Atividade para impressão - Trechos do conto para leitura
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Prepare-se para apresentar aos alunos os três tipos de narrador. Você fará esta apresentação por meio do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Busque exemplos de trechos, preferencialmente de outros contos de terror e suspense, em que os alunos possam perceber as diferenças entre cada tipo de narrador. Assista antes da aula ao vídeo baseado no conto para levar os alunos a perceber a intertextualidade presente entre o conto e a adaptação fílmica. Atente, nesta relação, para os diferentes efeitos de sentido provocados pela escolha do foco narrativo e pela caracterização dos personagens e cenários.
Materiais necessários: Aparelho de audiovisual.
Fotocópias do conto: “O gato preto”, de Edgar Allan Poe
Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.
Informações sobre o gênero: Sobre as relações de intertextualidade em adaptações fílmicas, sobretudo de contos de terror e suspense, consulte:
SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.
FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos não devem ter muitas dificuldades em identificar, no conto e na adaptação fílmica, o foco narrativo e a sequência textual descritiva. Entretanto, pode ser que eles tenham dificuldades em analisar a maneira como tais elementos são mobilizados nos dois gêneros em função da finalidade do gênero conto de terror e suspense - provocar a sensação de medo e/ou horror no leitor.
Referências sobre o assunto:
SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.
FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Fale para os alunos que uma história sempre é contada por alguém.
- Avise-os que nesta aula eles observarão quem conta o conto “O gato preto” e analisarão alguns aspectos relacionados à maneira como esta história é contada.
- Distribua fotocópias do conto “O gato preto para os alunos”. O conto está dividido em 29 trechos, atente para o número de alunos na sala, caso haja um número inferior ao número de trechos, você poderá fazer a leitura de mais de um trecho. Caso o número de alunos seja superior ao número de trechos, peça que alguns alunos leiam em duplas. É importante que todos participem da atividade.
- Fale para os alunos sobre a importância da entonação e da postura corporal durante a leitura e que todos devem se esforçar para prender a atenção dos ouvintes na história.
- Leia expressivamente o primeiro trecho do conto e, em seguida, os alunos devem continuar a leitura, sempre em voz alta.
- Questione os alunos sobre possíveis dúvidas em relação ao conto. Peça também que eles comentem o que acharam da leitura e que sensações ela provocou.
Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Introduza brevemente o conceito de narrador.
- Explique os tipos de narrador.
- Releia o primeiro trecho do conto “O gato preto”.
- Peça que os alunos identifiquem, neste trecho, o tipo de narrador e justifiquem sua resposta.
- Sintetize e escreva no quadro algumas características do narrador personagem apontadas pelos alunos.
Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em grupos, de acordo com a ordem sequencial dos trechos do conto, por exemplo trechos 2, 3 e 4.
- Peça para que eles analisem os trechos e procurem descrições de personagens e/ou cenários.
- Estimule os grupos a socializar suas observações. Para tanto, fale que é muito importante que eles exponham suas descobertas, pois assim podem auxiliar os demais colegas e também aprender com eles. Utilize perguntas como:
- Em que trechos há descrições de personagens?
- Que personagens são descritos?
- Quais as principais características físicas de cada um?
- Em relação à personalidade destes personagens, podemos identificá-la por meio da descrição feita pelo autor?
- Sobre os cenários, como são descritos? Que tipo de ambiente vocês acham que o autor quis criar? Por quê?
Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Fale para os alunos que eles assistirão a uma adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
- Peça para que eles prestem atenção, principalmente, no foco narrativo e em como são apresentados os cenários e os personagens.
- Reproduza o vídeo.
- Pergunte a opinião dos alunos sobre o vídeo, estimule-os a expressar suas opiniões.
Materiais complementares: Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos discutam, em grupos, sobre a adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
- Apresente os temas que deverão pautar esta discussão.
- Instrua os alunos a fazer anotações do que acharem interessante durante a discussão.
- Peça que os grupos socializem com os colegas suas anotações, primeiro sobre os recursos que eles identificaram na adaptação fílmica. Na adaptação há, por exemplo, a inserção da trilha sonora. Estimule-os a refletir sobre a utilização destes recursos no intuito de deixar o vídeo aterrorizante. Em relação à caracterização dos cenários e personagens, pergunte se, na opinião dos alunos, a caracterização que eles viram no vídeo reflete o que eles haviam lido no conto original, se ela intenta provocar sensações de medo, se eles fariam de forma diferente, etc.
- Provoque-os a falar sobre o foco narrativo.
- Pergunte quem conta a história no vídeo. É o mesmo narrador observado no conto original?
- É importante que os alunos percebam que, na adaptação fílmica, há um deslocamento deste foco.
- Retome o conto original e peça que os alunos reflitam sobre a construção do gênero conto de terror e suspense, afinal, ao escrever o conto o autor dispõe apenas da linguagem escrita para contar sua história. Para isso, primeiro relembre os recursos por eles identificados na adaptação fílmica como a trilha sonora e as imagens. Em seguida pergunte a eles se, no conto lido, o autor conseguiu, por meio da palavra escrita, provocar sensações de medo e horror no leitor. Explique que provocar estas sensações era muito importante, pois trata-se de um conto de terror e suspense e que quando escrevemos temos que ter clara a finalidade da nossa escrita e também o interlocutor previsto, ou seja para que escrevemos e para quem. A partir daí, podemos pensar em estratégias que nos ajudem a atingir nosso objetivo. No caso do conto “O gato preto” mostre aos alunos como a tipologia descritiva contribuiu sobremaneira para isso. Dê exemplos como a descrição da casa após o incêndio e a imagem do gato (Trecho 11), ou do gato (Trecho 14), entre outros.
É importante que os alunos percebam a intersecção destes elementos, finalidade comunicativa, interlocutor e tipologia textual, na construção do gênero.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários:
PowerPoint para gravar a apresentação narrada (tutorial disponível aqui);
Texto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe.
Opcionais:
Canva (tutorial disponível aqui);
Vídeo “O gato preto”, disponível aqui.
Tema
Faça uma breve apresentação narrada no PowerPoint, explicando aos alunos que uma história sempre é contada por alguém, e também lembrando-os do quanto é importante ter uma postura corporal e entonação adequadas durante a leitura oral. Exemplifique com a leitura de “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Encaminhe a apresentação ao grupo da turma no WhatsApp e peça que percebam “quem conta o conto” na narrativa lida por você. Sugira que façam, em casa, o mesmo tipo de leitura expressiva que você fez. Peça que os alunos pontuem possíveis dúvidas e impressões em relação ao conto, também no grupo, para que todos os colegas possam participar da discussão.
Introdução
Introduza brevemente o conceito de narrador, com uma segunda apresentação no PowerPoint para essa explicação. Na apresentação, explique também os tipos de narrador, releia o primeiro trecho do conto “O gato preto” e peça que os alunos identifiquem o tipo de narrador e justifiquem sua resposta. Aguarde as respostas no grupo do WhatsApp, por meio de mensagens ou áudio, e, em seguida, envie uma mensagem com algumas características do narrador personagem apontadas pelos alunos. Uma possibilidade para sintetizar as respostas dos alunos de modo interessante e lúdico é criar uma arte com o Canva, ferramenta digital de design.
Introdução
Organize os alunos em grupos, de acordo com a ordem sequencial dos trechos do conto. Oriente-os a se reunirem por meio de chamadas em grupo no WhatsApp. Peça que eles analisem os trechos e procurem descrições de personagens e/ou cenários.
Estimule os grupos a socializar suas observações. Sugira que façam suas socializações como apresentação narrada no PowerPoint. Utilize perguntas como: em que trechos há descrições de personagens? Que personagens são descritos? Quais as principais características físicas de cada um? Em relação à personalidade desses personagens, podemos identificá-la por meio da descrição feita pelo autor? Sobre os cenários, como são descritos? Que tipo de ambiente vocês acham que o autor quis criar? Por quê?
Desenvolvimento
Fale para os alunos que eles assistirão a uma adaptação fílmica do conto “O gato preto”. Peça que eles prestem atenção, principalmente, no foco narrativo e em como são apresentados os cenários e os personagens. Reproduza o vídeo. Pergunte a opinião dos alunos sobre o vídeo, estimulando-os a expressar suas opiniões. Veja a sugestão de vídeo em Recursos Opcionais. Caso seja difícil para seus alunos abrir vídeos pelo celular, você também pode montar uma apresentação de PowerPoint com uma narração baseada na adaptação fílmica sugerida.
Fechamento
Peça aos alunos que criem esquemas, mapas mentais e sínteses, explicando as diferenças entre o texto lido e a adaptação fílmica do conto “O gato preto”. Atenção a: trilha sonora, caracterização dos cenários e personagens, foco narrativo.
Em posse do material recebido, retome o conto original e encaminhe um áudio, pedindo que os alunos reflitam sobre a construção do gênero conto de terror e suspense, afinal, ao escrever o conto, o autor dispõe apenas da linguagem escrita para contar sua história. Para isso, primeiro relembre os recursos por eles identificados na adaptação fílmica, como a trilha sonora e as imagens. Em seguida, pergunte a eles se, no conto lido, o autor conseguiu, por meio da palavra escrita, provocar sensações de medo e horror no leitor. Explique que provocar essas sensações era muito importante, pois trata-se de um conto de terror e suspense e que, quando escrevemos, temos que ter clara a finalidade da nossa escrita e o interlocutor previsto, ou seja, para que e para quem escrevemos. A partir daí, podemos pensar em estratégias que nos ajudem a atingir nosso objetivo. No caso do conto “O gato preto”, mostre aos alunos como a tipologia descritiva contribuiu sobremaneira para isso. Dê exemplos como a descrição da casa após o incêndio e a imagem do gato (Trecho 11), ou apenas do gato (Trecho 14), entre outros. É importante que os alunos percebam, na construção do gênero: a intersecção desses elementos; a finalidade dessa intersecção; a finalidade comunicativa; o interlocutor e a tipologia textual.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na preparação do PowerPoint narrado, feito pelos alunos.