Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação e campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Lápis e borracha. Textos disponíveis em fotocópia. Tecnologia digital (notebook ou tablet).
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- percepção dos elementos essenciais do gênero;
- coleta de informações do texto para elaboração reflexão sobre o gênero resumo;
- contextualização do texto de origem;
- determinação do propósito ou o objetivo do texto de origem.
Referências sobre o assunto:
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente, por meio da leitura do slide, a proposta da aula para que os alunos saibam que trabalharão com o gênero resumo em textos da área de Ciências Humanas. Não é necessário tecer uma explicação prévia sobre o gênero, uma vez que a construção se dará durante a aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Na introdução da aula, dois pontos serão importantes: i) verificação de conhecimento prévio sobre o gênero proposto e ii) organização da sala para a proposta de "Rotação por Estações". Para melhor visualização da proposta "Rotação por Estação", clique aqui e assista ao vídeo que traz uma das possibilidades de organização.
2. Para contemplar i), inicie a aula com a pergunta do slide feita oralmente. Aguarde as respostas dos alunos.
Observação: De acordo com a proposta da BCNN, o gênero Resumo está previsto desde o 6º ano. Assim, é importante a verbalização dos alunos para verificação de conhecimento prévio ou não, isto é, as expectativas de respostas advindas dos alunos podem ser i) eu conheço ou já ouvi falar sobre o que é um "Resumo" ou ii) eu não conheço ou já ouvi falar sobre o que é um "Resumo".
3. Organização da sala: crie, na sala de aula, grupos de quatro alunos. Os grupos têm de formar um semicírculo (para verificar a disposição adequada da sala clique aqui). Cada grupo, deve contemplar, pelo menos, um aluno que tenha respondido saber algo sobre "Resumo".
Para que ocorra a socialização de saberes, a disposição do grupo deve ser:
- pelo menos, um aluno que conheça, mesmo que minimamente, algo sobre o gênero proposto;
- alunos que desconhecem o gênero proposto.
4. Posteriormente, solicite que os próprios alunos determinem as seguintes funções para os alunos do grupo:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1. Entregue para o grupo o resumo do perfil (escrito) sobre Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitor" leiam para os demais o texto. Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar e imprimir o texto do material trabalhado, clique aqui.
Para acessar e imprimir o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Reproduza para o grupo o vídeo que traz um resumo sobre o perfil (vídeo) de Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos que estão determinados como "leitor" teçam as primeiras impressões sobre o vídeo para os demais o resumo do artigo.
Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar o vídeo trabalhado, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para o grupo o infográfico a respeito do perfil biográfico de Clarice Lispector.
2. Solicite que todos os alunos observem o infográfico e os que estão determinados como "leitor", leiam dos dados para os demais o resumo do artigo. Caso necessário, relembre os alunos suas funções, a saber:
- leitor (aluno que respondeu positivamente ao conhecimento do gênero e ficará responsável pela leitura dos materiais complementares);
- redator (aluno que anotará as discussões e respostas finais do grupo) ;
- porta-voz (aluno que verbalizará as respostas finais do grupo);
- apoio (aluno que auxiliará todo o grupo com as demandas solicitadas, por exemplo: folha, canetas, borracha, verificação de tempo etc.).
3. Em seguida, após a discussão em grupo, o redator deve anotar os dados referentes ao gênero na tabela. É importante ressaltar que os itens da tabela proposta seguem o que é estabelecido por Rojo e Barbosa (2015) referente à constituição de um gênero. O item "Conteúdo" diz respeito ao assunto que é tratado no texto; o rótulo "Composição" se refere às partes que constituem o texto, por exemplo: ilustrações, figuras etc.; "Linguagem" consiste em verificar as (im)precisões ortográficas e/ou gramaticais; no item "Função social", é respondida a pergunta: Para que serve o resumo?. Se necessário, relembre a designações de cada aluno no grupo.
4. Circule entre os grupos para orientar, sem responder, a atividade e acompanhar estudantes que precisam de atenção. Motive a reflexão e o diálogo.
Materiais complementares:
Para acessar o texto do material trabalhado, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Reproduza ou projete a tabela no quadro.
- Preencha o quadro, coletivamente, a partir da socialização das respostas pelo porta voz de cada grupo.
- Com o intuito de trabalhar os gêneros textuais que trazem o resumo, ressalte as características semelhantes e diferentes que compõem a tabela.
- Oralmente, solicite que o porta-voz de cada grupo socialize, também, as diferenças e as equivalências.
- Por fim, solicite que o redator de cada grupo adeque as respostas da tabela de acordo com o proposto. Para visualizar uma sugestão de preenchimento da tabela, clique aqui.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo referente à tabela, clique aqui.