14108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Freitas Gentil Almeida Cangemi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas da área de Ciências Humanas.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ser parte de diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Entendimento do motivo da seleção e exclusão de elementos e/ou informações do texto de origem para retextualizar um texto.

Referências sobre o assunto:

LEITE, M. O resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

PAIVA, F. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê detalhes sobre os gêneros trabalhados.

Observação: Compreende-se que o esquema traz o essencial de um texto. A utilidade de um esquema consiste em resumir textos de maneira simples e objetiva para que ocorra o entendimento do texto de origem. Logo, um esquema deve conter a ideia principal de um texto (ou de cada parágrafo), com frases ou palavras que revelem o essencial, sem qualquer informação ou opinião daquele que o elabora. O esquema, portanto, deve retratar fielmente o texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, projete no quadro um esquema. Para visualizar os esquemas da área de Ciências Humanas, clique aqui.
  • Solicite informações contextuais, tais como:
  • O que mais chama a atenção no texto?
  • Como o texto se estrutura?
  • O texto é destinado a qual público?
  • Qual é o conteúdo do texto?

3. Chame atenção para a constituição do esquema. Ressalte os aspectos:

  • Texto verbal e texto não verbal.
  • Tipo de linguagem.
  • Cores.
  • Disposição das informações.
  • Organização do texto e figuras.
  • Origem do infográfico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos formem duplas com um colega com quem ainda não tenham trabalhado juntos. Convém ressaltar que o trabalho em duplas ajuda alunos diferentes a se relacionar para chegar a uma resposta comum, explora as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos e, por fim, alinha conhecimentos distintos para o desenvolvimento da atividade. Para mais informações, clique aqui.
  • Distribua uma cópia dos Materiais complementares referentes ao texto verbal e ao um esquema para cada dupla.

3. Em duplas, oriente os alunos a realizar uma leitura silenciosa. A leitura é importante para fluência leitora e a compreensão dos textos. Para mais informações sobre a importância da leitura, clique aqui.

Materiais complementares:

Cópia material 1. Clique aqui.

Cópia material 2. Clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que todos os alunos respondam no caderno as perguntas 1, 2 e 3 do slide. Posteriormente, solicite que cada aluno da dupla elabore mais duas perguntas, com suas respectivas respostas em uma folha separada, e dê para o colega responder. Geralmente, em sala de aula, não há espaço para deixar os alunos fazer suas perguntas. Perguntas levam tempo para ser elaboradas e ativam saberes. Assim, aproveite esta atividade para dar protagonismo às perguntas e respostas dos alunos. As perguntas devem ser valorizadas, e as respostas não podem fechar avenidas de pensamento ou de caminhos para ver um problema, no caso, relacionados ao gênero esquema. Para informações a respeito da importância de perguntas em sala de aula, clique aqui.
  • Solicite que os alunos troquem os Materiais complementares referentes a um texto verbal e a um esquema entre eles e repitam o processo, a saber: leitura, perguntas, respostas e anotação no caderno.

Observação: O aluno que estará com o material de texto verbal também deve anotar os aspectos relevantes para responder às perguntas. Certamente, as respostas serão de acordo com um texto verbal. A sistematização e a diferenciação das respostas são bem-vindas, uma vez que trazem as características do gênero e mostram a dependência entre eles.

Materiais complementares:

Cópia material 1. Clique aqui.

Cópia material 2. Clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Como fechamento da aula, peça a socialização das respostas e das informações que foram selecionadas ou excluídas no esquema advindas do texto. Entende-se que a socialização exige o esforço da construção e a verbalização de um ponto de vista individual. Desta forma, valorize a escuta desta verbalização, não permitindo interrupções. Para saber mais sobre o assunto "Socialização na escola", clique aqui.
  • Por fim, enfatize que, muito embora o esquema tenha características próprias, é elaborado com base em um texto de origem. Logo, há aspectos (assunto, dados, por exemplo) iguais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas da área de Ciências Humanas.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ser parte de diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Entendimento do motivo da seleção e exclusão de elementos e/ou informações do texto de origem para retextualizar um texto.

Referências sobre o assunto:

LEITE, M. O resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

PAIVA, F. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê detalhes sobre os gêneros trabalhados.

Observação: Compreende-se que o esquema traz o essencial de um texto. A utilidade de um esquema consiste em resumir textos de maneira simples e objetiva para que ocorra o entendimento do texto de origem. Logo, um esquema deve conter a ideia principal de um texto (ou de cada parágrafo), com frases ou palavras que revelem o essencial, sem qualquer informação ou opinião daquele que o elabora. O esquema, portanto, deve retratar fielmente o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, projete no quadro um esquema. Para visualizar os esquemas da área de Ciências Humanas, clique aqui.
  • Solicite informações contextuais, tais como:
  • O que mais chama a atenção no texto?
  • Como o texto se estrutura?
  • O texto é destinado a qual público?
  • Qual é o conteúdo do texto?

3. Chame atenção para a constituição do esquema. Ressalte os aspectos:

  • Texto verbal e texto não verbal.
  • Tipo de linguagem.
  • Cores.
  • Disposição das informações.
  • Organização do texto e figuras.
  • Origem do infográfico.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos formem duplas com um colega com quem ainda não tenham trabalhado juntos. Convém ressaltar que o trabalho em duplas ajuda alunos diferentes a se relacionar para chegar a uma resposta comum, explora as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos e, por fim, alinha conhecimentos distintos para o desenvolvimento da atividade. Para mais informações, clique aqui.
  • Distribua uma cópia dos Materiais complementares referentes ao texto verbal e ao um esquema para cada dupla.

3. Em duplas, oriente os alunos a realizar uma leitura silenciosa. A leitura é importante para fluência leitora e a compreensão dos textos. Para mais informações sobre a importância da leitura, clique aqui.

Materiais complementares:

Cópia material 1. Clique aqui.

Cópia material 2. Clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que todos os alunos respondam no caderno as perguntas 1, 2 e 3 do slide. Posteriormente, solicite que cada aluno da dupla elabore mais duas perguntas, com suas respectivas respostas em uma folha separada, e dê para o colega responder. Geralmente, em sala de aula, não há espaço para deixar os alunos fazer suas perguntas. Perguntas levam tempo para ser elaboradas e ativam saberes. Assim, aproveite esta atividade para dar protagonismo às perguntas e respostas dos alunos. As perguntas devem ser valorizadas, e as respostas não podem fechar avenidas de pensamento ou de caminhos para ver um problema, no caso, relacionados ao gênero esquema. Para informações a respeito da importância de perguntas em sala de aula, clique aqui.
  • Solicite que os alunos troquem os Materiais complementares referentes a um texto verbal e a um esquema entre eles e repitam o processo, a saber: leitura, perguntas, respostas e anotação no caderno.

Observação: O aluno que estará com o material de texto verbal também deve anotar os aspectos relevantes para responder às perguntas. Certamente, as respostas serão de acordo com um texto verbal. A sistematização e a diferenciação das respostas são bem-vindas, uma vez que trazem as características do gênero e mostram a dependência entre eles.

Materiais complementares:

Cópia material 1. Clique aqui.

Cópia material 2. Clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Como fechamento da aula, peça a socialização das respostas e das informações que foram selecionadas ou excluídas no esquema advindas do texto. Entende-se que a socialização exige o esforço da construção e a verbalização de um ponto de vista individual. Desta forma, valorize a escuta desta verbalização, não permitindo interrupções. Para saber mais sobre o assunto "Socialização na escola", clique aqui.
  • Por fim, enfatize que, muito embora o esquema tenha características próprias, é elaborado com base em um texto de origem. Logo, há aspectos (assunto, dados, por exemplo) iguais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano