Atividade para impressão - Perfil Clarice Lispector
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação e campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Lápis e borracha. Textos disponíveis em fotocópia. Tecnologia digital (notebook ou tablet).
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- percepção dos elementos essenciais do gênero;
- coleta de informações do texto para elaboração reflexão sobre o gênero resumo;
- contextualização do texto de origem;
- determinação do propósito ou o objetivo do texto de origem.
Referências sobre o assunto:
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente, por meio da leitura do slide, a proposta da aula para que os alunos saibam que trabalharão com o gênero resumo em textos da área de Ciências Humanas. Não é necessário tecer uma explicação prévia sobre o gênero, uma vez que a construção se dará durante a aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Na introdução da aula, dois pontos serão importantes: i) verificação de conhecimento prévio sobre o gênero proposto e ii) organização da sala para a proposta de "Rotação por Estações". Para melhor visualização da proposta "Rotação por Estação", clique aqui e assista ao vídeo que traz uma das possibilidades de organização.
2. Para contemplar i), inicie a aula com a pergunta do slide feita oralmente. Aguarde as respostas dos alunos.
Observação: De acordo com a proposta da BCNN, o gênero Resumo está previsto desde o 6º ano. Assim, é importante a verbalização dos alunos para verificação de conhecimento prévio ou não, isto é, as expectativas de respostas advindas dos alunos podem ser i) eu conheço ou já ouvi falar sobre o que é um "Resumo" ou ii) eu não conheço ou já ouvi falar sobre o que é um "Resumo".
3. Organização da sala: crie, na sala de aula, grupos de quatro alunos. Os grupos têm de formar um semicírculo (para verificar a disposição adequada da sala clique aqui). Cada grupo, deve contemplar, pelo menos, um aluno que tenha respondido saber algo sobre "Resumo".
Para que ocorra a socialização de saberes, a disposição do grupo deve ser:
- pelo menos, um aluno que conheça, mesmo que minimamente, algo sobre o gênero proposto;
- alunos que desconhecem o gênero proposto.
4. Posteriormente, solicite que os próprios alunos determinem as seguintes funções para os alunos do grupo:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1. Entregue para o grupo o resumo do perfil (escrito) sobre Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitor" leiam para os demais o texto. Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar e imprimir o texto do material trabalhado, clique aqui.
Para acessar e imprimir o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Reproduza para o grupo o vídeo que traz um resumo sobre o perfil (vídeo) de Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitor" teçam as primeiras impressões sobre o vídeo para os demais o resumo do artigo.
Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar o vídeo trabalhado, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para o grupo o infográfico a respeito do perfil biográfico de Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos observem o infográfico e os que estão determinados como "leitor", leiam dos dados para os demais o resumo do artigo. Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar o texto do material trabalhado, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Reproduza ou projete a tabela no quadro.
- Preencha o quadro, coletivamente, a partir da socialização das respostas pelo porta voz de cada grupo.
- Com o intuito de trabalhar os gêneros textuais que trazem o resumo, ressalte as características semelhantes e diferentes que compõem a tabela.
- Oralmente, solicite que o porta-voz de cada grupo socialize, também, as diferenças e as equivalências.
- Por fim, solicite que o redator de cada grupo adeque as respostas da tabela de acordo com o proposto. Para visualizar uma sugestão de preenchimento da tabela, clique aqui.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Introdução
Apresente, por meio do WhatsApp, o slide da Introdução com a proposta da aula para que os alunos saibam que trabalharão com o gênero resumo em textos da área de Ciências Humanas. Não é necessário tecer uma explicação prévia sobre o gênero, uma vez que a construção se dará durante a aula. Na introdução da aula, dois pontos serão importantes: 1. verificação de conhecimento prévio sobre o gênero proposto e 2. organização da turma em grupos para a proposta de "Rotação por Estações". Para melhor visualização da proposta "Rotação por Estações", assista ao vídeo disponível aqui, que traz uma das possibilidades de organização. Inicie a aula questionando quem já ouviu falar sobre resumos: quem sabe o que é um resumo? Peça que “dê um joinha” (emoji) no WhatsApp quem tiver uma resposta positiva e que acene com o dedo para baixo (emoji) quem tiver uma resposta negativa. Aguarde as respostas dos alunos. Observação: de acordo com a proposta da BNCC, o gênero Resumo está previsto desde o 6º ano. Portanto, é importante a verbalização dos alunos para verificação de conhecimento prévio ou não. Organize a turma em grupos de quatro integrantes. Para que ocorra a socialização de saberes, a disposição do grupo deve ser: pelo menos, um aluno que conheça, mesmo que minimamente, algo sobre o gênero proposto, e alunos que desconhecem o gênero proposto. Posteriormente, solicite que os próprios alunos determinem as seguintes funções para o grupo: leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares); redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo); porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo); apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo, entrar em contato com o professor caso haja dúvidas, encaminhar o material ao professor etc.).
Desenvolvimento
Disponibilize o resumo do perfil (escrito) sobre Clarice Lispector, disponível aqui, como documento de Word pelo WhatsApp. Solicite que todos os alunos determinados como "leitores" leiam o texto para os demais. Para isso, peça que os pequenos grupos se reúnam por chamada de vídeo no WhatsApp ou que os “leitores” gravem a leitura e a encaminhe em seu pequeno grupo (de 4 integrantes), como áudio, para que todos os acompanhem. Em seguida, na segunda estação, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela disponível aqui. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) a respeito da constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondido para que serve o resumo. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo. Proponha aos alunos um tempo determinado para a realização dessa atividade (tendo em vista que o tempo em aulas remotas assíncronas é diferente do tempo das aulas presenciais ou síncronas). Motive-os à reflexão e ao diálogo. Em seguida, avise-os que será vez da terceira estação. Compartilhe com a turma o vídeo (disponível aqui) que traz um resumo sobre o perfil de Clarice Lispector. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitores" teçam as primeiras impressões sobre o vídeo para os demais. Após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. A quarta estação se dará com o encaminhamento de um infográfico a respeito do perfil biográfico de Clarice Lispector. Solicite que todos os alunos observem o infográfico e os que estão determinados como "leitores" leiam os dados do resumo do artigo. Caso necessário, relembre os alunos de suas funções.
Fechamento
Peça ao “apoio” do grupo que compartilhe com a turma as tabelas já preenchidas. Compare as tabelas dos grupos e, se necessário, faça suas interferências. Por fim, solicite que o redator de cada grupo adeque as respostas da tabela de acordo com o proposto. Veja uma sugestão de preenchimento da tabela disponível aqui.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a conhecer um pouco sobre Clarice Lispector acompanhando os materiais gráficos e infográficos enviados aos alunos.