Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Cordel: a narrativa cantada
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano (disponível aqui).
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos da narrativa .
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Introdução
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o vídeo de animação que conta a história de lampião por meio de um cordel (aqui).
BUCCINI, Marcos. O cangaceiro. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PXa3eYOh96I>. Acesso em: 6 set. 2018.
- Após o vídeo, pergunte aos alunos:
- - Esse cordel conta uma história?
- Que história é essa?
- Quem é o personagem principal da história?
- Você conhece Lampião? Explique aos alunos, resumidamente a história de Lampião. Veja em materiais complementares sugestão de site para biografia.
- Onde vocês acham que se passa essa história?
- Como terminou essa história?
5. Observe as respostas dos alunos e explique que nesta aula eles verão os elementos que constroem um texto narrativo e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.
Materiais complementares: Quem foi Lampião?
FRAZÃO, Dilva. Lampião: o cangaceiro brasileiro. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/lampiao/>.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Faça uma roda de conversa com os alunos.
- Projete a capa do cordel “A chegada de Lampião no céu” de Guaipuan Vieira e explique que eles farão a leitura do cordel que conta a história da chegada do cangaceiro ao céu.
- Distribua o texto aos alunos. Se não for possível a impressão dos textos, projete-o.
- Solicite que os alunos façam a leitura compartilhada. Lembre os alunos da entonação na leitura do cordel.
Desenvolvimento
Orientações:
Desenvolvimento
Orientações:
Desenvolvimento
Orientações:
Desenvolvimento
Orientações:
- Nesta etapa, após concluírem a leitura, converse com os alunos sobre a história contada no cordel.
- O que vocês acharam do texto?
- Ele conta uma história?
- Que elementos o texto traz que nos faz perceber que é uma história? Espera-se que os alunos respondam: personagens, narrador, acontecimentos, lugar.
2. Fale um pouco aos alunos sobre o narrador, isto é, quem conta a história. Provoque-os a identificar se o narrador participa da história ou apenas observa os fatos e conta ao leitor. Reforce, neste caso, a importância do narrador para o desenvolvimento do enredo.
3. Pergunte se eles conseguem diferenciar as falas do narrador e dos personagens no texto.
4. Instigue-os a dar um exemplo de uma fala de narrador e uma fala de personagem no texto lido.
5. Neste momento, explique aos alunos que vamos estudar sobre como é estruturado um texto narrativo. Além da presença de narrador e personagens, a sequência narrativa requer elementos estruturantes para que o texto faça sentido, seja ele oral ou escrito.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre então aos alunos que uma sequência narrativa deverá conter: situação inicial, complicação e desfecho, para poder fazer sentido.
- Solicite que voltem no texto lido e vejam se conseguem identificar um sentido na história lida.
- Então, apresente aos alunos a atividade que deverão desenvolver em duplas:
- Distribua os quadros com divisórias (veja em material complementar)
- Solicite que os alunos recortem o texto lido e coloquem nos espaços que consideram que seja pertinente: quais estrofes fazem parte da situação inicial, da complicação e quais fazem parte do desfecho do texto.
- Ao finalizarem a atividade, o professor pedirá que os grupos se apresentem aos demais e expliquem como fizeram suas escolhas e como chegaram a tal conclusão.
Material Complementar: Para acessar o quadro da atividade ,clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Faça o fechamento da aula conversando com os alunos sobre o que estudaram.
- Com o intuito de pensarem sobre a história e exercitarem a criatividade, solicite que oralmente alguns grupos pensem em outro desfecho para a história de Lampião e socializem com os colegas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcional: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Introdução
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, o vídeo de animação, disponível aqui, que conta a história de Lampião por meio de um cordel. Após o vídeo, poste algumas perguntas no grupo da turma:
- Esse cordel conta uma história?
- Que história é essa?
- Quem é o personagem principal da história?
- Vocês conhecem Lampião?
- Onde vocês acham que se passa a história?
- Como terminou essa história?
Aguarde as possíveis respostas no grupo e explique aos alunos, resumidamente, a história de Lampião (veja o artigo disponível aqui). Explique que, nesta aula, eles verão os elementos que constroem um texto narrativo, e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos, no grupo da turma no WhatsApp, a capa do cordel “A chegada de Lampião no céu”, de Guaipuan Vieira, e explique que eles farão a leitura do cordel que conta a história da chegada do cangaceiro ao céu. Envie o texto aos alunos (veja o texto e a capa do folheto nos slides do plano original). Lembre os alunos da entonação na leitura do cordel. Nesta etapa, junto ao texto, acrescente um diálogo sobre a história contada no cordel:
1. O que vocês acharam do texto? Ele conta uma história? Que elementos o texto traz que nos faz perceber que é uma história? (Espera-se que os alunos respondam: personagens, narrador, acontecimentos, lugar.)
2. Fale um pouco aos alunos sobre o narrador, isto é, quem conta a história. Provoque-os a identificar se o narrador participa da história ou apenas observa os fatos e conta-os ao leitor. Reforce, nesse caso, a importância do narrador para o desenvolvimento do enredo.
3. Pergunte se eles conseguem diferenciar as falas do narrador e dos personagens no texto.
4. Instigue-os a dar um exemplo de uma fala de narrador e uma fala de personagem no texto lido.
5. Nesse momento, explique aos alunos que vamos estudar como é estruturado um texto narrativo. Além da presença de narrador e personagens, a sequência narrativa requer elementos estruturantes para que o texto faça sentido, seja ele oral ou escrito. Então, mostre aos alunos que, para fazer sentido, uma sequência narrativa deverá conter: situação inicial, complicação e desfecho. Solicite que retomem o texto lido e vejam se conseguem identificar um sentido na história.
Apresente aos alunos a atividade. Encaminhe, por WhatsApp, os quadros com divisórias (disponíveis aqui) e solicite que eles indiquem os parágrafos que correspondem a cada parte do texto. Ao finalizarem a atividade, o professor pedirá que os grupos se apresentem aos demais, explicando como fizeram suas escolhas e como chegaram a tal conclusão.
Fechamento
Faça o fechamento da aula conversando com os alunos sobre o que estudaram. Retome todo o processo de leitura do texto e análise de sua estrutura a partir de uma apresentação no PowerPoint, que poderá ser narrada (veja em Recursos Opcionais).
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também assistir ao vídeo sobre a vida de Lampião, disponível aqui. A partir desse vídeo, sugira que conversem sobre o que sabem sobre Cordel até então e qual a relação entre Lampião e os Cordéis.