questão: afinal, o que são bons argumentos em um artigo de opinião?
  • Solicite aos alunos que respondam a esta questão em uma única palavra.
  • Anote no quadro os adjetivos ditos pelos alunos. Espera-se que usem termos como “fortes”, “convincentes”, “verdadeiros”, dentre outros que surgirem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para a atividade sobre tipos de argumentos

Orientações:

  • Distribua uma cópia do arquivo do texto “Combate à cyberpedofilia” jutamente com a atividade e inicie a leitura. Trata-se de um tema relevante que promove não apenas a discussão acerca da polêmica que o envolve, mas também a conscientização dos alunos visando a prevenção. A versão impressa está disponibilizada aqui.
  • Promova a compreensão global, oralmente, sobre o texto lido a partir das questões expostas no slide em “discussão”.
  • Visando organizar a aula, a fala de cada aluno e uma participação efetiva deles na discussão, recomenda-se “sortear” os alunos para responderem, tendo como critério, por exemplo, números pares ou ímpares da chamada.
  • Para validar as respostas dadas pelos alunos, considere as seguintes informações a respeito de cada questão:

a) O texto retrata a questão da cyberpedofilia - pedofilia praticada pela internet - e a necessidade de refletir sobre ela e combatê-la.

b) A recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos.

c) O fato de o documento indicar que mais de 1 mil sites mensais criados são relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão aqui no Brasil.

d) O anonimato e a dificuldade de localização do criminoso, já que o crime ocorre virtualmente.

e) Ele defende que os pais são os maiores responsáveis pela prevenção e combate a esse tipo de crime.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que para sustentar a sua tese, o autor introduziu diferentes tipos de argumentos e que hoje conhecerão 3 deles.
  • Explique que neste momento da aula serão priorizados alguns dos tipos de argumentos existentes, neste caso: 1) Argumento por autoridade; 2) Argumento por exemplificação e 3) Por provas concretas.
  • Esclareça que nesta aula eles irão aprender a identificar os tipos de argumento existentes no texto lido a partir da atividade que acompanha o texto, por isso você não dará um exemplo simultaneamente à definição. Trata-se de fazer uso da capacidade de inferência, em que os alunos deverão associar cada trecho à definição do argumento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos para ler as definições e 15 para realizar a atividade “associando tipos de argumentos” dos itens I, II e III

  • Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide.
  • Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto lido.
  • Para isso, os alunos devem realizar a atividade “associando tipos de argumentos”, respondendo aos itens I, II e III que acompanham o texto lido, disponibilizado aqui.
  • Após finalizá-la, devem partir para a criação de um conceito coletivo socializando oralmente o resultado da análise que fizeram a partir das diretrizes do slide seguinte.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos, promovendo a socialização/correção oral dos tipos de argumentos que associaram a cada definição (item I da atividade).
  • Aproveite para comentar os itens II e III, considerando os dados do gabarito, disponibilizado aqui.
  • Volte no título da aula e crie um conceito coletivo junto aos alunos para responder à questão: Como um artigo de opinião se torna convincente?
  • Na construção desse conceito, leve em conta as seguintes considerações:

Um artigo de opinião requer argumentos sólidos e para isso, precisamos estar bem informados sobre o assunto, recorrendo a diferentes vozes e procurando provas exemplos para usar argumentos diferentes na construção do movimento argumentativo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano