14092
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
Finalidade da aula:Conhecer o texto dramático “O Judas em sábado de aleluia”, de Martins Pena; identificar o roteiro técnico do texto teatral; distinguir quadro, ato e cena; compreender a intertextualidade entre textos literários e manifestações artísticas (ex.: a peça “O Judas em sábado de aleluia”, romances do séc. XIX, pinturas e outras formas de arte que retratam esse século, como quadros de Debret, dentre outros).
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (comédias)
Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Relação entre textos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP44, EF89LP32, EF89LP34
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO8_02SQA02

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas