Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Determinando valores desconhecidos em situações de adição e subtração
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Valores desconhecidos nas igualdades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. Quando os alunos testarem os valores de Cauê e Roberta, peça que discutam entre o total e o novo valor que adicionamos ou subtraímos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação de igualdade, e enfatize que adicionamos ou subtraimos em seus dois membros para mantermos a igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando as operações. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_09ALG02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o primeiro slide desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Em seguida, disponibilize os slides 7 e 8 da Atividade Principal, mantendo as discussões a partir dos questionamentos propostos no “Discuta com a turma”.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Estimule-os a falarem como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes no slide de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).