14091
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Prepare-se para apresentar aos alunos os três tipos de narrador. Você fará esta apresentação por meio do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Busque exemplos de trechos, preferencialmente de outros contos de terror e suspense, em que os alunos possam perceber as diferenças entre cada tipo de narrador. Assista antes da aula ao vídeo baseado no conto para levar os alunos a perceber a intertextualidade presente entre o conto e a adaptação fílmica. Atente, nesta relação, para os diferentes efeitos de sentido provocados pela escolha do foco narrativo e pela caracterização dos personagens e cenários.

Materiais necessários: Aparelho de audiovisual.

Fotocópias do conto: “O gato preto”, de Edgar Allan Poe
Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.

Informações sobre o gênero: Sobre as relações de intertextualidade em adaptações fílmicas, sobretudo de contos de terror e suspense, consulte:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos não devem ter muitas dificuldades em identificar, no conto e na adaptação fílmica, o foco narrativo e a sequência textual descritiva. Entretanto, pode ser que eles tenham dificuldades em analisar a maneira como tais elementos são mobilizados nos dois gêneros em função da finalidade do gênero conto de terror e suspense - provocar a sensação de medo e/ou horror no leitor.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que uma história sempre é contada por alguém.
  • Avise-os que nesta aula eles observarão quem conta o conto “O gato preto” e analisarão alguns aspectos relacionados à maneira como esta história é contada.
  • Distribua fotocópias do conto “O gato preto para os alunos”. O conto está dividido em 29 trechos, atente para o número de alunos na sala, caso haja um número inferior ao número de trechos, você poderá fazer a leitura de mais de um trecho. Caso o número de alunos seja superior ao número de trechos, peça que alguns alunos leiam em duplas. É importante que todos participem da atividade.
  • Fale para os alunos sobre a importância da entonação e da postura corporal durante a leitura e que todos devem se esforçar para prender a atenção dos ouvintes na história.
  • Leia expressivamente o primeiro trecho do conto e, em seguida, os alunos devem continuar a leitura, sempre em voz alta.
  • Questione os alunos sobre possíveis dúvidas em relação ao conto. Peça também que eles comentem o que acharam da leitura e que sensações ela provocou.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Introduza brevemente o conceito de narrador.
  • Explique os tipos de narrador.
  • Releia o primeiro trecho do conto “O gato preto”.
  • Peça que os alunos identifiquem, neste trecho, o tipo de narrador e justifiquem sua resposta.
  • Sintetize e escreva no quadro algumas características do narrador personagem apontadas pelos alunos.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, de acordo com a ordem sequencial dos trechos do conto, por exemplo trechos 2, 3 e 4.
  • Peça para que eles analisem os trechos e procurem descrições de personagens e/ou cenários.
  • Estimule os grupos a socializar suas observações. Para tanto, fale que é muito importante que eles exponham suas descobertas, pois assim podem auxiliar os demais colegas e também aprender com eles. Utilize perguntas como:
  • Em que trechos há descrições de personagens?
  • Que personagens são descritos?
  • Quais as principais características físicas de cada um?
  • Em relação à personalidade destes personagens, podemos identificá-la por meio da descrição feita pelo autor?
  • Sobre os cenários, como são descritos? Que tipo de ambiente vocês acham que o autor quis criar? Por quê?

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que eles assistirão a uma adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
  • Peça para que eles prestem atenção, principalmente, no foco narrativo e em como são apresentados os cenários e os personagens.
  • Reproduza o vídeo.
  • Pergunte a opinião dos alunos sobre o vídeo, estimule-os a expressar suas opiniões.

Materiais complementares: Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos discutam, em grupos, sobre a adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
  • Apresente os temas que deverão pautar esta discussão.
  • Instrua os alunos a fazer anotações do que acharem interessante durante a discussão.
  • Peça que os grupos socializem com os colegas suas anotações, primeiro sobre os recursos que eles identificaram na adaptação fílmica. Na adaptação há, por exemplo, a inserção da trilha sonora. Estimule-os a refletir sobre a utilização destes recursos no intuito de deixar o vídeo aterrorizante. Em relação à caracterização dos cenários e personagens, pergunte se, na opinião dos alunos, a caracterização que eles viram no vídeo reflete o que eles haviam lido no conto original, se ela intenta provocar sensações de medo, se eles fariam de forma diferente, etc.
  • Provoque-os a falar sobre o foco narrativo.
  • Pergunte quem conta a história no vídeo. É o mesmo narrador observado no conto original?
  • É importante que os alunos percebam que, na adaptação fílmica, há um deslocamento deste foco.
  • Retome o conto original e peça que os alunos reflitam sobre a construção do gênero conto de terror e suspense, afinal, ao escrever o conto o autor dispõe apenas da linguagem escrita para contar sua história. Para isso, primeiro relembre os recursos por eles identificados na adaptação fílmica como a trilha sonora e as imagens. Em seguida pergunte a eles se, no conto lido, o autor conseguiu, por meio da palavra escrita, provocar sensações de medo e horror no leitor. Explique que provocar estas sensações era muito importante, pois trata-se de um conto de terror e suspense e que quando escrevemos temos que ter clara a finalidade da nossa escrita e também o interlocutor previsto, ou seja para que escrevemos e para quem. A partir daí, podemos pensar em estratégias que nos ajudem a atingir nosso objetivo. No caso do conto “O gato preto” mostre aos alunos como a tipologia descritiva contribuiu sobremaneira para isso. Dê exemplos como a descrição da casa após o incêndio e a imagem do gato (Trecho 11), ou do gato (Trecho 14), entre outros.
    É importante que os alunos percebam a intersecção destes elementos, finalidade comunicativa, interlocutor e tipologia textual, na construção do gênero.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Prepare-se para apresentar aos alunos os três tipos de narrador. Você fará esta apresentação por meio do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Busque exemplos de trechos, preferencialmente de outros contos de terror e suspense, em que os alunos possam perceber as diferenças entre cada tipo de narrador. Assista antes da aula ao vídeo baseado no conto para levar os alunos a perceber a intertextualidade presente entre o conto e a adaptação fílmica. Atente, nesta relação, para os diferentes efeitos de sentido provocados pela escolha do foco narrativo e pela caracterização dos personagens e cenários.

Materiais necessários: Aparelho de audiovisual.

Fotocópias do conto: “O gato preto”, de Edgar Allan Poe
Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.

Informações sobre o gênero: Sobre as relações de intertextualidade em adaptações fílmicas, sobretudo de contos de terror e suspense, consulte:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos não devem ter muitas dificuldades em identificar, no conto e na adaptação fílmica, o foco narrativo e a sequência textual descritiva. Entretanto, pode ser que eles tenham dificuldades em analisar a maneira como tais elementos são mobilizados nos dois gêneros em função da finalidade do gênero conto de terror e suspense - provocar a sensação de medo e/ou horror no leitor.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que uma história sempre é contada por alguém.
  • Avise-os que nesta aula eles observarão quem conta o conto “O gato preto” e analisarão alguns aspectos relacionados à maneira como esta história é contada.
  • Distribua fotocópias do conto “O gato preto para os alunos”. O conto está dividido em 29 trechos, atente para o número de alunos na sala, caso haja um número inferior ao número de trechos, você poderá fazer a leitura de mais de um trecho. Caso o número de alunos seja superior ao número de trechos, peça que alguns alunos leiam em duplas. É importante que todos participem da atividade.
  • Fale para os alunos sobre a importância da entonação e da postura corporal durante a leitura e que todos devem se esforçar para prender a atenção dos ouvintes na história.
  • Leia expressivamente o primeiro trecho do conto e, em seguida, os alunos devem continuar a leitura, sempre em voz alta.
  • Questione os alunos sobre possíveis dúvidas em relação ao conto. Peça também que eles comentem o que acharam da leitura e que sensações ela provocou.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Introduza brevemente o conceito de narrador.
  • Explique os tipos de narrador.
  • Releia o primeiro trecho do conto “O gato preto”.
  • Peça que os alunos identifiquem, neste trecho, o tipo de narrador e justifiquem sua resposta.
  • Sintetize e escreva no quadro algumas características do narrador personagem apontadas pelos alunos.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, de acordo com a ordem sequencial dos trechos do conto, por exemplo trechos 2, 3 e 4.
  • Peça para que eles analisem os trechos e procurem descrições de personagens e/ou cenários.
  • Estimule os grupos a socializar suas observações. Para tanto, fale que é muito importante que eles exponham suas descobertas, pois assim podem auxiliar os demais colegas e também aprender com eles. Utilize perguntas como:
  • Em que trechos há descrições de personagens?
  • Que personagens são descritos?
  • Quais as principais características físicas de cada um?
  • Em relação à personalidade destes personagens, podemos identificá-la por meio da descrição feita pelo autor?
  • Sobre os cenários, como são descritos? Que tipo de ambiente vocês acham que o autor quis criar? Por quê?

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que eles assistirão a uma adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
  • Peça para que eles prestem atenção, principalmente, no foco narrativo e em como são apresentados os cenários e os personagens.
  • Reproduza o vídeo.
  • Pergunte a opinião dos alunos sobre o vídeo, estimule-os a expressar suas opiniões.

Materiais complementares: Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos discutam, em grupos, sobre a adaptação fílmica do conto “O gato preto”.
  • Apresente os temas que deverão pautar esta discussão.
  • Instrua os alunos a fazer anotações do que acharem interessante durante a discussão.
  • Peça que os grupos socializem com os colegas suas anotações, primeiro sobre os recursos que eles identificaram na adaptação fílmica. Na adaptação há, por exemplo, a inserção da trilha sonora. Estimule-os a refletir sobre a utilização destes recursos no intuito de deixar o vídeo aterrorizante. Em relação à caracterização dos cenários e personagens, pergunte se, na opinião dos alunos, a caracterização que eles viram no vídeo reflete o que eles haviam lido no conto original, se ela intenta provocar sensações de medo, se eles fariam de forma diferente, etc.
  • Provoque-os a falar sobre o foco narrativo.
  • Pergunte quem conta a história no vídeo. É o mesmo narrador observado no conto original?
  • É importante que os alunos percebam que, na adaptação fílmica, há um deslocamento deste foco.
  • Retome o conto original e peça que os alunos reflitam sobre a construção do gênero conto de terror e suspense, afinal, ao escrever o conto o autor dispõe apenas da linguagem escrita para contar sua história. Para isso, primeiro relembre os recursos por eles identificados na adaptação fílmica como a trilha sonora e as imagens. Em seguida pergunte a eles se, no conto lido, o autor conseguiu, por meio da palavra escrita, provocar sensações de medo e horror no leitor. Explique que provocar estas sensações era muito importante, pois trata-se de um conto de terror e suspense e que quando escrevemos temos que ter clara a finalidade da nossa escrita e também o interlocutor previsto, ou seja para que escrevemos e para quem. A partir daí, podemos pensar em estratégias que nos ajudem a atingir nosso objetivo. No caso do conto “O gato preto” mostre aos alunos como a tipologia descritiva contribuiu sobremaneira para isso. Dê exemplos como a descrição da casa após o incêndio e a imagem do gato (Trecho 11), ou do gato (Trecho 14), entre outros.
    É importante que os alunos percebam a intersecção destes elementos, finalidade comunicativa, interlocutor e tipologia textual, na construção do gênero.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano