14102
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras compostas e verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Palavras compostas e verbete de enciclopédia

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é distinguir palavras compostas por aglutinação e por justaposição.

Materiais necessários:

Imprima e prepare com antecedência o material (kit do jogo) disponível para impressão aqui.

Então, leve para a aula: o kit de jogo conforme o número de quartetos formados. Um kit para cada quarteto.

No kit, deverá conter: tabuleiro do jogo impresso em papel A3, envelopes para colocar a carta do inventor, as fichas com as perguntas, três tampas de garrafa pet em cores diferentes e as regras do jogo que deverão ser impressas em papel A4. As fichas com enigmas deverão ser cortadas antes da aula e envelopadas. Se for possível, imprima essas fichas em papel mais resistente.

Notebook e datashow.

Dificuldades antecipadas:

É possível que haja criança que não conheça o jogo da trilha, por isso, na introdução, ensine-os a manipularem o jogo conforme o plano sugere.

Referências sobre o assunto:

SILVA,Maria Cecília Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BACHESCHI, Celso Antônio. Formação de palavras expressivas na norma urbana culta de São Paulo - Projeto NURC/SP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09122014-184316/publico/2014_CelsoAntonioBacheschi_VCorr.pdf>. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, prepare o material necessário de acordo com a quantidade de quartetos formados. Use o material disponível para impressão no material complementar.
  • Organize material suficiente para que todos possam jogar: tabuleiro, dado, tampas de pet, envelope com os desafios e regras do jogo. Um kit para cada quarteto.
  • Converse com a turma sobre a proposta da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Leia a carta do inventor de palavras (disponível para impressão no material complementar) convidando a turma para ajudá-lo.

Materiais complementares:

Para acessar o material complementar, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Encerrada a leitura da carta, reforce o convite do menino inventor.
  • Depois, explique para os alunos o objetivo e as regras do jogo (disponível no material complementar).

Materiais complementares:

Para acessar o material complementar, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explore a trilha com os alunos antes de distribuir os kits do jogo que está disponível nos materiais complementares, para acessá-lo clique aqui. Lembre-se de colocar as três tampinhas de garrafa pet (três cores).
  • Divida a turma em quartetos.
  • Oriente o juiz sobre seu papel durante o jogo. Consulte as regras do jogo disponível aqui.
  • Com a turma, defina como será a escolha do jogador que dará início à trilha.
  • Decidido como será essa escolha, peça que iniciem o jogo.
  • Circule pelos grupos para acompanhar o desenrolar do jogo e anotar as dúvidas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com a turma, peça que relatem qual foi a pergunta mais difícil de ser respondida e por que foi difícil.
  • Depois, pergunte se houve algum momento em que tinham certeza da resposta, mas no final descobriram que estavam enganados.
  • Converse sobre as dúvidas e procure levá-los a refletir sobre como resolvê-las.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é distinguir palavras compostas por aglutinação e por justaposição.

Materiais necessários:

Imprima e prepare com antecedência o material (kit do jogo) disponível para impressão aqui.

Então, leve para a aula: o kit de jogo conforme o número de quartetos formados. Um kit para cada quarteto.

No kit, deverá conter: tabuleiro do jogo impresso em papel A3, envelopes para colocar a carta do inventor, as fichas com as perguntas, três tampas de garrafa pet em cores diferentes e as regras do jogo que deverão ser impressas em papel A4. As fichas com enigmas deverão ser cortadas antes da aula e envelopadas. Se for possível, imprima essas fichas em papel mais resistente.

Notebook e datashow.

Dificuldades antecipadas:

É possível que haja criança que não conheça o jogo da trilha, por isso, na introdução, ensine-os a manipularem o jogo conforme o plano sugere.

Referências sobre o assunto:

SILVA,Maria Cecília Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BACHESCHI, Celso Antônio. Formação de palavras expressivas na norma urbana culta de São Paulo - Projeto NURC/SP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09122014-184316/publico/2014_CelsoAntonioBacheschi_VCorr.pdf>. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, prepare o material necessário de acordo com a quantidade de quartetos formados. Use o material disponível para impressão no material complementar.
  • Organize material suficiente para que todos possam jogar: tabuleiro, dado, tampas de pet, envelope com os desafios e regras do jogo. Um kit para cada quarteto.
  • Converse com a turma sobre a proposta da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Leia a carta do inventor de palavras (disponível para impressão no material complementar) convidando a turma para ajudá-lo.

Materiais complementares:

Para acessar o material complementar, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Encerrada a leitura da carta, reforce o convite do menino inventor.
  • Depois, explique para os alunos o objetivo e as regras do jogo (disponível no material complementar).

Materiais complementares:

Para acessar o material complementar, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explore a trilha com os alunos antes de distribuir os kits do jogo que está disponível nos materiais complementares, para acessá-lo clique aqui. Lembre-se de colocar as três tampinhas de garrafa pet (três cores).
  • Divida a turma em quartetos.
  • Oriente o juiz sobre seu papel durante o jogo. Consulte as regras do jogo disponível aqui.
  • Com a turma, defina como será a escolha do jogador que dará início à trilha.
  • Decidido como será essa escolha, peça que iniciem o jogo.
  • Circule pelos grupos para acompanhar o desenrolar do jogo e anotar as dúvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com a turma, peça que relatem qual foi a pergunta mais difícil de ser respondida e por que foi difícil.
  • Depois, pergunte se houve algum momento em que tinham certeza da resposta, mas no final descobriram que estavam enganados.
  • Converse sobre as dúvidas e procure levá-los a refletir sobre como resolvê-las.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano