9844
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Determinando valores desconhecidos em situações de adição e subtração

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
  • Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade

Recursos necessários

Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).


Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Texto de Apoio

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. Quando os alunos testarem os valores de Cauê e Roberta, peça que discutam entre o total e o novo valor que adicionamos ou subtraímos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação de igualdade, e enfatize que adicionamos ou subtraimos em seus dois membros para mantermos a igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando as operações. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
  • Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade

Recursos necessários

Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e pergunte se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionamos ou subtraímos algum elemento .

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em apenas um dos membros da igualdade?
  • O que acontece com a igualdade quando adicionamos ou subtraímos um elemento em cada um dos membros da igualdade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Texto de Apoio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. Quando os alunos testarem os valores de Cauê e Roberta, peça que discutam entre o total e o novo valor que adicionamos ou subtraímos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecerem que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre os valores obtidos por Cauê e Roberta? (slide 7)
  • Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existem apenas os números que Cauê e Roberta determinaram? (slide 7)
  • Peça que os alunos reflitam sobre a relação do novo resultado e os valores adicionados? (slide 8)
  • É possível estabelecer uma igualdade entre as parcelas de Cauê e as parcelas de Roberta? (slide 8)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram e verificar se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
  • Ao adotarmos os valores para as respostas de Cauê e Roberta, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu?
  • Qual é a relação entre os valores das respostas de Cauê e Roberta? (Enfatizar a ideia das igualdades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação de igualdade, e enfatize que adicionamos ou subtraimos em seus dois membros para mantermos a igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando as operações. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano