14107
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Freitas Gentil Almeida Cangemi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Introdução 
Apresente, por meio do WhatsApp, o slide da Introdução com a proposta da aula para que os alunos saibam que trabalharão com o gênero resumo em textos da área de Ciências Humanas. Não é necessário tecer uma explicação prévia sobre o gênero, uma vez que a construção se dará durante a aula. Na introdução da aula, dois pontos serão importantes: 1. verificação de conhecimento prévio sobre o gênero proposto e 2. organização da turma em grupos para a proposta de "Rotação por Estações". Para melhor visualização da proposta "Rotação por Estações", assista ao vídeo disponível aqui, que traz uma das possibilidades de organização. Inicie a aula questionando quem já ouviu falar sobre resumos: quem sabe o que é um resumo? Peça que “dê um joinha” (emoji) no WhatsApp quem tiver uma resposta positiva e que acene com o dedo para baixo (emoji) quem tiver uma resposta negativa. Aguarde as respostas dos alunos. Observação: de acordo com a proposta da BNCC, o gênero Resumo está previsto desde o 6º ano. Portanto, é importante a verbalização dos alunos para verificação de conhecimento prévio ou não. Organize a turma em grupos de quatro integrantes. Para que ocorra a socialização de saberes, a disposição do grupo deve ser: pelo menos, um aluno que conheça, mesmo que minimamente, algo sobre o gênero proposto, e alunos que desconhecem o gênero proposto. Posteriormente, solicite que os próprios alunos determinem as seguintes funções para o grupo: leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares); redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo); porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo); apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo, entrar em contato com o professor caso haja dúvidas, encaminhar o material ao professor etc.).

Desenvolvimento
Disponibilize o resumo do perfil (escrito) sobre Clarice Lispector, disponível aqui, como documento de Word pelo WhatsApp. Solicite que todos os alunos determinados como "leitores" leiam o texto para os demais. Para isso, peça que os pequenos grupos se reúnam por chamada de vídeo no WhatsApp ou que os “leitores” gravem a leitura e a encaminhe em seu pequeno grupo (de 4 integrantes), como áudio, para que todos os acompanhem. Em seguida, na segunda estação, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela disponível aqui. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) a respeito da constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondido para que serve o resumo. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo. Proponha aos alunos um tempo determinado para a realização dessa atividade (tendo em vista que o tempo em aulas remotas assíncronas é diferente do tempo das aulas presenciais ou síncronas). Motive-os à reflexão e ao diálogo. Em seguida, avise-os que será vez da terceira estação. Compartilhe com a turma o vídeo (disponível aqui) que traz um resumo sobre o perfil de Clarice Lispector. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitores" teçam as primeiras impressões sobre o vídeo para os demais. Após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. A quarta estação se dará com o encaminhamento de um infográfico a respeito do perfil biográfico de Clarice Lispector. Solicite que todos os alunos observem o infográfico e os que estão determinados como "leitores" leiam os dados do resumo do artigo. Caso necessário, relembre os alunos de suas funções.

Fechamento
Peça ao “apoio” do grupo que compartilhe com a turma as tabelas já preenchidas. Compare as tabelas dos grupos e, se necessário, faça suas interferências. Por fim, solicite que o redator de cada grupo adeque as respostas da tabela de acordo com o proposto. Veja uma sugestão de preenchimento da tabela disponível aqui.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a conhecer um pouco sobre Clarice Lispector acompanhando os materiais gráficos e infográficos enviados aos alunos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA01

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas