14099
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cordel: o ritmo que faz o verso

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Cordel: o ritmo que faz o verso

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão.Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel.Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades na escansão dos versos.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos e peça que tentem responder a essa questão.
  • Espera-se que eles digam que o ritmo no cordel está nas rimas.
  • Explique, então, que os cordéis são formados por versos, geralmente seis em cada estrofe – a que chamamos de sextilha – e que cada verso possui sílabas poéticas que, quando pronunciadas, dão o tom e o ritmo ao cordel. No cordel, são utilizados geralmente versos de 7 sílabas poéticas.
  • Contar os versos e sílabas poéticas é o que vamos aprender nesta aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos sentem-se em duplas.
  • Projete ou entregue impresso o cordel “Eu quero” do poeta Patativa do Assaré.
  • Apresente o autor Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) aos alunos.

FRAZÃO, Dilva. Patativa do Assaré: poeta popular. E Biografia. Disponível em: www.ebiografia.com/patativa_assare/>. Acesso em: 27 set. 2018.

  • Realize a leitura compartilhada, sempre em voz alta , para que todos percebam os sons das sílabas.
  • Peça para que os alunos façam a contagem dos versos do cordel e pergunte quantos versos eles acham que há em cada estrofe.
  • Anote no quadro que estrofes com seis versos são chamadas de sextilhas, o que é muito comum nos textos de cordel.
  • Explique aos alunos que agora vão analisar as sílabas poéticas no cordel, que conferem ao texto ritmo e melodia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete os slides aos alunos e explique o que são sílabas poéticas e sua importância para a classificação dos versos de um cordel.
  • Exponha que podemos utilizar uma estratégia para facilitar a contagem das sílabas (USE - essa expressão foi elaborada por mim para facilitar a lembrança dos alunos dos passos a serem seguidos na escansão).
  • Explique que é importante unir o verso primeiramente, pois temos vogais que quando pronunciadas emitem o som de uma única sílaba.
  • Projete o slide com a primeira estrofe e faça a separação das sílabas como demonstração aos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Provavelmente os alunos estranharão a divisão silábica feita, portanto será necessário explicar as regras para realizar a escansão dos versos.
  • Projete os slides a seguir e explique as regras para a separação das sílabas poéticas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas para que façam a escansão completa dos versos do cordel, utilizando a estratégia USE.
  • Veja a escansão do cordel em materiais complementares.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos compartilhem as respostas da escansão, tirando dúvidas e construindo o conhecimento em conjunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão.Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel.Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades na escansão dos versos.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos e peça que tentem responder a essa questão.
  • Espera-se que eles digam que o ritmo no cordel está nas rimas.
  • Explique, então, que os cordéis são formados por versos, geralmente seis em cada estrofe – a que chamamos de sextilha – e que cada verso possui sílabas poéticas que, quando pronunciadas, dão o tom e o ritmo ao cordel. No cordel, são utilizados geralmente versos de 7 sílabas poéticas.
  • Contar os versos e sílabas poéticas é o que vamos aprender nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos sentem-se em duplas.
  • Projete ou entregue impresso o cordel “Eu quero” do poeta Patativa do Assaré.
  • Apresente o autor Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) aos alunos.

FRAZÃO, Dilva. Patativa do Assaré: poeta popular. E Biografia. Disponível em: www.ebiografia.com/patativa_assare/>. Acesso em: 27 set. 2018.

  • Realize a leitura compartilhada, sempre em voz alta , para que todos percebam os sons das sílabas.
  • Peça para que os alunos façam a contagem dos versos do cordel e pergunte quantos versos eles acham que há em cada estrofe.
  • Anote no quadro que estrofes com seis versos são chamadas de sextilhas, o que é muito comum nos textos de cordel.
  • Explique aos alunos que agora vão analisar as sílabas poéticas no cordel, que conferem ao texto ritmo e melodia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete os slides aos alunos e explique o que são sílabas poéticas e sua importância para a classificação dos versos de um cordel.
  • Exponha que podemos utilizar uma estratégia para facilitar a contagem das sílabas (USE - essa expressão foi elaborada por mim para facilitar a lembrança dos alunos dos passos a serem seguidos na escansão).
  • Explique que é importante unir o verso primeiramente, pois temos vogais que quando pronunciadas emitem o som de uma única sílaba.
  • Projete o slide com a primeira estrofe e faça a separação das sílabas como demonstração aos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Provavelmente os alunos estranharão a divisão silábica feita, portanto será necessário explicar as regras para realizar a escansão dos versos.
  • Projete os slides a seguir e explique as regras para a separação das sílabas poéticas.

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas para que façam a escansão completa dos versos do cordel, utilizando a estratégia USE.
  • Veja a escansão do cordel em materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos compartilhem as respostas da escansão, tirando dúvidas e construindo o conhecimento em conjunto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano