14105
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

- Computador e data show para projetar a página do verbete enciclopédico digital (o mesmo termo da versão impressa) ou celulares ou laboratório de informática e internet, podendo adaptar trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados.
- Verbetes com informações complementares, semelhantes, diferentes e/ou contraditórias:
- Impresso - Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, páginas 2586-2589.
- Digitais - https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia e https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 - Dicionários.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipedia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode ter dificuldade para perceber contradições, posicionando-se criticamente.

Referências sobre o assunto:

- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

1. Destaque para os estudantes que para consultar significados de palavras, geralmente, usamos dicionários. E quando precisamos de informações mais detalhadas, onde podemos pesquisar?

2. Ouça as diversas possibilidades de pesquisa que citarem e, numa conversa, destaque para os estudantes que uma das possibilidades de consulta para esses fins é o verbete de enciclopédia porque ele traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.

3. Apresente o seguinte questionamento para os alunos:

-Você sabe que em verbetes de enciclopédia podemos encontrar informações contraditórias, semelhantes e complementares. Vamos descobrir o que essas palavras significam?

4. Posteriormente, distribua dicionários para os alunos. Em seguida, realize a brincadeira “Desembainhar o dicionário”: Os alunos devem colocar o dicionário para cima, com os braços esticados. Quando o professor disser a expressão “desembainhar o dicionário: 1, 2, 3”, os alunos devem procurar a palavra dada. Quem achar, deve começar a ler o significado e marca um ponto.
Serão três rodadas, uma para cada palavra. São elas: semelhante, complementar e contraditório.
Observação: Esta é uma forma lúdica de treinar o uso do dicionário e também de entender o sentido das palavras que serão trabalhadas em cada estação.

5. Após a leitura da palavra e a marcação do ponto, os alunos devem anotar no caderno de forma sucinta e parafraseada o significado dessas palavras.

Observação: Tenha cuidado para não ultrapassar 2 minutos em cada palavra.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Crie três estações de trabalho.
Observação: O número de componentes em cada estação será determinado de acordo com o quantitativo de alunos na turma.

Caso tenha dúvida nesta metodologia de trabalho, você pode consultar o vídeo sobre Rotação por estações no item Material complementar, no final destas orientações.

2. Imprima estas três atividades e coloque cada uma numa das estações.

Estação 1 - Informações contraditórias: clique aqui

Estação 2 - Informações semelhantes: clique aqui

Estação 3 - Informações complementares: clique aqui

Observações: Serão três rodadas, uma para cada tipo de informação. Ao término de cada rodada, os alunos mudam de estação.

Tenha cuidado para não ultrapassar o tempo de 7 minutos em cada rodada, totalizando 21 minutos, inclusive para mudança de estação.

Para a atividade de informações contraditórias, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações são contraditórias em relação aos pioneiros da fotografia?
- Em qual(is) do(s) texto(s) vocês confiariam mais? Por quê?
Em relação à primeira questão, os alunos deverão observar que o texto 2 não traz Niépce como o primeiro inventor da fotografia, como os textos 1 e 3 e, sim, Daguerre. Também deverão notar que enquanto o texto 1 traz 1826 como a data da primeira fotografia, o texto 3 informa que é 1824.
Sobre o segundo questionamento, os alunos deverão refletir que a enciclopédia impressa tem mais credibilidade por ser produzida por especialistas.

Para a atividade de informações semelhantes, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações são semelhantes em relação aos inventos dos pioneiros da fotografia?
- Desta forma, conclui-se que estas informações são confiáveis ou não?
Na primeira questão, os alunos deverão perceber que ambos os textos dizem que com o procedimento inventado por Daguerre obtinha-se uma única imagem sobre uma lâmina metálica e também que Fox Talbot inventou o negativo.

Para a atividade de informações complementares, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações complementares há sobre Fox Talbot?
- Por que o texto 2 apresenta mais informações que o texto 1?
Sobre a primeira questão, os alunos devem observar que o texto 2 informa o local onde Talbot inventou o negativo (Grã Bretanha), assim como o nome do processo (Calotipia) e a explicação sobre o funcionamento do processo de revelação.
Já em relação à segunda, os alunos deverão perceber que, por ser uma enciclopédia direcionada para diversos tipos de público, inclusive o adulto especialista, a Barsa Universal traz informações mais completas, do que a Britannica Escola, que é para estudantes de variadas idades.

3. No final, sintetize as respostas dos questionamentos sobre cada tipo de informação respondidas pelos alunos nas estações para que não fiquem dúvidas.

Observação: Não ultrapasse 9 minutos nesta sintetização.

Observações:

- Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema e elabore outras questões.

- Dependendo do perfil da turma, para otimizar o tempo, em vez de solicitar que os alunos se desloquem de estações, mude apenas as atividades, ou seja, os estudantes continuam nas estações e recebem apenas outra atividade.

Material complementar: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U

Neste material, você encontra orientações sobre o funcionamento da metodologia de “rotação por estações”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete na tela a seguinte reflexão para os alunos:
- Sabendo que os verbetes de enciclopédia podem conter informações semelhantes, contraditórias e complementares, qual deve ser a postura do leitor ao fazer uma pesquisa por meio de verbetes?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Peça a alguns alunos que socializem as respostas.

2. Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que, ao consultar um verbete de enciclopédia, devem recorrer a mais de uma fonte, comparando-as a fim de verificar a veracidade das informações e também ampliar a pesquisa por meio de dados complementares.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

- Computador e data show para projetar a página do verbete enciclopédico digital (o mesmo termo da versão impressa) ou celulares ou laboratório de informática e internet, podendo adaptar trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados.
- Verbetes com informações complementares, semelhantes, diferentes e/ou contraditórias:
- Impresso - Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, páginas 2586-2589.
- Digitais - https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia e https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 - Dicionários.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipedia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode ter dificuldade para perceber contradições, posicionando-se criticamente.

Referências sobre o assunto:

- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

1. Destaque para os estudantes que para consultar significados de palavras, geralmente, usamos dicionários. E quando precisamos de informações mais detalhadas, onde podemos pesquisar?

2. Ouça as diversas possibilidades de pesquisa que citarem e, numa conversa, destaque para os estudantes que uma das possibilidades de consulta para esses fins é o verbete de enciclopédia porque ele traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.

3. Apresente o seguinte questionamento para os alunos:

-Você sabe que em verbetes de enciclopédia podemos encontrar informações contraditórias, semelhantes e complementares. Vamos descobrir o que essas palavras significam?

4. Posteriormente, distribua dicionários para os alunos. Em seguida, realize a brincadeira “Desembainhar o dicionário”: Os alunos devem colocar o dicionário para cima, com os braços esticados. Quando o professor disser a expressão “desembainhar o dicionário: 1, 2, 3”, os alunos devem procurar a palavra dada. Quem achar, deve começar a ler o significado e marca um ponto.
Serão três rodadas, uma para cada palavra. São elas: semelhante, complementar e contraditório.
Observação: Esta é uma forma lúdica de treinar o uso do dicionário e também de entender o sentido das palavras que serão trabalhadas em cada estação.

5. Após a leitura da palavra e a marcação do ponto, os alunos devem anotar no caderno de forma sucinta e parafraseada o significado dessas palavras.

Observação: Tenha cuidado para não ultrapassar 2 minutos em cada palavra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Crie três estações de trabalho.
Observação: O número de componentes em cada estação será determinado de acordo com o quantitativo de alunos na turma.

Caso tenha dúvida nesta metodologia de trabalho, você pode consultar o vídeo sobre Rotação por estações no item Material complementar, no final destas orientações.

2. Imprima estas três atividades e coloque cada uma numa das estações.

Estação 1 - Informações contraditórias: clique aqui

Estação 2 - Informações semelhantes: clique aqui

Estação 3 - Informações complementares: clique aqui

Observações: Serão três rodadas, uma para cada tipo de informação. Ao término de cada rodada, os alunos mudam de estação.

Tenha cuidado para não ultrapassar o tempo de 7 minutos em cada rodada, totalizando 21 minutos, inclusive para mudança de estação.

Para a atividade de informações contraditórias, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações são contraditórias em relação aos pioneiros da fotografia?
- Em qual(is) do(s) texto(s) vocês confiariam mais? Por quê?
Em relação à primeira questão, os alunos deverão observar que o texto 2 não traz Niépce como o primeiro inventor da fotografia, como os textos 1 e 3 e, sim, Daguerre. Também deverão notar que enquanto o texto 1 traz 1826 como a data da primeira fotografia, o texto 3 informa que é 1824.
Sobre o segundo questionamento, os alunos deverão refletir que a enciclopédia impressa tem mais credibilidade por ser produzida por especialistas.

Para a atividade de informações semelhantes, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações são semelhantes em relação aos inventos dos pioneiros da fotografia?
- Desta forma, conclui-se que estas informações são confiáveis ou não?
Na primeira questão, os alunos deverão perceber que ambos os textos dizem que com o procedimento inventado por Daguerre obtinha-se uma única imagem sobre uma lâmina metálica e também que Fox Talbot inventou o negativo.

Para a atividade de informações complementares, os alunos deverão responder às seguintes questões:

- Leia os textos e observe que informações complementares há sobre Fox Talbot?
- Por que o texto 2 apresenta mais informações que o texto 1?
Sobre a primeira questão, os alunos devem observar que o texto 2 informa o local onde Talbot inventou o negativo (Grã Bretanha), assim como o nome do processo (Calotipia) e a explicação sobre o funcionamento do processo de revelação.
Já em relação à segunda, os alunos deverão perceber que, por ser uma enciclopédia direcionada para diversos tipos de público, inclusive o adulto especialista, a Barsa Universal traz informações mais completas, do que a Britannica Escola, que é para estudantes de variadas idades.

3. No final, sintetize as respostas dos questionamentos sobre cada tipo de informação respondidas pelos alunos nas estações para que não fiquem dúvidas.

Observação: Não ultrapasse 9 minutos nesta sintetização.

Observações:

- Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema e elabore outras questões.

- Dependendo do perfil da turma, para otimizar o tempo, em vez de solicitar que os alunos se desloquem de estações, mude apenas as atividades, ou seja, os estudantes continuam nas estações e recebem apenas outra atividade.

Material complementar: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U

Neste material, você encontra orientações sobre o funcionamento da metodologia de “rotação por estações”.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete na tela a seguinte reflexão para os alunos:
- Sabendo que os verbetes de enciclopédia podem conter informações semelhantes, contraditórias e complementares, qual deve ser a postura do leitor ao fazer uma pesquisa por meio de verbetes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Peça a alguns alunos que socializem as respostas.

2. Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que, ao consultar um verbete de enciclopédia, devem recorrer a mais de uma fonte, comparando-as a fim de verificar a veracidade das informações e também ampliar a pesquisa por meio de dados complementares.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP30 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano