Texto para impressão - Eu sou Malala
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Canetinha. Lápis-de-cor. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas: Muito provavelmente, os alunos terão dificuldades no ato de reunir, de maneira resumida, os principais indicativos, assuntos e informações de forma a facilitar o que se pretender ler, estudar, entender, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente, por meio da leitura do título da aula, a proposta de aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para ativar os conhecimentos dos alunos, entregue o texto “Eu sou Malala” e peça para eles sublinharem (sem leitura prévia, só com o correr dos olhos) as palavras: Planeta, meninice e terça-feira.
- Os alunos devem usar lápis, pois é possível apagar e refazer a parte sublinhada após a socialização.
Observações:
- Esta aula tem, como objetivo, sublinhar informações relevantes de uma texto da área de Ciências Humanas.
- Na aula, a leitura acontece individualmente. Logo, não há o trabalho em duplas ou grupos.
- O intuito da escolha das 3 palavras deu-se pelo afastamento semântico que mantém com as palavras-chave do texto. Assim, outras palavras do texto que mantenham o afastamento podem ser escolhidas.
- O "game" tem o intuito de estimular uma competição saudável. No caso desse "game", a competição está na rapidez.
- É possível ouvir o conteúdo do texto pelo site: https://www.infoescola.com/livros/eu-sou-malala/.
Materiais complementares: Clique aqui, para obter o texto “Eu sou Malala”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos se é possível encontrar palavras em um texto sem a leitura do mesmo. Ouça as respostas dos alunos. Não se trata de qualificar a discussão ou concluir algo, uma vez que estamos no início da aula. As perguntas são para fomentar a socialização e dar voz aos alunos.
2. Pergunte sobre o que o texto trata. Provavelmente, os alunos dirão aspectos relacionados ao título ou a elementos que não se aproximam das 3 palavras (Planeta, meninice e terça feira).
Desenvolvimento
Orientações:
1. Sem a leitura integral do texto, peça que os alunos sublinhem as palavras: Malala, livro, ativista.
2. Ao encontrar as palavras, peça que os alunos levantem a mão. Lembre-se o "game" tem o intuito de estimular uma competição saudável. No caso desse "game", a competição está na rapidez.
Observação: O intuito da escolha das 3 palavras deu-se pela aproximação semântica que mantém com o assunto do texto. Logo, podem ser consideradas como as palavras-chave do texto.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após sublinhadas, peça que os alunos leiam integral e individualmente o texto.
2. Explique que há diferença entre sublinhar palavras sem ler um texto e sublinhar informações principais. Para entendimento das diferenças, clique aqui.
3. Mostre que, ao revisar o conteúdo, as partes grifadas devem ser suficientes para retomar na sua memória o todo estudado. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar e suprimir informações.
Observação: Convém ressaltar que, para estar apto a sublinhar corretamente um texto, é necessário ter lido bastante e com muita atenção. Após a primeira leitura, deve-se voltar ao texto e sublinhar o relevante, uma vez que, em uma primeira leitura, todas as informações são novas para o leitor. O ideal é repassar o conteúdo ao menos duas ou três vezes antes de grifar, para ter ideia real de quais são as ideias-chave do texto.
Materiais complementares:RAUEN; Fábio José. "Influência do sublinhado na produção de resumos informativos". Florianópolis (SC), 1996. Tese de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a leitura do texto, pergunte: qual dos dois blocos de palavras está mais relacionado com o texto?
2. Após a resposta, peça que os alunos leiam novamente o texto. Diga para os alunos que se deve ressaltar os dados essenciais para a compreensão do texto e omitir os secundários.
3. Mostre para os alunos que não se trata simplesmente de um julgamento pessoal sobre o que é relevante ou não nos textos, uma vez que a língua (estrutura sintática, por exemplo) e o gênero podem trazer indícios dos aspectos relevantes, uma vez que os trazem no começo (tanto do texto quanto das orações).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Peça que os alunos socializem o que sublinharam e verbalizem os motivos da seleção. O processo de socialização pode ser estimulado por competições saudáveis. Por isso, é proposto na aula uma saudável competição.
Para mais informações sobre formas de estimular a socialização, clique aqui.
2. É importante observar o que os alunos selecionaram para discutir a pertinência e a relevância dessas informações em relação ao que está sendo estudado. Por sua vez, deve-se encaminhar a discussão na consideração dos quatro critérios, de acordo com Raun (1996): a) quantidade correta de informação; b) regularidade e consistência; c) precisão; e, d) fidelidade de conteúdo. (cf. RAUN, 1996)
Observações:
De acordo com Raun (1996, p. 21),
a) Quantidade de Informação: não se deve sublinhar mais do que o espaço intervalar entre 1/4 e 1/3 de cada página. É claro que esse critério é dependente do tipo de material que se está lendo;
b) Regularidade e Consistência: um critério seguro é determinar que tipos de informação se quer marcar, tais como: somente ideias centrais; ideias centrais e detalhes importantes; definições; novas terminologias; etc.. Isso faz com que se obtenha segurança e não seja necessária a releitura do material;
c) Precisão: É fundamental que a informação sublinhada contenha a idéia principal do parágrafo ou excerto de forma precisa. Muitas vezes, a informação é mutilada porque se sublinhou imprecisamente;
d) Fidelidade: o sublinhado deve refletir o conteúdo do excerto, de modo que a releitura e a revisão possam ser obtidas de forma facilitada. Ao se reler o sublinhado, deve ser possível compreender o documento de base. Se partes não estiverem claras nessa leitura, estarão mais confusas no futuro. A literatura propõe que o sublinhado deve permitir seguir o encadeamento de pensamento. Desse modo, não pode parecer uma lista de palavras não-conectadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Por fim, apresente no quadro (ou entregue em papel) o documento com o texto sublinhado baseado nos 4 critérios propostos no encaminhamento da socialização. Clique aqui para obtê-lo integralmente.
Seguem 2 sugestões para verificação do conteúdo aprendido:
i) Com a mesma dinâmica do "game", ou seja, levantar as mãos, solicite que os alunos que mais se aproximaram da verificação levantem as mãos. O propósito é verificar, de maneira simples e assertiva, uma avaliação do aprendizado dos alunos.
ii) Pergunte aos alunos: O que aprendemos hoje? Ouça a socialização final.
Materiais complementares:
A resolução da atividade está disponível aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Apresente, por meio do WhatsApp, a proposta de aula: Estratégias de leitura para a construção de um resumo – subliminar.
Introdução
Para ativar os conhecimentos dos alunos, encaminhe o texto “Eu sou Malala” (disponível aqui) e peça para eles sublinharem (sem leitura prévia, só com o correr dos olhos) as palavras: planeta, meninice e terça-feira. Os alunos devem usar lápis, pois é possível apagar e refazer a parte sublinhada após a socialização. Observações: esta aula tem como objetivo sublinhar informações relevantes de um texto da área de Ciências Humanas. A escolha das três palavras deve-se ao afastamento semântico que mantêm com as palavras-chave do texto. Assim, outras palavras do texto que mantenham esse afastamento podem ser escolhidas. É possível ouvir o conteúdo do texto pelo site disponível aqui.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma um documento com algumas questões para reflexão: a) É possível encontrar palavras em um texto sem a leitura do mesmo? b) Sobre o que o texto trata? Sem a leitura integral do texto, peça que os alunos sublinhem as palavras: Malala, livro, ativista. Após sublinharem, peça que os alunos leiam integral e individualmente o texto. Explique que há diferença entre sublinhar palavras sem ler um texto e sublinhar informações principais (mais informações para o entendimento dessas diferenças estão disponíveis aqui). Mostre que, ao revisar o conteúdo, as partes grifadas devem ser suficientes para retomar na memória o todo estudado. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar e suprimir informações. Observação: convém ressaltar que, para estar apto a sublinhar corretamente um texto, é necessário tê-lo lido bastante e com muita atenção. Após a primeira leitura, deve-se voltar ao texto e sublinhar o relevante, uma vez que, em uma primeira leitura, todas as informações são novas para o leitor. O ideal é repassar o conteúdo ao menos duas ou três vezes antes de grifar para ter a noção real de quais são as ideias-chave do texto. Abaixo do texto, pergunte: qual dos dois blocos de palavras está mais relacionado com o texto? Diga para os alunos que se deve ressaltar os dados essenciais para a compreensão do texto e omitir os secundários. Mostre para os alunos que não se trata simplesmente de um julgamento pessoal sobre o que é relevante ou não nos textos, uma vez que a língua (estrutura sintática, por exemplo) e o gênero podem trazer indícios dos aspectos relevantes apresentando-os no começo (tanto do texto quanto das orações). Peça que ao menos três alunos socializem o que sublinharam pelo grupo da turma, para que todos possam analisar e comparar com suas resoluções. É importante observar o que os alunos selecionaram para discutir a pertinência e a relevância dessas informações em relação ao que está sendo estudado. Encaminhe a discussão considerando quatro critérios, de acordo com Raun (1996): a) quantidade correta de informação; b) regularidade e consistência; c) precisão; d) fidelidade de conteúdo (cf. RAUN, 1996). Veja, no plano original, as observações de Raun (1996, p. 21) sobre critérios para seleção e marcação de palavras-chave.
Fechamento
Por fim, compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o documento com o texto sublinhado, disponível aqui, baseado nos 4 critérios propostos no encaminhamento da socialização.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conhecer a história de Malala.