14112
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exposição oral: construção composicional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Exposição oral: construção composicional

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Freitas Gentil Almeida Cangemi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Tema
Avise os alunos, pelo WhatsApp, que a aula será em grupos de quatro integrantes. Pergunte: será que isso é possível em uma aula remota? Encaminhe-lhes o título da aula (Exposição oral: construção composicional! Fique de olho!) e não apresente mais informações prévias sobre o conteúdo. O intuito da aula é perceber a construção composicional, isto é, a associação de elementos gráficos e imagéticos que indiquem a hierarquização das informações verbais para que o aluno consiga melhorar suas produções orais em ferramentas de apoio. Para saber mais sobre a organização de gráficos e tabelas, acesse os conteúdos disponíveis aqui e aqui. Lembre-se de que os gráficos e as imagens utilizados no tratamento da informação são poderosas fontes de informação visual. A leitura de gráficos torna possível a análise de um conjunto de dados de forma rápida, dinâmica e global, por exemplo.

Introdução
Para contextualizar a aula e levantar o conhecimento prévio dos alunos, é necessário indagar, pelo WhatsApp, quais ferramentas de apoio os alunos conhecem e como elas podem contribuir na exposição oral de alguém. Do ponto de vista comunicativo, a exposição permite construir e exercer o papel de especialista, e este gênero caracteriza-se por seu caráter monologal, necessitando, por parte do expositor, de um trabalho importante de planejamento, de antecipação e de consideração do auditório (TEIXEIRA; BLASQUE; SANTOS, 2008). Oralmente, elabore perguntas a respeito das ferramentas de apoio e do gênero exposição oral. Sugestões: vocês conhecem alguma ferramenta (software) que auxilie na apresentação de um seminário, por exemplo? Como vocês acham que uma ferramenta (software) pode contribuir na exposição oral de alguém? Lembrem-se de que o gênero exposição oral é um importante instrumento de transmissão de diferentes conteúdos. Caso os alunos não consigam responder às perguntas, destaque cada um dos recursos utilizados pelo expositor do ponto de vista da sua adequação ao conteúdo e à compreensão do público, focalizando as estratégias utilizadas na apresentação. Posteriormente, apresente a figura 1 do slide da Introdução, no plano original. Convém ressaltar que podem ser recortadas imagens de outros gráficos que abordem assuntos relacionados às disciplinas e aos conteúdos estudados pelos alunos.

Desenvolvimento
Compartilhe com a turma o vídeo Geografia  Redes e Transporte, disponível aqui. Convém ressaltar que o vídeo é uma sugestão, uma vez que o tema "População e povoamento: mobilidade", geralmente, faz parte do conteúdo da área de Geografia do 8º ano. É sempre importante manter a interdisciplinaridade com o conteúdo estudado pelos alunos em outras disciplinas. Assim, converse com os professores da área de Ciências Humanas em sua escola. Lembre-se de que a utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas já no PCN e vigente na BNCC que contribui para o aprendizado do aluno (para saber mais a respeito, acesse o material disponível aqui). Solicite que os alunos observem: as cores que compõem o(s) slide(s) da Introdução, no plano original; os tamanhos das letras; a forma como é apresentado o gráfico e a sincronia com a fala do expositor.

Fechamento
Como encerramento da aula, proponha o jogo verdadeiro ou falso. O objetivo do jogo é concretizar a percepção de que gráficos e imagens de uma apresentação oral servem de apoio à apresentação, ou seja, estão a serviço dela. Para isso, encaminhe também uma tabela para análise das características dos slides analisados (disponível aqui). Solicite que os alunos discutam em grupo de quatro integrantes, e assinalem um X em cada afirmação adequada. Sugira que façam subgrupos no WhatsApp e socializem suas impressões em chamadas de vídeo. Por fim, compartilhe com a turma o gabarito da tabela (disponível aqui) e responda, se necessário, às últimas dúvidas advindas dos alunos. Lembre-se de que todas as dúvidas são bem-vindas.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a preencher a tabela junto aos alunos para poder auxiliá-los em qualquer dúvida.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA06

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas