A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: projetor para a exibição dos conteúdos em slides; versão impressa de “O Judas em sábado de aleluia”, na íntegra.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter pouco conhecimento ou não se lembrarem de aspectos relacionados à tipologia narrativa.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, explicando-lhes que o texto teatral é escrito para contar uma história, recorrendo a recursos cênicos. Por isso, trata-se de um gênero da ordem do narrar e, dessa forma, apresenta, em sua composição, aquilo que conhecemos como elementos e momentos da narrativa.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
1) Com base na leitura que os alunos fizeram do texto “O Judas em sábado de aleluia”, na íntegra, peça-lhes que, individualmente, completem o quadro acima, registrando as respostas no caderno.
2) Convide os alunos a trazerem suas respostas ao quadro e vá conferindo com a turma, numa correção coletiva, as indicações corretas.
Personagens: José Pimenta, Chiquinha, Maricota, Lulu, Faustino, Ambrósio, Antônio Domingos, além dos meninos e moleques que fazem a figuração.
Enredo: Faustino é apaixonado por Maricota e, ao encontrar-se escondido com ela, na casa da moça, quase é surpreendido por capitão Ambrósio e, assim, forçado a se disfarçar com as roupas e adereços do boneco de Judas, que seria malhado pelas crianças no sábado de aleluia. Tendo de passar todo o tempo disfarçado naquela casa, Faustino descobre segredos dos outros personagens, como o esquema de corrupção entre Pimenta e Ambrósio no controle da jornada de trabalho dos homens da Guarda Nacional; a produção de dinheiro falso, encabeçada por Antônio Domingos e seguida por Pimenta; a farsa do amor de Maricota; mas, por outro lado, o amor verdadeiro e secreto de Chiquinha por ele. No ápice da narrativa, ao quase ser pego para Judas, o personagem revela-se aos outros, pedindo a mão de Chiquinha em casamento e vingando-se dos demais.
Tempo: Não é possível apontar com exatidão. Sabe-se que se trata do momento presente em que ocorrem os fatos, de modo que você, professor, pode lembrar que o texto dramático em questão é do século XIX e, portanto, os fatos são localizados nessa época.
Espaço: Casa de José Pimenta, cabo da Guarda Nacional.
Narrador: Não há.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Orientações:
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho acima, extraído da Cena IV da peça. Solicite-lhes que pensem sobre as seguintes questões:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1) Reforce com a turma que, na atividade anterior, foi possível ver como as sequências dialogais favorecem, por meio das falas e ações dos personagens, a visualização do enredo. Mesmo sem um narrador, através dessas sequências é possível acompanhar os momentos do enredo na narrativa e, assim, sentir o clima que vai sendo conferido à trama. A fim de que os alunos tenham a identificação clara desses momentos, pós-leitura, proponha que eles segmentem, de forma resumida, os principais momentos de “O Judas em sábado de aleluia”. Peça que seja preenchido, individualmente e no caderno, o quadro acima.
2) Considere as respostas de seus alunos, sendo flexível e ampliando, sempre que houver oportunidade, as perspectivas de leitura. Uma segmentação possível seria:
Situação Inicial: Maricota flerta com vários rapazes, mas finge amor a Faustino. A irmã da moça, Chiquinha, vive a costurar e guarda, em segredo, amor verdadeiro pelo rapaz. Lulu, irmãozinho das moças, deixa um Judas na casa para malhação, com outras crianças, no sábado de aleluia.
Conflito: Faustino, em encontro escondido com Maricota, na casa da moça, quase é surpreendido por Ambrósio, capitão da Guarda Nacional e, por isso, é forçado a se esconder dentro da casa, disfarçado de Judas (com os adereços do boneco preparado pelas crianças) e, assim, descobre segredos dos personagens e o falso amor de Maricota por ele.
Clímax do Conflito: Após repique de sinos, foguetes e algazarra, aparece a Aleluia e os meninos vão ao Judas para malhá-lo. Nesse momento, a identidade de Faustino é revelada e há grande confusão.
Desfecho: Faustino revela conhecer segredos e falcatruas que envolvem os personagens. Pede a mão de Chiquinha em casamento e vinga-se de Maricota, fazendo-a aceitar matrimônio com o velho Antônio Domingos. Os outros são ameaçados ao terem seus segredos descobertos e forçados a fazer as vontades do rapaz.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1) Ao final, peça que a turma observe o diagrama acima e pergunte se os alunos poderiam reconhecer quais foram os pontos aprendidos e os aspectos priorizados nesta aula. Possivelmente, eles serão mais capazes de falar sobre o quadro da intenção do gênero e os detalhes relacionados à construção da narrativa dramática.
2) Antecipe que, nas próximas aulas, os estudos sobre as sequências dialogais serão aprofundados, com um olhar maior sobre a linguagem (conteúdo do segundo quadro). A reconstrução da textualidade e a compreensão dos efeitos causados por recursos linguísticos podem ampliar o conhecimento a respeito dos personagens — situados em contextos sócio-históricos — da trama, das possíveis intenções do autor, dos sentidos da narrativa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Tema
Escolha 4 alunos para iniciar esta aula. Convide-os a criar um vídeo disparador para a turma, apresentando a proposta da aula e explicando que o texto teatral é escrito para contar uma história. Trata-se, portanto, de um gênero da ordem do narrar e, dessa forma, apresenta em sua composição aquilo que conhecemos como elementos e momentos da narrativa. Para a produção do vídeo, peça que sejam criativos, que surpreendam a turma com humor e diálogos dinâmicos. O vídeo será encaminhado ao grupo da turma no WhatsApp, se possível.
Introdução
Com base na leitura que os alunos fizeram do texto “O Judas em sábado de aleluia”, na íntegra, peça que, individualmente, completem o quadro sobre os elementos da narrativa, presente no plano original. Peça que registrem as respostas no caderno. Convide os alunos a encaminhar suas respostas ao grupo da turma no WhatsApp. Confira com a turma, numa correção coletiva, as indicações corretas.
Personagens: José Pimenta, Chiquinha, Maricota, Lulu, Faustino, Ambrósio, Antônio Domingos, além dos meninos e moleques que fazem a figuração.
Enredo: Faustino é apaixonado por Maricota e, ao se encontrar escondido com ela, na casa da moça, quase é surpreendido por capitão Ambrósio e forçado a se disfarçar com as roupas e adereços do boneco de Judas, que seria malhado pelas crianças no sábado de aleluia. Tendo de passar todo o tempo disfarçado naquela casa, Faustino descobre segredos dos outros personagens, como o esquema de corrupção entre Pimenta e Ambrósio no controle da jornada de trabalho dos homens da Guarda Nacional; a produção de dinheiro falso, encabeçada por Antônio Domingos e seguida por Pimenta; a farsa do amor de Maricota; mas, por outro lado, descobre também o amor verdadeiro e secreto de Chiquinha por ele. No ápice da narrativa, ao quase ser pego para Judas, o personagem revela-se aos outros, pedindo a mão de Chiquinha em casamento e vingando-se dos demais.
Tempo: não é possível apontar com exatidão. Sabe-se que se trata do momento presente em que ocorrem os fatos, de modo que você, professor, pode lembrar que o texto dramático em questão é do século XIX e, portanto, os fatos se passam nessa época.
Espaço: casa de José Pimenta, cabo da Guarda Nacional.
Narrador: Não há.
Desenvolvimento
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho, extraído da Cena IV da peça. Veja-o no plano original. Solicite que pensem sobre as seguintes questões:
1) Grande parte das narrativas são escritas em prosa e estruturadas em parágrafos. É possível encontrar também sequências narrativas estruturadas em versos e estrofes. Como você, no entanto, observa a narrativa do texto teatral acima? As sequências desse fragmento reúnem-se da mesma forma que os outros textos narrativos? (Espera-se que os alunos percebam que não, pois, ao contrário do texto organizado em parágrafos ou em versos e estrofes, o trecho em questão organiza-se pelas rubricas e falas das personagens.)
2) Como as rubricas e as falas das personagens destacam-se no texto, em meio ao enredo? (Os destaques dão-se por meio de recursos gráficos e de pontuação. As falas vêm indicadas pelos nomes das personagens, em caixa alta, nas sequências dialogais, de modo que nomes e frases são separados por travessão: “FAUSTINO — Posso entrar?”. Já as rubricas destacam-se em itálico e/ou pelo uso dos parênteses: “MARICOTA, voltando-se — Quem é?” e “FAUSTINO — (Pegando-lhe na mão) Decididamente, meu amor, não posso viver sem ti…”.)
Peça que encaminhem a você, no privado, a releitura produzida.
Fechamento
Ao final, peça que a turma observe o diagrama presente no slide de Fechamento do plano original (encaminhe-o à turma em PDF ou PowerPoint) e pergunte se os alunos poderiam reconhecer quais foram os pontos aprendidos e os aspectos priorizados nesta aula. Antecipe que, nas próximas aulas, os estudos sobre as sequências dialogais serão aprofundados, com um olhar maior sobre a linguagem (conteúdo do segundo quadro). A reconstrução da textualidade e a compreensão dos efeitos causados por recursos linguísticos podem ampliar o conhecimento a respeito dos personagens — situados em contextos sócio-históricos — da trama, das possíveis intenções do autor, dos sentidos da narrativa. Peça devolutiva aos questionamentos por meio de mensagem ou áudio no WhatsApp.
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos, se tiverem dificuldades, na releitura.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: