14113
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Artigo de opinião: conhecendo este gênero textual

Estratégias de leitura e interpretação de texto do gênero textual artigo opinativo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcionais: sugestões de sites para pesquisa (Desenvolvimento)  Gazeta do Povo (disponível aqui); Folha de S.Paulo (disponível aqui); Estado de S. Paulo (disponível aqui) e O Globo (disponível aqui).

Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística, e que o objetivo é aprender sobre onde esse gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção. Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.

Introdução
Encaminhe aos alunos uma apresentação inicial em PowerPoint com narração. Comece-a questionando os alunos se eles já tiveram que opinar, discutir ou argumentar sobre algum assunto. Pergunte se eles sabem as condições de produção do meme disponível na Introdução do plano original. Em seguida, explique a situação envolvendo a atriz Glória Pires, que atuou como comentarista da entrega do Oscar 2016; porém, usou a frase que aparece no meme diversas vezes ao ser questionada sobre os filmes indicados. Pergunte se eles sabem a diferença entre opinar, argumentar e discutir. Se necessário, anote as diferenças de significado desses termos (pode parafrasear o dicionário). Questione se os alunos conhecem outro texto (oral ou escrito) em que é preciso saber emitir a opinião. Exemplos: debate, comentário e assembleia (orais); artigo de opinião, editorial e charge (escritos ou multimodais). Materiais complementares: caso não conheça o contexto do meme envolvendo a atriz Gloria Pires, que foi comentarista durante a transmissão do Oscar 2016, leia o texto disponível aqui. Questione os alunos objetivando reconhecer as condições de produção do artigo de opinião a partir das perguntas do slide (veja no plano original). Em seguida, apresente-lhes algumas reflexões: o artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais) e blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.

Desenvolvimento
Organize os alunos em duplas para prosseguir com a pesquisa sobre o contexto de produção do artigo de opinião. Explique que, para que possam fazer a atividade em duplas, será necessário o contato pelo WhatsApp, por meio de mensagens escritas, áudio ou vídeo. Mostre a imagem reproduzida no slide do Desenvolvimento no plano original, indicando que jornais/revistas impressos ou digitais têm seções/cadernos agrupados por temas. Os artigos de opinião podem ser encontrados na seção relacionada aos nomes Coluna, Blog e Opinião, e podem ser pesquisados por meio da lupa dentro das próprias páginas a partir de palavras-chave como “opinião, assunto 'x', artigo de opinião”, dentre outros. Oriente os alunos que, no momento da pesquisa, não selecionem um texto da seção “editoriais”, esclarecendo que se trata de outro gênero e que, embora seja argumentativo, representa a opinião do jornal/revista enquanto instituição; já os artigos indicam a ideia dos colunistas/autores. Oriente os alunos a localizar/reconhecer o gênero artigo de opinião dentre outros gêneros de textos que aparecem no mesmo suporte (site/jornal/revista), principalmente sua localização dentro do suporte, diferenciando-o do editorial (que aparece sempre no começo). Veja sugestões de sites em Recursos Opcionais. Os alunos devem selecionar um artigo de opinião observando as características gerais do texto e seu objetivo (defender um ponto de vista sobre um tema polêmico), e responder às questões contidas na tabela (disponível aqui).

Fechamento
Retome com os alunos a questão inicial desta aula e indique que agora já podem responder à pergunta: afinal, o que é um artigo de opinião? Encaminhe o slide do Fechamento no plano original e peça que, oralmente ou por meio de mensagem escrita, preencham as lacunas. Após finalizado, peça para os alunos anotarem o conceito no caderno. Observe que pode haver variedade nas respostas em termos de vocabulário, mas o conceito deve se manter. Tenha por base as seguintes palavras-chave que preenchem a sequência das lacunas: argumentativo; jornais/revistas (impressos e eletrônicos) e sites/blogs; convencer as outras pessoas; polêmico; relevância/interesse social; opinião; assinatura/indicação de autoria de quem escreveu/ fotografia; credenciais (formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação); convencer; ponto de vista.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a auxiliar os alunos com a pesquisa em jornais, revistas ou internet, e trocar ideias sobre os argumentos apresentados nos textos encontrados.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_06SQA01

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas