14098
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A rima do cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A rima do cordel

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: conhecimentos prévios dos alunos em relação a estrofes e rimas .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e projete a capa do cordel. Deixe que eles observem.
  • Depois, vá projetando o folheto para que eles possam observá-lo durante a leitura.
  • Pergunte se já ouviram falar da história de Romeu e Julieta; quem é o autor deste clássico; se eles se lembram da história. Diga que agora irão conhecer a versão em cordel.
  • Distribua o texto aos alunos e divida-o pelo número de alunos para que todos possam realizar a leitura compartilhada.
  • Realize a leitura compartilhada do cordel, pedindo para que os alunos observem se a história contada se parece com a original.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles consideram que há rimas no texto lido, isto é, palavras que quando pronunciadas produzem sons parecidos.
  • Solicite a leitura novamente da última estrofe do cordel e questione quais palavras eles consideram que estão rimando. Anote no quadro as respostas dos alunos.
  • Explique aos alunos que as rimas possuem uma classificação e, como o cordel é um texto tipicamente oral, vamos estudar as rimas quanto à fonética (em relação aos sons que produz).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos, que agora observarão a classificação das rimas quanto ao som que elas produzem no cordel.
  • Projete o slide e explique a classificação das rimas perfeita e imperfeitas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos observem a primeira estrofe e analisem as palavras que estão coloridas, chamando a atenção para o som das palavras e para as rimas.
  • Peça para que façam a leitura em voz alta.
  • Solicite que os alunos respondam qual é a classificação das rimas que estão presentes na primeira estrofe.
  • Aproveite para destacar que um texto de cordel tem como característica a presença de rimas perfeitas ou consoantes.
  • Peça para que os alunos leiam todo o cordel e façam a classificação das rimas nas estrofes quanto à fonética.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite, agora, que os alunos façam um exercício com as rimas do cordel.
  • Peça para que, em grupos, analisem as estrofes já separadas.
  • Os alunos deverão reescrever as estrofes, mantendo o sentido da mensagem, porém agora, fazendo rimas imperfeitas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos leiam em voz alta as respostas da atividade anterior para que todos percebam as modificações realizadas pelo som emitido pelas rimas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: conhecimentos prévios dos alunos em relação a estrofes e rimas .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel.

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e projete a capa do cordel. Deixe que eles observem.
  • Depois, vá projetando o folheto para que eles possam observá-lo durante a leitura.
  • Pergunte se já ouviram falar da história de Romeu e Julieta; quem é o autor deste clássico; se eles se lembram da história. Diga que agora irão conhecer a versão em cordel.
  • Distribua o texto aos alunos e divida-o pelo número de alunos para que todos possam realizar a leitura compartilhada.
  • Realize a leitura compartilhada do cordel, pedindo para que os alunos observem se a história contada se parece com a original.

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles consideram que há rimas no texto lido, isto é, palavras que quando pronunciadas produzem sons parecidos.
  • Solicite a leitura novamente da última estrofe do cordel e questione quais palavras eles consideram que estão rimando. Anote no quadro as respostas dos alunos.
  • Explique aos alunos que as rimas possuem uma classificação e, como o cordel é um texto tipicamente oral, vamos estudar as rimas quanto à fonética (em relação aos sons que produz).

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos, que agora observarão a classificação das rimas quanto ao som que elas produzem no cordel.
  • Projete o slide e explique a classificação das rimas perfeita e imperfeitas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos observem a primeira estrofe e analisem as palavras que estão coloridas, chamando a atenção para o som das palavras e para as rimas.
  • Peça para que façam a leitura em voz alta.
  • Solicite que os alunos respondam qual é a classificação das rimas que estão presentes na primeira estrofe.
  • Aproveite para destacar que um texto de cordel tem como característica a presença de rimas perfeitas ou consoantes.
  • Peça para que os alunos leiam todo o cordel e façam a classificação das rimas nas estrofes quanto à fonética.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite, agora, que os alunos façam um exercício com as rimas do cordel.
  • Peça para que, em grupos, analisem as estrofes já separadas.
  • Os alunos deverão reescrever as estrofes, mantendo o sentido da mensagem, porém agora, fazendo rimas imperfeitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos leiam em voz alta as respostas da atividade anterior para que todos percebam as modificações realizadas pelo som emitido pelas rimas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano