Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
- O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. Quando os alunos testarem os valores de Cauê e Roberta, peça que discutam entre o total e o novo valor que adicionamos ou subtraímos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
- É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
- Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação de igualdade, e enfatize que adicionamos ou subtraimos em seus dois membros para mantermos a igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando as operações. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.
Materiais complementares: