Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Apresente o tema desta aula pelo Whatsapp. Explique que brincarão de inventores de coisas e de palavras. Fale um pouco sobre o fato de que a língua é uma produção humana, que os indivíduos falantes de cada língua produzem-na conforme suas necessidades comunicativas e que, nesta aula, eles experimentarão um pouco de como isso acontece. Você pode abordar essas questões por meio de uma breve gravação de vídeo, feita com o celular ou com alguma plataforma específica.
Introdução
Continue a conversa iniciada na abertura da aula, a respeito da linguagem como produto da ação humana que se modifica conforme as necessidades de comunicação de seus usuários. Relacione a questão das invenções à necessidade humana também, pois são pensadas para auxiliar a humanidade a viver melhor. Considerando isso, leve-os a refletir sobre a invenção dos aparelhos tecnológicos, por exemplo. Pergunte se imaginam como e onde surgiram os fones de ouvidos que reproduzem músicas e estações de rádio. Apresente a imagem da invenção como base para a criação dos fones de ouvidos (veja no plano original). Leve-os a perceber como o homem aprimorou essa invenção. Use as perguntas do slide (veja no plano original) para direcionar essa conversa inicial. Caso necessário, consulte as respostas esperadas, disponíveis aqui. Convide-os a, finalmente, brincar de “inventores” de palavras. A proposta é criar um nome para o invento apresentado; esse nome deve ser composto pelos radicais dos elementos envolvidos no invento. Exemplos: chapéu-rádio, chapádio, charrádio, radiopeu etc. Encaminhe esta etapa como documento no Word, pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Apresente a proposta de exercitação como um desafio: criar “inventos malucos”. Oriente a turma a pensar no invento e desenhar como eles imaginam que seria esse invento se fosse construído. Depois do desenho pronto, peça que lhe atribuam um nome, conforme os elementos usados e/ou a utilidade da invenção. O nome criado deverá ser composto por aglutinação ou por justaposição. Nesse momento, serão conduzidos a refletir sobre os dois processos de formação de palavras compostas. Procure auxiliá-los caso sintam dificuldade em nomear seus inventos. Explique que as palavras compostas podem ser reunidas em dois grupos distintos: justaposição e aglutinação. Volte às palavras criadas na introdução e peça que observem em quais houve perda fonética e em quais palavras isso não aconteceu. Explique que essa é a condição para a distinção entre palavras compostas por aglutinação (há perda fonética) e palavras compostas por justaposição (não há perda fonética). Esta etapa, assim como a anterior, poderá ter suas orientações reunidas em um documento do Word.
Fechamento
Solicite que os alunos façam fotos de seus inventos e as compartilhem no grupo da turma, pelo WhatsApp. Cada aluno deverá classificar o nome de seu invento como composição por justaposição ou composição por aglutinação, e também deverá justificar sua resposta. Caso haja dúvidas, retome rapidamente as informações sobre os tipos de composição.
Convite às famílias
Os familiares poderão, junto aos alunos, criar palavras novas, inventos diferentes para a realização da proposta.