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Plano de Aula
Plano de aula: Modalização deôntica nos textos jurídicos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos
Por: Caroline Costa Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.
Materiais necessários: Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.
Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras, bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.
Referências sobre o assunto:
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o gênero texto jurídico para os alunos e faça os seguintes questionamentos:
a) Onde você encontra os textos jurídicos?
R: Na internet, em livrarias.
b) Quem costuma produzir esses textos?
R: Juristas, deputados, senadores, vereadores.
c) Qual é objetivo desses textos?
R: Ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto, visando a boa convivência na sociedade.
d) Para quem é produzido esses textos?
R: Para toda a sociedade.
- Discuta com eles as respostas para as questões, contextualizando o gênero;
- Em seguida, divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial com lacunas. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial. Caso a sala de aula tenha mais de 20 alunos, divida-os em mais grupos, repetindo-se os textos..
Materiais complementares: Cópias da leis.
Para acessar as folhas para os alunos preencherem, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
- Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
- Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação.
Orientações:
- Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
- Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
- Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação.
Orientações:
- Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
- Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
- Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação.
Orientações:
- Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos apresentados.
- Informe aos alunos que eles deverão responder ao seguinte questionamento escrito na lousa.
- Em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher?
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial.
Para acessar o texto das leis para serem circulados, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
- Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
- Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
- Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.
Materiais complementares: Data show e computador.
Fechamento
Continuação.
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
- Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
- Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
- Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.
Materiais complementares: Data show e computador.
Fechamento
Continuação.
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
- Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
- Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
- Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.
Materiais complementares: Data show e computador.
Fechamento
Continuação.
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
- Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
- Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
- Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.
Materiais complementares: Data show e computador.
Fechamento
Continuação.
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas, e ao fim, lance no quadro, por meio de data show, os textos das leis completos. Em seguida, analise com os alunos a escolha dos modalizadores e o seu sentido.
- Com a apresentação da lei, dê um tempo para os alunos refletirem sobre as escolhas que fizeram.
- Observe que as marcações em vermelho são as expressões modalizadoras.
- Em seguida, analise com os alunos dois artigos e destaque a conduta da obrigatoriedade e da permissibilidade dentro da modalização.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Slide Carnival (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com a turma o tema da aula (Vamos modalizar?). Informe que eles lerão alguns textos jurídicos e terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.
Introdução
Apresente aos alunos, pelo WhatsApp, através do Slide Carnival (veja em Recursos Opcionais), o gênero texto jurídico, junto aos seguintes questionamentos: a) Onde você encontra os textos jurídicos?; b) Quem costuma produzir esses textos?; c) Qual é objetivo desses textos?; d) Para quem são produzidos esses textos? Veja as possibilidades de respostas no plano original. Em seguida, divida a turma em grupos e encaminhe-lhes os trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial com lacunas. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro. Caso a turma tenha mais de 20 alunos, divida-os em mais grupos, repetindo os textos. Materiais complementares: cópias da leis. As folhas para os alunos preencherem estão disponíveis aqui.
Desenvolvimento
Solicite que os alunos circulem as expressões modalizadoras nos textos jurídicos encaminhados a seu grupo. Informe que eles deverão responder ao seguinte questionamento: em qual trecho do enunciado o interlocutor estabelece uma relação de obrigatoriedade ou de permissibilidade? Você consegue identificar quem é obrigado a fazer algo ou quem tem a permissão de escolher? Materiais complementares: trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, disponíveis aqui.
Fechamento
Solicite aos alunos que leiam o texto da lei com suas escolhas e compartilhem suas respostas com seus pequenos grupos. Por último, peça que socializem suas respostas, então conferidas, com os demais colegas. Esta etapa pode se realizar a partir do encaminhamento de fotos das atividades ou de gravação de áudio com as impressões de um representante de cada grupo.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler as leis encaminhadas aos alunos para que, juntos, possam analisá-las criticamente quanto ao seguimento pela sociedade.
Finalidade da aula: Trocar os mecanismos de modalidade deôntica com o intuito de verificar as diferenças de sentido e também verificar seu uso.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica