14088
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modalização na produção de textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Modalização na produção de textos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos consiste em fazer com que os alunos conheçam, reconheçam e façam uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos bem como compreendam o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: Data show, computador, caderno e quadro. Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.

SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/. Acesso em: 22 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe à classe que eles farão um regimento sobre o uso do celular.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

1.Revise o que é artigo, inciso e caput;

2. Questione aos alunos:

a) Quem costuma produzir os textos jurídicos?

R: Juristas, deputados, senadores, vereadores, diretores de escola

b) Qual é o propósito comunicativo desses textos?

R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.

c) Para quem é produzido esses textos?

R: Para toda a sociedade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em quatro grupos e solicite que eles construam um regimento sobre o uso do celular na classe.
  • Avise aos alunos que eles possuem 15 minutos para formular o regimento.
  • Solicite aos grupos que eles escolham um aluno para apresentar o regimento criado.
  • Após a apresentação, informe aos alunos que eles devem criar um regimento do uso do celular em conjunto.
  • Solicite que eles escolham um aluno para digitar o regimento. Caso a escola não tenha computador e data show, um aluno será escolhido para escrever no quadro.
  • Auxilie os alunos na construção do regimento e relembre, quando for necessário, a importância dos modalizadores.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Leia o regimento criado.
  • Solicite aos alunos que digam em quais os trechos há modalização, e se eles têm caráter de obrigatoriedade ou de permissibilidade.
  • Destaque a modalização no regimento criado e seus sentidos.
  • No fim, informe que irá imprimir as regras de uso do celular para que todos os alunos sigam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos consiste em fazer com que os alunos conheçam, reconheçam e façam uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos bem como compreendam o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: Data show, computador, caderno e quadro. Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.

SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/. Acesso em: 22 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe à classe que eles farão um regimento sobre o uso do celular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

1.Revise o que é artigo, inciso e caput;

2. Questione aos alunos:

a) Quem costuma produzir os textos jurídicos?

R: Juristas, deputados, senadores, vereadores, diretores de escola

b) Qual é o propósito comunicativo desses textos?

R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.

c) Para quem é produzido esses textos?

R: Para toda a sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em quatro grupos e solicite que eles construam um regimento sobre o uso do celular na classe.
  • Avise aos alunos que eles possuem 15 minutos para formular o regimento.
  • Solicite aos grupos que eles escolham um aluno para apresentar o regimento criado.
  • Após a apresentação, informe aos alunos que eles devem criar um regimento do uso do celular em conjunto.
  • Solicite que eles escolham um aluno para digitar o regimento. Caso a escola não tenha computador e data show, um aluno será escolhido para escrever no quadro.
  • Auxilie os alunos na construção do regimento e relembre, quando for necessário, a importância dos modalizadores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Leia o regimento criado.
  • Solicite aos alunos que digam em quais os trechos há modalização, e se eles têm caráter de obrigatoriedade ou de permissibilidade.
  • Destaque a modalização no regimento criado e seus sentidos.
  • No fim, informe que irá imprimir as regras de uso do celular para que todos os alunos sigam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano