14103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Enciclopédias impressas (geralmente as bibliotecas escolares possuem) ou imagens de enciclopédias para serem projetadas, caso a escola não possua as enciclopédias;
- Texto fotocopiado de um verbete enciclopédico retirado de uma enciclopédia impressa;
- Computador e datashow para projetar a página do verbete enciclopédico digital (do mesmo termo da versão impressa) ou celulares para acessar o verbete, ou laboratório de informática com internet. A apresentação do verbete digital pode ser adaptada trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados;

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter preconceito com o gênero por considerá-lo de difícil entendimento devido ao uso de linguagem formal e de termos técnicos. Também podem não conseguir identificar as diferenças entre o impresso e o digital, além da identificação de hiperlinks.

Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: Acessado em: 03/07/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta:

  • De que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Para ativar o conhecimento prévio, projete este slide e faça as perguntas exibidas, uma a uma, de forma breve.

2. Essas perguntas devem ser respondidas oralmente e esquematizadas no quadro na forma de um mapa mental. Conduza a mediação da conversa de forma que os alunos percebam que as pessoas recorrem a uma enciclopédia para pesquisar sobre um dado assunto, que, portanto, circula em ambientes de pesquisa e estudo (nas impressas nos livros e nas digitais em sites), para um público com esse tipo de objetivo. Antigamente, elas eram impressas e produzidas em volumes e, atualmente, a maioria consulta as versões digitais, que possui uma linguagem mais coloquial por não ser produzida necessariamente por especialistas, como as impressas. Além disso, comente que as palavras-chave que orientam a busca numa enciclopédia são chamadas de verbetes enciclopédicos.

Observação: Atente-se para o tempo previsto para esta atividade, de modo a mediar a discussão oral para que não perca o foco previsto. O aprofundamento dessas questões será realizado no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de mapa mental a partir desses questionamentos, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

1. Forme times de trabalho, determinando a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma.


2. A partir das respostas socializadas para as questões motivadoras da introdução da aula, comente que será trabalhado o gênero verbete enciclopédico, que pode ser encontrado de modo impresso ou digital.

2. Leve enciclopédias impressas para a sala de aula e as distribua para que os alunos tenham contato com o tipo de suporte impresso, confirmando ou reformulando as observações compartilhadas anteriormente. Se a escola não tiver enciclopédias disponíveis na biblioteca, mostre esta imagem aqui. Observação: cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos de contato dos alunos com as enciclopédias, para não prejudicar o andamento das demais atividades.

3. Entregue para cada time, de forma impressa, o texto de verbete enciclopédico “Fotografia”, retirado de uma enciclopédia física. Para imprimir esse verbete completo, clique aqui. (Fonte: Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, página 2586-2589).

4. Por uma questão de tempo, peça aos alunos que leiam apenas algumas partes da primeira página, pois, dessa forma, já poderão perceber as observações a serem feitas no quadro da etapa seguinte. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete o site com um verbete enciclopédico “Fotografia”, da página da Wikipédia. Acesse este link para ter acesso ao verbete enciclopédico digital de forma completa: Fonte: Wikipédia, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em 22 de julho de 2018.

A princípio, a enciclopédia digital deverá ser projetada e não entregue para o aluno o texto impresso, a fim de que eles percebam diferenciações importantes em relação à mudança do suporte impresso para o digital. Porém, caso não seja possível projetar o verbete digital, traga o texto impresso mantendo as marcas de hiperlinks.

2. Peça aos alunos que leiam apenas a primeira parte, intitulada “Fotografia”. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.
Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema. Se você quiser optar por outro verbete, mantenha o mesmo termo apresentado tanto na versão impressa quanto na digital.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Leve os alunos a observarem, ainda em times, o contexto de produção de cada verbete, salientando semelhanças e diferenças por meio de um quadro comparativo. Para isso, projete o quadro, que será preenchido coletivamente, a partir das respostas dos alunos.

Caso queira adotar outra estratégia, como entregar para que os alunos também preencham o quadro, clique aqui para acessar o quadro. Lembre-se de controlar o tempo de realização da tarefa.

2. Explique, brevemente, os itens do quadro comparativo para os alunos com o objetivo de qualificar as respostas. Você pode ir orientando os alunos a observar as seguintes questões, que contemplam um a um e em ordem os itens do quadro: Quem serão o(s) autor(es)? Quem geralmente lê uma enciclopédia? Qual a finalidade de uma enciclopédia? Onde ela circula? Que tipo de linguagem é utilizada nela? Que procedimentos de leitura são realizados? Como uma enciclopédia é atualizada? Nessa explicação, destaque que existirão diferenças entre o suporte impresso e o digital. No quadro, há espaço para outras diferenciações que os alunos possam observar.

3. À medida que você for fazendo as perguntas acima, realize o preenchimento da tabela no quadro projetado, de acordo com as respostas orais dadas pelos alunos, de forma coletiva e participativa. Para tanto, vá alterando entre os grupos de modo que o máximo possível de alunos possa participar. Destaque que na versão impressa há um limite de números de autores e que na digital a construção é colaborativa. Sendo assim, a versão impressa é feita por especialista e a digital por qualquer pessoa que queira produzi-la. Além disso, que na impressa o público-alvo é formado por pessoas mais especializadas e na digital são, geralmente, estudantes ou pessoas que possuem curiosidades sobre um dado assunto. Em relação à finalidade, ambas têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado conhecimento. Também é importante destacar a diferença de circulação de um verbete enciclopédico digital e de um impresso: livro e site. E ainda sobre a linguagem que, na maioria das vezes, é impessoal e objetiva, porém é necessário destacar que a digital possui uma linguagem mais coloquial devido ao fato de o produtor não ser necessariamente um especialista. Sobre a forma de leitura, no verbete enciclopédico digital há o uso de uma leitura não linear, da procura por meio de palavras-chave e a possibilidade de ampliação temática por meio do uso dos hiperlinks. Deve ser destacado, ainda, que na versão digital, a publicação se dá exatamente após a finalização do texto e pode ser atualizado a qualquer momento, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico.
Para acessar a resolução completa, clique aqui.

Observação: Atente-se ao tempo para a realização desta atividade de preenchimento do quadro que não deve ultrapassar 15 minutos.

4. Peça aos alunos que construam, coletivamente, no quadro, um conceito para verbete de enciclopédia, destacando os elementos do quadro comparativo nessa conceituação. Tome cuidado para não disponibilizar mais de 5 minutos para essa atividade de conceituação.

Para acessar uma possível resposta, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que anotem o conceito criado no caderno, destacando a finalidade de um verbete de enciclopédia para as práticas de estudo e pesquisa na vida de um estudante.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Enciclopédias impressas (geralmente as bibliotecas escolares possuem) ou imagens de enciclopédias para serem projetadas, caso a escola não possua as enciclopédias;
- Texto fotocopiado de um verbete enciclopédico retirado de uma enciclopédia impressa;
- Computador e datashow para projetar a página do verbete enciclopédico digital (do mesmo termo da versão impressa) ou celulares para acessar o verbete, ou laboratório de informática com internet. A apresentação do verbete digital pode ser adaptada trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados;

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter preconceito com o gênero por considerá-lo de difícil entendimento devido ao uso de linguagem formal e de termos técnicos. Também podem não conseguir identificar as diferenças entre o impresso e o digital, além da identificação de hiperlinks.

Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: Acessado em: 03/07/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta:

  • De que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Para ativar o conhecimento prévio, projete este slide e faça as perguntas exibidas, uma a uma, de forma breve.

2. Essas perguntas devem ser respondidas oralmente e esquematizadas no quadro na forma de um mapa mental. Conduza a mediação da conversa de forma que os alunos percebam que as pessoas recorrem a uma enciclopédia para pesquisar sobre um dado assunto, que, portanto, circula em ambientes de pesquisa e estudo (nas impressas nos livros e nas digitais em sites), para um público com esse tipo de objetivo. Antigamente, elas eram impressas e produzidas em volumes e, atualmente, a maioria consulta as versões digitais, que possui uma linguagem mais coloquial por não ser produzida necessariamente por especialistas, como as impressas. Além disso, comente que as palavras-chave que orientam a busca numa enciclopédia são chamadas de verbetes enciclopédicos.

Observação: Atente-se para o tempo previsto para esta atividade, de modo a mediar a discussão oral para que não perca o foco previsto. O aprofundamento dessas questões será realizado no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de mapa mental a partir desses questionamentos, clique aqui.

Slide Plano Aula

1. Forme times de trabalho, determinando a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma.


2. A partir das respostas socializadas para as questões motivadoras da introdução da aula, comente que será trabalhado o gênero verbete enciclopédico, que pode ser encontrado de modo impresso ou digital.

2. Leve enciclopédias impressas para a sala de aula e as distribua para que os alunos tenham contato com o tipo de suporte impresso, confirmando ou reformulando as observações compartilhadas anteriormente. Se a escola não tiver enciclopédias disponíveis na biblioteca, mostre esta imagem aqui. Observação: cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos de contato dos alunos com as enciclopédias, para não prejudicar o andamento das demais atividades.

3. Entregue para cada time, de forma impressa, o texto de verbete enciclopédico “Fotografia”, retirado de uma enciclopédia física. Para imprimir esse verbete completo, clique aqui. (Fonte: Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, página 2586-2589).

4. Por uma questão de tempo, peça aos alunos que leiam apenas algumas partes da primeira página, pois, dessa forma, já poderão perceber as observações a serem feitas no quadro da etapa seguinte. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete o site com um verbete enciclopédico “Fotografia”, da página da Wikipédia. Acesse este link para ter acesso ao verbete enciclopédico digital de forma completa: Fonte: Wikipédia, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em 22 de julho de 2018.

A princípio, a enciclopédia digital deverá ser projetada e não entregue para o aluno o texto impresso, a fim de que eles percebam diferenciações importantes em relação à mudança do suporte impresso para o digital. Porém, caso não seja possível projetar o verbete digital, traga o texto impresso mantendo as marcas de hiperlinks.

2. Peça aos alunos que leiam apenas a primeira parte, intitulada “Fotografia”. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.
Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema. Se você quiser optar por outro verbete, mantenha o mesmo termo apresentado tanto na versão impressa quanto na digital.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Leve os alunos a observarem, ainda em times, o contexto de produção de cada verbete, salientando semelhanças e diferenças por meio de um quadro comparativo. Para isso, projete o quadro, que será preenchido coletivamente, a partir das respostas dos alunos.

Caso queira adotar outra estratégia, como entregar para que os alunos também preencham o quadro, clique aqui para acessar o quadro. Lembre-se de controlar o tempo de realização da tarefa.

2. Explique, brevemente, os itens do quadro comparativo para os alunos com o objetivo de qualificar as respostas. Você pode ir orientando os alunos a observar as seguintes questões, que contemplam um a um e em ordem os itens do quadro: Quem serão o(s) autor(es)? Quem geralmente lê uma enciclopédia? Qual a finalidade de uma enciclopédia? Onde ela circula? Que tipo de linguagem é utilizada nela? Que procedimentos de leitura são realizados? Como uma enciclopédia é atualizada? Nessa explicação, destaque que existirão diferenças entre o suporte impresso e o digital. No quadro, há espaço para outras diferenciações que os alunos possam observar.

3. À medida que você for fazendo as perguntas acima, realize o preenchimento da tabela no quadro projetado, de acordo com as respostas orais dadas pelos alunos, de forma coletiva e participativa. Para tanto, vá alterando entre os grupos de modo que o máximo possível de alunos possa participar. Destaque que na versão impressa há um limite de números de autores e que na digital a construção é colaborativa. Sendo assim, a versão impressa é feita por especialista e a digital por qualquer pessoa que queira produzi-la. Além disso, que na impressa o público-alvo é formado por pessoas mais especializadas e na digital são, geralmente, estudantes ou pessoas que possuem curiosidades sobre um dado assunto. Em relação à finalidade, ambas têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado conhecimento. Também é importante destacar a diferença de circulação de um verbete enciclopédico digital e de um impresso: livro e site. E ainda sobre a linguagem que, na maioria das vezes, é impessoal e objetiva, porém é necessário destacar que a digital possui uma linguagem mais coloquial devido ao fato de o produtor não ser necessariamente um especialista. Sobre a forma de leitura, no verbete enciclopédico digital há o uso de uma leitura não linear, da procura por meio de palavras-chave e a possibilidade de ampliação temática por meio do uso dos hiperlinks. Deve ser destacado, ainda, que na versão digital, a publicação se dá exatamente após a finalização do texto e pode ser atualizado a qualquer momento, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico.
Para acessar a resolução completa, clique aqui.

Observação: Atente-se ao tempo para a realização desta atividade de preenchimento do quadro que não deve ultrapassar 15 minutos.

4. Peça aos alunos que construam, coletivamente, no quadro, um conceito para verbete de enciclopédia, destacando os elementos do quadro comparativo nessa conceituação. Tome cuidado para não disponibilizar mais de 5 minutos para essa atividade de conceituação.

Para acessar uma possível resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que anotem o conceito criado no caderno, destacando a finalidade de um verbete de enciclopédia para as práticas de estudo e pesquisa na vida de um estudante.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano