14104
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Computador e projetor multimídia para apresentar a página do verbete enciclopédico digital ou celulares ou laboratório de informática;

- Acesso à internet;

- Verbete de enciclopédia digital: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208.

- Canetas marca-texto;

Observação: Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à internet na escola ou a computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para ter acesso ao texto impresso, clique aqui.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em diferenciar informações essenciais das secundárias.

Referências sobre o assunto:

- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

1. A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, projete o verbete de enciclopédia digital presente no link abaixo e escolha no verbete enciclopédico o subtítulo “Utilização” da fotografia na sociedade.

Link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 (Fonte: Escola Britannica, disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acessado em: 06 de agosto de 2018)

Observações:

- Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à Internet na escola ou computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para acessar o texto impresso, clique aqui. Lembrando que é importante o acesso de forma digital devido às diferenças entre o suporte impresso e o digital, como, por exemplo, o acesso aos hiperlinks como meio para acesso a informações secundárias.

- Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema.

2. Peça que um aluno leia este trecho do verbete.

3. Após a leitura, faça os seguintes questionamentos, que deverão ser respondidos numa conversa informal, propiciando um momento de reflexão.

A) Existe verbete de dicionário e verbete de enciclopédia. Este que vocês acabaram de ler é de que tipo? Como chegaram a essa conclusão?

B) Sendo assim, qual a finalidade de um verbete de enciclopédia?

Deixe os alunos fazerem suposições e conduza a discussão de modo que percebam que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados e isso que o diferencia de um verbete de dicionário. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.

4. Em seguida, faça o seguinte questionamento:
- Todas as informações presentes neste trecho de verbete de enciclopédia são essenciais para o entendimento dele?

Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que um verbete de enciclopédia pode trazer informações essenciais e secundárias. Para que os alunos percebam isso, cite um exemplo dentro do verbete projetado, como o seguinte trecho: “As pessoas costumam fotografar suas viagens, festas, aniversários, casamentos, nascimento de filhos e reuniões com amigos e familiares”, já que ele é apenas a explicação do termo “hobby” citado anteriormente. Saliente que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto como adorno, mas sim para complementar a informação essencial.

5. Se você estiver usando o verbete no seu suporte digital, chame a atenção para os hiperlinks. Explique que eles dão acesso a outros verbetes. Em seguida, faça com que os alunos reflitam se essas informações seriam essenciais para o entendimento do verbete “Fotografia” ou secundárias.

Leve os alunos a perceberem, por meio de questionamentos, que essas informações são secundárias, uma vez que não se referem diretamente à temática do verbete, mas sim a outros verbetes que falam de outros temas. Exemplo de questionamentos: Se esses hiperlinks levaram a outros assuntos, que não são sobre a utilização da fotografia, eles são secundários ou essenciais?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. A partir da discussão realizada na introdução, comente que haverá a análise de como as informações essenciais e secundárias aparecem num verbete de enciclopédia digital.

2. Divida a turma em 8 times e distribua cada parte do texto de forma impressa: Introdução, utilização, como fotografar e história. Como são 4 partes e 8 times, então cada parte de ser distribuída para dois times. Peça que os grupos releiam os fragmentos, discutindo essa escolha, baseando-se no conceito construído na introdução. Os alunos deverão pintar as informações principais de uma cor e as secundárias de outra, usando, para isso, canetas marca-texto. Essa técnica de marcação ajuda na organização das informações do texto.

3. Acompanhe as discussões nos grupos, fazendo mediações, a fim de observar as escolhas feitas pelos alunos e reorientar, se necessário.

Observação: Determine a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma. A sugestão de 8 times foi feita devido a serem quatro subtítulos, mas, manter apenas 4 grupos poderia gerar times muito grandes, sendo assim, optou-se pelo dobro para que fossem utilizados cada parte em dois times. Porém, tenha liberdade para modificar esse quantitativo.

Observação: Não ultrapasse 14 minutos na realização destas ações para não prejudicar o andamento das demais atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Solicite que um representante de cada time apresente, oralmente, o que marcaram como informação essencial e explique o porquê. Os representantes dos dois times que receberam a mesma parte deverão ir à frente juntos. Um apresenta e o outro comenta as diferenças de marcações, caso haja, para que cheguem, junto com a turma, a um consenso sobre a marcação realizada.

Observações:

- Ao fazerem a explicação sobre o porquê de terem escolhido uma informação como essencial, os estudantes já evidenciam implicitamente o que entenderam também sobre as informações secundárias.

Observação: Não ultrapasse 16 minutos, 4 minutos para cada time, na realização desta ação para não prejudicar o andamento da etapa de conclusão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete na tela a seguinte reflexão para os alunos:
Baseando-se na finalidade de um verbete de enciclopédia, reflita: Que prejuízos um estudioso teria se esse tipo de texto não trouxesse informações secundárias?

2. Conduza a reflexão de forma coletiva e peça que, ao final da discussão, anotem, no caderno, a conclusão a que chegarem.

3. Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que uma das respostas possíveis é que um verbete enciclopédico traz informações mais completas do que um verbete de dicionário, por exemplo, por isso ele possui dados extras, indo além dos principais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do leitor.

Observação: Tome cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos nesta atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Peça a alguns alunos que leiam a conclusão a que chegaram, salientando que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto para adornar, mas sim para complementar a informação essencial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Computador e projetor multimídia para apresentar a página do verbete enciclopédico digital ou celulares ou laboratório de informática;

- Acesso à internet;

- Verbete de enciclopédia digital: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208.

- Canetas marca-texto;

Observação: Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à internet na escola ou a computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para ter acesso ao texto impresso, clique aqui.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em diferenciar informações essenciais das secundárias.

Referências sobre o assunto:

- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

1. A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, projete o verbete de enciclopédia digital presente no link abaixo e escolha no verbete enciclopédico o subtítulo “Utilização” da fotografia na sociedade.

Link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 (Fonte: Escola Britannica, disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acessado em: 06 de agosto de 2018)

Observações:

- Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à Internet na escola ou computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para acessar o texto impresso, clique aqui. Lembrando que é importante o acesso de forma digital devido às diferenças entre o suporte impresso e o digital, como, por exemplo, o acesso aos hiperlinks como meio para acesso a informações secundárias.

- Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema.

2. Peça que um aluno leia este trecho do verbete.

3. Após a leitura, faça os seguintes questionamentos, que deverão ser respondidos numa conversa informal, propiciando um momento de reflexão.

A) Existe verbete de dicionário e verbete de enciclopédia. Este que vocês acabaram de ler é de que tipo? Como chegaram a essa conclusão?

B) Sendo assim, qual a finalidade de um verbete de enciclopédia?

Deixe os alunos fazerem suposições e conduza a discussão de modo que percebam que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados e isso que o diferencia de um verbete de dicionário. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.

4. Em seguida, faça o seguinte questionamento:
- Todas as informações presentes neste trecho de verbete de enciclopédia são essenciais para o entendimento dele?

Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que um verbete de enciclopédia pode trazer informações essenciais e secundárias. Para que os alunos percebam isso, cite um exemplo dentro do verbete projetado, como o seguinte trecho: “As pessoas costumam fotografar suas viagens, festas, aniversários, casamentos, nascimento de filhos e reuniões com amigos e familiares”, já que ele é apenas a explicação do termo “hobby” citado anteriormente. Saliente que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto como adorno, mas sim para complementar a informação essencial.

5. Se você estiver usando o verbete no seu suporte digital, chame a atenção para os hiperlinks. Explique que eles dão acesso a outros verbetes. Em seguida, faça com que os alunos reflitam se essas informações seriam essenciais para o entendimento do verbete “Fotografia” ou secundárias.

Leve os alunos a perceberem, por meio de questionamentos, que essas informações são secundárias, uma vez que não se referem diretamente à temática do verbete, mas sim a outros verbetes que falam de outros temas. Exemplo de questionamentos: Se esses hiperlinks levaram a outros assuntos, que não são sobre a utilização da fotografia, eles são secundários ou essenciais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. A partir da discussão realizada na introdução, comente que haverá a análise de como as informações essenciais e secundárias aparecem num verbete de enciclopédia digital.

2. Divida a turma em 8 times e distribua cada parte do texto de forma impressa: Introdução, utilização, como fotografar e história. Como são 4 partes e 8 times, então cada parte de ser distribuída para dois times. Peça que os grupos releiam os fragmentos, discutindo essa escolha, baseando-se no conceito construído na introdução. Os alunos deverão pintar as informações principais de uma cor e as secundárias de outra, usando, para isso, canetas marca-texto. Essa técnica de marcação ajuda na organização das informações do texto.

3. Acompanhe as discussões nos grupos, fazendo mediações, a fim de observar as escolhas feitas pelos alunos e reorientar, se necessário.

Observação: Determine a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma. A sugestão de 8 times foi feita devido a serem quatro subtítulos, mas, manter apenas 4 grupos poderia gerar times muito grandes, sendo assim, optou-se pelo dobro para que fossem utilizados cada parte em dois times. Porém, tenha liberdade para modificar esse quantitativo.

Observação: Não ultrapasse 14 minutos na realização destas ações para não prejudicar o andamento das demais atividades.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Solicite que um representante de cada time apresente, oralmente, o que marcaram como informação essencial e explique o porquê. Os representantes dos dois times que receberam a mesma parte deverão ir à frente juntos. Um apresenta e o outro comenta as diferenças de marcações, caso haja, para que cheguem, junto com a turma, a um consenso sobre a marcação realizada.

Observações:

- Ao fazerem a explicação sobre o porquê de terem escolhido uma informação como essencial, os estudantes já evidenciam implicitamente o que entenderam também sobre as informações secundárias.

Observação: Não ultrapasse 16 minutos, 4 minutos para cada time, na realização desta ação para não prejudicar o andamento da etapa de conclusão.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete na tela a seguinte reflexão para os alunos:
Baseando-se na finalidade de um verbete de enciclopédia, reflita: Que prejuízos um estudioso teria se esse tipo de texto não trouxesse informações secundárias?

2. Conduza a reflexão de forma coletiva e peça que, ao final da discussão, anotem, no caderno, a conclusão a que chegarem.

3. Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que uma das respostas possíveis é que um verbete enciclopédico traz informações mais completas do que um verbete de dicionário, por exemplo, por isso ele possui dados extras, indo além dos principais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do leitor.

Observação: Tome cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos nesta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Peça a alguns alunos que leiam a conclusão a que chegaram, salientando que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto para adornar, mas sim para complementar a informação essencial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP30 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano