14097
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cordel: a narrativa cantada

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Cordel: a narrativa cantada

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano (disponível aqui).

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos da narrativa .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo de animação que conta a história de lampião por meio de um cordel (aqui).

BUCCINI, Marcos. O cangaceiro. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PXa3eYOh96I>. Acesso em: 6 set. 2018.

  • Após o vídeo, pergunte aos alunos:
  • - Esse cordel conta uma história?

- Que história é essa?

- Quem é o personagem principal da história?

- Você conhece Lampião? Explique aos alunos, resumidamente a história de Lampião. Veja em materiais complementares sugestão de site para biografia.

- Onde vocês acham que se passa essa história?

- Como terminou essa história?

5. Observe as respostas dos alunos e explique que nesta aula eles verão os elementos que constroem um texto narrativo e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.

Materiais complementares: Quem foi Lampião?

FRAZÃO, Dilva. Lampião: o cangaceiro brasileiro. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/lampiao/>.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça uma roda de conversa com os alunos.
  • Projete a capa do cordel “A chegada de Lampião no céu” de Guaipuan Vieira e explique que eles farão a leitura do cordel que conta a história da chegada do cangaceiro ao céu.
  • Distribua o texto aos alunos. Se não for possível a impressão dos textos, projete-o.
  • Solicite que os alunos façam a leitura compartilhada. Lembre os alunos da entonação na leitura do cordel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta etapa, após concluírem a leitura, converse com os alunos sobre a história contada no cordel.
  • O que vocês acharam do texto?
  • Ele conta uma história?
  • Que elementos o texto traz que nos faz perceber que é uma história? Espera-se que os alunos respondam: personagens, narrador, acontecimentos, lugar.

2. Fale um pouco aos alunos sobre o narrador, isto é, quem conta a história. Provoque-os a identificar se o narrador participa da história ou apenas observa os fatos e conta ao leitor. Reforce, neste caso, a importância do narrador para o desenvolvimento do enredo.

3. Pergunte se eles conseguem diferenciar as falas do narrador e dos personagens no texto.

4. Instigue-os a dar um exemplo de uma fala de narrador e uma fala de personagem no texto lido.

5. Neste momento, explique aos alunos que vamos estudar sobre como é estruturado um texto narrativo. Além da presença de narrador e personagens, a sequência narrativa requer elementos estruturantes para que o texto faça sentido, seja ele oral ou escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre então aos alunos que uma sequência narrativa deverá conter: situação inicial, complicação e desfecho, para poder fazer sentido.
  • Solicite que voltem no texto lido e vejam se conseguem identificar um sentido na história lida.
  • Então, apresente aos alunos a atividade que deverão desenvolver em duplas:
  • Distribua os quadros com divisórias (veja em material complementar)
  • Solicite que os alunos recortem o texto lido e coloquem nos espaços que consideram que seja pertinente: quais estrofes fazem parte da situação inicial, da complicação e quais fazem parte do desfecho do texto.
  • Ao finalizarem a atividade, o professor pedirá que os grupos se apresentem aos demais e expliquem como fizeram suas escolhas e como chegaram a tal conclusão.

Material Complementar: Para acessar o quadro da atividade ,clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Faça o fechamento da aula conversando com os alunos sobre o que estudaram.
  • Com o intuito de pensarem sobre a história e exercitarem a criatividade, solicite que oralmente alguns grupos pensem em outro desfecho para a história de Lampião e socializem com os colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano (disponível aqui).

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos da narrativa .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo de animação que conta a história de lampião por meio de um cordel (aqui).

BUCCINI, Marcos. O cangaceiro. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PXa3eYOh96I>. Acesso em: 6 set. 2018.

  • Após o vídeo, pergunte aos alunos:
  • - Esse cordel conta uma história?

- Que história é essa?

- Quem é o personagem principal da história?

- Você conhece Lampião? Explique aos alunos, resumidamente a história de Lampião. Veja em materiais complementares sugestão de site para biografia.

- Onde vocês acham que se passa essa história?

- Como terminou essa história?

5. Observe as respostas dos alunos e explique que nesta aula eles verão os elementos que constroem um texto narrativo e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.

Materiais complementares: Quem foi Lampião?

FRAZÃO, Dilva. Lampião: o cangaceiro brasileiro. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/lampiao/>.

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça uma roda de conversa com os alunos.
  • Projete a capa do cordel “A chegada de Lampião no céu” de Guaipuan Vieira e explique que eles farão a leitura do cordel que conta a história da chegada do cangaceiro ao céu.
  • Distribua o texto aos alunos. Se não for possível a impressão dos textos, projete-o.
  • Solicite que os alunos façam a leitura compartilhada. Lembre os alunos da entonação na leitura do cordel.

Slide Plano Aula

Orientações:

Slide Plano Aula

Orientações:

Slide Plano Aula

Orientações:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta etapa, após concluírem a leitura, converse com os alunos sobre a história contada no cordel.
  • O que vocês acharam do texto?
  • Ele conta uma história?
  • Que elementos o texto traz que nos faz perceber que é uma história? Espera-se que os alunos respondam: personagens, narrador, acontecimentos, lugar.

2. Fale um pouco aos alunos sobre o narrador, isto é, quem conta a história. Provoque-os a identificar se o narrador participa da história ou apenas observa os fatos e conta ao leitor. Reforce, neste caso, a importância do narrador para o desenvolvimento do enredo.

3. Pergunte se eles conseguem diferenciar as falas do narrador e dos personagens no texto.

4. Instigue-os a dar um exemplo de uma fala de narrador e uma fala de personagem no texto lido.

5. Neste momento, explique aos alunos que vamos estudar sobre como é estruturado um texto narrativo. Além da presença de narrador e personagens, a sequência narrativa requer elementos estruturantes para que o texto faça sentido, seja ele oral ou escrito.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre então aos alunos que uma sequência narrativa deverá conter: situação inicial, complicação e desfecho, para poder fazer sentido.
  • Solicite que voltem no texto lido e vejam se conseguem identificar um sentido na história lida.
  • Então, apresente aos alunos a atividade que deverão desenvolver em duplas:
  • Distribua os quadros com divisórias (veja em material complementar)
  • Solicite que os alunos recortem o texto lido e coloquem nos espaços que consideram que seja pertinente: quais estrofes fazem parte da situação inicial, da complicação e quais fazem parte do desfecho do texto.
  • Ao finalizarem a atividade, o professor pedirá que os grupos se apresentem aos demais e expliquem como fizeram suas escolhas e como chegaram a tal conclusão.

Material Complementar: Para acessar o quadro da atividade ,clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Faça o fechamento da aula conversando com os alunos sobre o que estudaram.
  • Com o intuito de pensarem sobre a história e exercitarem a criatividade, solicite que oralmente alguns grupos pensem em outro desfecho para a história de Lampião e socializem com os colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano