Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer palavras formadas pelo processo de composição, distinguindo justaposição e aglutinação.
Materiais necessários: Papel 40 kg ou papel madeira, marcador permanente, notebook, data show.
Dificuldades antecipadas: Distinção dos morfemas lexicais que compõem os vocábulos compostos por aglutinação.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.
SILVA,Maria Cecília Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia. Disponível em: https://novaortografia.com/como -utilizar-ou-empregar-o-hifen. Acesso em: 22 de julho de 2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_negra. Acesso em: 24 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Converse com os alunos sobre a proposta de trabalho de modo que a percebam como um trabalho colaborativo de descoberta. Pergunte:
- Vocês sabem como surgem as palavras?
- Por que necessitamos delas?
- Vocês já viram objetos, seres, sentimentos que não têm nome?
- Estimule-os a participar das atividades de investigação sobre a criação de novas palavras que se iniciará nessa aula .
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Estimule a participação da turma ativando o conhecimento prévio sobre o termo “caixa-preta”. Anote as respostas no quadro.
- Depois, pergunte se já ouviram o termo em alguma situação específica ou se sugeriram o significado por conta das outras palavras que a compõem.
- Explique que quando desconhecemos algo procuramos referências em textos que tratam de definições e que as enciclopédias apresentam textos que tratam disso.
Introdução
Tempo sugerido:
Orientações:
4. Explore a imagem: explique que essa imagem é da página de uma enciclopédia digital e que vamos ler um verbete em particular que foi retirado dessa enciclopédia digital. Se achar melhor, mostre brevemente a página de busca da enciclopédia, para isso clique aqui.
5. Explique que essa enciclopédia especificamente é resultado de um trabalho colaborativo e que funciona on line, mas que há enciclopédias impressas.
6. Pergunte quem tem uma em casa, se já usaram para fazer busca de alguma informação e como adquiriram. Se possível leve uma enciclopédia impressa para a sala de aula para que visualizem os diferentes suportes.
Introdução
Tempo sugerido:
Orientações:
7. Convide-os a conhecer a definição que a enciclopédia digital apresenta para a palavra “caixa-preta”.
8. Leia o verbete com eles. Ative os conhecimentos que possuem sobre o gênero perguntando se já tiveram contato com textos semelhantes a esse e, se sim, qual foi a finalidade da leitura.
9. Solicite que observem a palavra de que trata o verbete, pergunte o que viram de diferente com relação à maioria das palavras da língua portuguesa que conhecem. Espera-se que percebam que essa palavra é formada por duas outras palavras ( a ocorrência de palavras compostas não é tão comum quanto de palavras simples)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Convide-os a investigar a palavra mais detalhadamente. Siga o roteiro de perguntas que objetiva levá-los a refletir sobre o processo de formação de palavras por composição. Caso necessário, leia o que se espera de resposta para as três primeiras questões clicando aqui.
- Para finalizar a conversa de descoberta, convide-os a listarem as palavras que conhecem e que se assemelhem à palavra “caixa-preta”. Na condição de professor escriba, anote a lista em papel madeira ou cartolina para que, depois, possam voltar às ideias iniciais reformulá-las ou aprimorá-las se julgarem necessário. Essa lista deverá ser fixada na sala para eventuais consultas da turma.
- Observe se, entre as palavras listadas por eles, há composição por aglutinação. Se não houver, aponte uma para a lista e convide-os a fazer a investigação detalhada para descobrirem se tem, ou não, mais de um morfema lexical, de modo que sua permanência na lista seja autorizada pelo critério estabelecido a partir da conversa inicial: palavras criadas pela união de outras.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
4. Apresente a imagem da caixa-preta para que a observem. Pergunte se condiz com aquilo que imaginavam. Explique que esse nome surgiu na década de 1950 quando ela foi inventada e que o termo se deve ao fato de que, naquela época, o funcionamento dos circuitos era obscuro e, por isso, foi “apelidada” de black box (caixa-preta), mas seu nome é “Flight Data Recorder” (gravador de dados do voo).
5. Explique que nem sempre as novas palavras formadas pela composição mantêm o significado de cada elemento que lhe deram origem. Apresente o termo “pé-de-moleque” como exemplo de palavra composta sujo significado das palavras usadas em sua formação praticamente desaparecem para dar lugar a outro significado.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome a lista construída anteriormente, solicite que identifiquem o que é comum e o que é diferente nas palavras formadas.
- Depois de formuladas as observações da turma, pergunte a que conclusão é possível chegar sobre a formação de palavras como estas. Anotar em papel madeira ou cartolina (de preferência abaixo da lista elaborada anteriormente).
- Espera-se que percebam que as palavras são compostas de dois ou mais vocábulos e que algumas têm perdas fonéticas e outras não. Caso não percebam, conduza a exploração da lista de modo que observem esse pontos.
- Depois explique que, de acordo com a perda fonética ou a manutenção de todos os fonemas, as palavras compostas podem ser organizadas em dois grupos: justaposição (não há perda fonética) e aglutinação (há perda fonética).