Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: conhecimentos prévios dos alunos em relação a estrofes e rimas .
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Introdução
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel.
Introdução
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e projete a capa do cordel. Deixe que eles observem.
- Depois, vá projetando o folheto para que eles possam observá-lo durante a leitura.
- Pergunte se já ouviram falar da história de Romeu e Julieta; quem é o autor deste clássico; se eles se lembram da história. Diga que agora irão conhecer a versão em cordel.
- Distribua o texto aos alunos e divida-o pelo número de alunos para que todos possam realizar a leitura compartilhada.
- Realize a leitura compartilhada do cordel, pedindo para que os alunos observem se a história contada se parece com a original.
Introdução
Introdução
Introdução
Introdução
Introdução
Introdução
Introdução
Introdução
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles consideram que há rimas no texto lido, isto é, palavras que quando pronunciadas produzem sons parecidos.
- Solicite a leitura novamente da última estrofe do cordel e questione quais palavras eles consideram que estão rimando. Anote no quadro as respostas dos alunos.
- Explique aos alunos que as rimas possuem uma classificação e, como o cordel é um texto tipicamente oral, vamos estudar as rimas quanto à fonética (em relação aos sons que produz).
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos, que agora observarão a classificação das rimas quanto ao som que elas produzem no cordel.
- Projete o slide e explique a classificação das rimas perfeita e imperfeitas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os alunos observem a primeira estrofe e analisem as palavras que estão coloridas, chamando a atenção para o som das palavras e para as rimas.
- Peça para que façam a leitura em voz alta.
- Solicite que os alunos respondam qual é a classificação das rimas que estão presentes na primeira estrofe.
- Aproveite para destacar que um texto de cordel tem como característica a presença de rimas perfeitas ou consoantes.
- Peça para que os alunos leiam todo o cordel e façam a classificação das rimas nas estrofes quanto à fonética.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite, agora, que os alunos façam um exercício com as rimas do cordel.
- Peça para que, em grupos, analisem as estrofes já separadas.
- Os alunos deverão reescrever as estrofes, mantendo o sentido da mensagem, porém agora, fazendo rimas imperfeitas.
Fechamento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos leiam em voz alta as respostas da atividade anterior para que todos percebam as modificações realizadas pelo som emitido pelas rimas.