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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modalização deôntica nos textos jurídicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Modalização deôntica nos textos jurídicos

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras, bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o gênero texto jurídico para os alunos e faça os seguintes questionamentos:

a) Onde você encontra os textos jurídicos?

R: Na internet, em livrarias.

b) Quem costuma produzir esses textos?

R: Juristas, deputados, senadores, vereadores.

c) Qual é objetivo desses textos?

R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.

d) Para quem é produzido esses textos?

R: Para toda a sociedade.

  • Discuta com eles as respostas para as questões, contextualizando o gênero;
  • Em seguida, divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial com lacunas. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial. Caso a sala de aula tenha mais de 20 alunos, divida-os em mais grupos, repetindo-se os textos..

Materiais complementares: Cópias da leis.

Para acessar as folhas para os alunos preencherem, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui

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Slide Plano Aula

Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui

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Slide Plano Aula

Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Continuação.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Continuação.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Continuação.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Continuação.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras, bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o gênero texto jurídico para os alunos e faça os seguintes questionamentos:

a) Onde você encontra os textos jurídicos?

R: Na internet, em livrarias.

b) Quem costuma produzir esses textos?

R: Juristas, deputados, senadores, vereadores.

c) Qual é objetivo desses textos?

R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.

d) Para quem é produzido esses textos?

R: Para toda a sociedade.

  • Discuta com eles as respostas para as questões, contextualizando o gênero;
  • Em seguida, divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial com lacunas. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial. Caso a sala de aula tenha mais de 20 alunos, divida-os em mais grupos, repetindo-se os textos..

Materiais complementares: Cópias da leis.

Para acessar as folhas para os alunos preencherem, clique aqui

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
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Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
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Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
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Continuação.

Orientações:

  • Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
  • Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
  • Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
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Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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Continuação.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
  • Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
  • Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
  • Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.

Materiais complementares: Data show e computador.

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