Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Canetinha. Lápis-de-cor. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas: Muito provavelmente, os alunos terão dificuldades no ato de reunir, de maneira resumida, os principais indicativos, assuntos e informações de forma a facilitar o que se pretender ler, estudar, entender, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente, por meio da leitura do título da aula, a proposta de aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para ativar os conhecimentos dos alunos, entregue o texto “Eu sou Malala” e peça para eles sublinharem (sem leitura prévia, só com o correr dos olhos) as palavras: Planeta, meninice e terça-feira.
- Os alunos devem usar lápis, pois é possível apagar e refazer a parte sublinhada após a socialização.
Observações:
- Esta aula tem, como objetivo, sublinhar informações relevantes de uma texto da área de Ciências Humanas.
- Na aula, a leitura acontece individualmente. Logo, não há o trabalho em duplas ou grupos.
- O intuito da escolha das 3 palavras deu-se pelo afastamento semântico que mantém com as palavras-chave do texto. Assim, outras palavras do texto que mantenham o afastamento podem ser escolhidas.
- O "game" tem o intuito de estimular uma competição saudável. No caso desse "game", a competição está na rapidez.
- É possível ouvir o conteúdo do texto pelo site: https://www.infoescola.com/livros/eu-sou-malala/.
Materiais complementares: Clique aqui, para obter o texto “Eu sou Malala”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos se é possível encontrar palavras em um texto sem a leitura do mesmo. Ouça as respostas dos alunos. Não se trata de qualificar a discussão ou concluir algo, uma vez que estamos no início da aula. As perguntas são para fomentar a socialização e dar voz aos alunos.
2. Pergunte sobre o que o texto trata. Provavelmente, os alunos dirão aspectos relacionados ao título ou a elementos que não se aproximam das 3 palavras (Planeta, meninice e terça feira).
Desenvolvimento
Orientações:
1. Sem a leitura integral do texto, peça que os alunos sublinhem as palavras: Malala, livro, ativista.
2. Ao encontrar as palavras, peça que os alunos levantem a mão. Lembre-se o "game" tem o intuito de estimular uma competição saudável. No caso desse "game", a competição está na rapidez.
Observação: O intuito da escolha das 3 palavras deu-se pela aproximação semântica que mantém com o assunto do texto. Logo, podem ser consideradas como as palavras-chave do texto.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após sublinhadas, peça que os alunos leiam integral e individualmente o texto.
2. Explique que há diferença entre sublinhar palavras sem ler um texto e sublinhar informações principais. Para entendimento das diferenças, clique aqui.
3. Mostre que, ao revisar o conteúdo, as partes grifadas devem ser suficientes para retomar na sua memória o todo estudado. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar e suprimir informações.
Observação: Convém ressaltar que, para estar apto a sublinhar corretamente um texto, é necessário ter lido bastante e com muita atenção. Após a primeira leitura, deve-se voltar ao texto e sublinhar o relevante, uma vez que, em uma primeira leitura, todas as informações são novas para o leitor. O ideal é repassar o conteúdo ao menos duas ou três vezes antes de grifar, para ter ideia real de quais são as ideias-chave do texto.
Materiais complementares:RAUEN; Fábio José. "Influência do sublinhado na produção de resumos informativos". Florianópolis (SC), 1996. Tese de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a leitura do texto, pergunte: qual dos dois blocos de palavras está mais relacionado com o texto?
2. Após a resposta, peça que os alunos leiam novamente o texto. Diga para os alunos que se deve ressaltar os dados essenciais para a compreensão do texto e omitir os secundários.
3. Mostre para os alunos que não se trata simplesmente de um julgamento pessoal sobre o que é relevante ou não nos textos, uma vez que a língua (estrutura sintática, por exemplo) e o gênero podem trazer indícios dos aspectos relevantes, uma vez que os trazem no começo (tanto do texto quanto das orações).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Peça que os alunos socializem o que sublinharam e verbalizem os motivos da seleção. O processo de socialização pode ser estimulado por competições saudáveis. Por isso, é proposto na aula uma saudável competição.
Para mais informações sobre formas de estimular a socialização, clique aqui.
2. É importante observar o que os alunos selecionaram para discutir a pertinência e a relevância dessas informações em relação ao que está sendo estudado. Por sua vez, deve-se encaminhar a discussão na consideração dos quatro critérios, de acordo com Raun (1996): a) quantidade correta de informação; b) regularidade e consistência; c) precisão; e, d) fidelidade de conteúdo. (cf. RAUN, 1996)
Observações:
De acordo com Raun (1996, p. 21),
a) Quantidade de Informação: não se deve sublinhar mais do que o espaço intervalar entre 1/4 e 1/3 de cada página. É claro que esse critério é dependente do tipo de material que se está lendo;
b) Regularidade e Consistência: um critério seguro é determinar que tipos de informação se quer marcar, tais como: somente ideias centrais; ideias centrais e detalhes importantes; definições; novas terminologias; etc.. Isso faz com que se obtenha segurança e não seja necessária a releitura do material;
c) Precisão: É fundamental que a informação sublinhada contenha a idéia principal do parágrafo ou excerto de forma precisa. Muitas vezes, a informação é mutilada porque se sublinhou imprecisamente;
d) Fidelidade: o sublinhado deve refletir o conteúdo do excerto, de modo que a releitura e a revisão possam ser obtidas de forma facilitada. Ao se reler o sublinhado, deve ser possível compreender o documento de base. Se partes não estiverem claras nessa leitura, estarão mais confusas no futuro. A literatura propõe que o sublinhado deve permitir seguir o encadeamento de pensamento. Desse modo, não pode parecer uma lista de palavras não-conectadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Por fim, apresente no quadro (ou entregue em papel) o documento com o texto sublinhado baseado nos 4 critérios propostos no encaminhamento da socialização. Clique aqui para obtê-lo integralmente.
Seguem 2 sugestões para verificação do conteúdo aprendido:
i) Com a mesma dinâmica do "game", ou seja, levantar as mãos, solicite que os alunos que mais se aproximaram da verificação levantem as mãos. O propósito é verificar, de maneira simples e assertiva, uma avaliação do aprendizado dos alunos.
ii) Pergunte aos alunos: O que aprendemos hoje? Ouça a socialização final.
Materiais complementares:
A resolução da atividade está disponível aqui