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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A rima do cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A rima do cordel

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. 

Introdução
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, um slide com a capa de um folheto de Cordel com o título “Romeu e Julieta” (veja no plano original). Avise que vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel. Pergunte se já ouviram falar da história de Romeu e Julieta, quem é o autor desse clássico e se eles se lembram da história. Diga que agora irão conhecer a versão em Cordel. Encaminhe ao grupo da turma no WhatsApp o texto na íntegra. Sugira que os alunos observem se a história contada se parece com a original.

Desenvolvimento
Compartilhe com a turma, em anexo, um material para que leiam e respondam em seu caderno de aula:
- Você considera que há rimas no texto lido, isto é, palavras que quando pronunciadas produzem sons parecidos?
- Faça novamente a leitura da última estrofe do cordel e analise quais palavras você considera que estão rimando. Anote no caderno suas respostas.
Em seguida, abaixo das questões para reflexão, explique aos alunos que as rimas possuem uma classificação e, como o Cordel é um texto tipicamente oral, vocês estudarão as rimas quanto à fonética (em relação aos sons que produz). Apresente, então, a classificação das rimas perfeitas e imperfeitas (veja no slide do plano original).

Fechamento
Na próxima aula combinada com a turma, solicite que os alunos observem a primeira estrofe presente no slide do Fechamento, no plano original, e analisem as palavras que estão coloridas, chamando a atenção para o som das palavras e para as rimas. Peça que façam a leitura em voz alta. Solicite que os alunos respondam qual é a classificação das rimas presentes na primeira estrofe. Aproveite para destacar que um texto de Cordel tem como característica a presença de rimas perfeitas ou consoantes. Peça que os alunos leiam todo o Cordel e façam a classificação das rimas nas estrofes quanto à fonética. Solicite que suas respostas sejam enviadas a você por WhatsApp, no privado.

Convite às famílias
Você pode convidar os responsáveis a ensinar rimas populares aos alunos. Desafie-os a participar levando um pouco da cultura popular aos mais jovens da família e a seus colegas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03SQA05

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


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