Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos consiste em fazer com que os alunos conheçam, reconheçam e façam uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos bem como compreendam o seu uso em textos jurídicos.
Materiais necessários: Data show, computador, caderno e quadro. Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.
Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.
Referências sobre o assunto:
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/. Acesso em: 22 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Informe à classe que eles farão um regimento sobre o uso do celular.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
1.Revise o que é artigo, inciso e caput;
2. Questione aos alunos:
a) Quem costuma produzir os textos jurídicos?
R: Juristas, deputados, senadores, vereadores, diretores de escola
b) Qual é o propósito comunicativo desses textos?
R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.
c) Para quem é produzido esses textos?
R: Para toda a sociedade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Divida a sala em quatro grupos e solicite que eles construam um regimento sobre o uso do celular na classe.
- Avise aos alunos que eles possuem 15 minutos para formular o regimento.
- Solicite aos grupos que eles escolham um aluno para apresentar o regimento criado.
- Após a apresentação, informe aos alunos que eles devem criar um regimento do uso do celular em conjunto.
- Solicite que eles escolham um aluno para digitar o regimento. Caso a escola não tenha computador e data show, um aluno será escolhido para escrever no quadro.
- Auxilie os alunos na construção do regimento e relembre, quando for necessário, a importância dos modalizadores.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Leia o regimento criado.
- Solicite aos alunos que digam em quais os trechos há modalização, e se eles têm caráter de obrigatoriedade ou de permissibilidade.
- Destaque a modalização no regimento criado e seus sentidos.
- No fim, informe que irá imprimir as regras de uso do celular para que todos os alunos sigam.