14108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Freitas Gentil Almeida Cangemi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Tema
Apresente, pelo WhatsApp, o tema da aula: Estratégias de leitura na construção de um esquema. Não dê detalhes sobre os gêneros trabalhados. Observação: compreende-se que o esquema traz o essencial de um texto. A utilidade de um esquema consiste em resumir textos de maneira simples e objetiva para que haja o entendimento do texto de origem. Logo, um esquema deve conter a ideia principal de um texto (ou de cada parágrafo), com frases ou palavras que revelem o essencial, sem qualquer informação ou opinião daquele que o elabora. O esquema, portanto, deve retratar fielmente o texto.

Introdução
A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, encaminhe exemplos de esquemas disponíveis aqui. Solicite informações contextuais, tais como: o que mais chama a atenção no texto? Como o texto se estrutura? O texto é destinado a qual público? Qual é o conteúdo do texto? Chame a atenção para a constituição do esquema. Ressalte os aspectos: texto verbal e texto não verbal; tipo de linguagem; cores; disposição das informações; organização do texto e figuras; origem do infográfico. Peça que anotem suas impressões em seus cadernos de aula.

Desenvolvimento
Peça que os alunos formem duplas com um colega com quem ainda não tenham trabalhado juntos. Convém ressaltar que o trabalho em duplas ajuda alunos diferentes a se relacionar para chegar a uma resposta comum, explora as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos e, por fim, alinha conhecimentos distintos para o desenvolvimento da atividade (mais informações sobre essas trocas estão disponíveis aqui). Para a realização da atividade em grupos, sugira que conversem pelo WhatsApp. Compartilhe com a turma uma cópia dos Materiais complementares referentes ao texto verbal e ao esquema (material 1  disponível aqui; material 2 – disponível aqui). Oriente os alunos a fazer a leitura do material recebido. A leitura é importante para a fluência leitora e a compreensão dos textos (mais informações sobre importância da leitura estão disponíveis aqui). Solicite que todos os alunos respondam no caderno às perguntas 1, 2 e 3 do slide do plano original. Posteriormente, solicite que cada aluno da dupla elabore mais duas perguntas, com suas respectivas respostas, em uma folha separada, e envie para o colega responder. Solicite que os alunos troquem os materiais complementares referentes a um texto verbal e a um esquema entre eles e repitam o processo, a saber: leitura, perguntas, respostas e anotação no caderno. A trocas de documentos será feita pelo WhatsApp.

Fechamento
Como fechamento da aula, peça a socialização das respostas e das informações que foram selecionadas ou excluídas no esquema, advindas do texto. Peça que uma das duplas poste suas respostas no grupo da turma, e que as outras, caso tenham diferenças nas respostas, também as socializem para que sejam sanadas quaisquer dúvidas. Por fim, enfatize que, muito embora o esquema tenha características próprias, é elaborado com base em um texto de origem. Logo, há aspectos (assunto e dados, por exemplo) em comum.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a criar, junto com os alunos, esquemas de estudos para auxiliá-los com as aprendizagens cotidianas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA02

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas