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Plano de Aula
Plano de aula: Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos
Por: Caroline Costa Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.
Materiais necessários: O professor deve fazer uma pesquisa sobre o tema da modalização para se inteirar do objeto de conhecimento. Ele precisará de computador, projetor, canetinha e cópias do artigo 5º da Constituição Federal, de trechos do Estatuto da Igualdade Racial e de trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Dificuldades antecipadas: compreender o vocabulário dos textos jurídicos e entender o que é a modalização deôntica.
Referências sobre o assunto:
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em:http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/ . Acesso em: 22 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, estudarão algumas peculiaridades dentro desses textos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Apresente as duas orações para os alunos;
- Questione aos alunos em qual das frases, há sentido de obrigatoriedade e solicite que justifiquem sua resposta no caderno;
- Questione o que eles entendem da primeira oração e solicite que escrevam no caderno a sua interpretação.
Materiais complementares: Caderno, data show, quadro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
- Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos. - Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, questione aos alunos se eles já viram ou leram um texto jurídico, se eles sabem qual é o propósito comunicativo desses textos e se eles sabem quem consome esse tipo de texto. Espera-se que os alunos respondam que já viram esses textos nos livros, em casa; que já leram na escola; que eles servem para ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto; e que quem os consome são as pessoas em geral.
- Em seguida, entregue o seguinte questionário:
a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos. - Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.
Para acessar o questionário que será trabalhado, clique aqui
Para acessar os textos que serão trabalhados, clique aqui
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em:
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
- Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos. - Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos. - Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.
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SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em:
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
- Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos. - Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos. - Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.
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SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em:
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
- Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos. - Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos. - Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.
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SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: Continuação
Orientações:
- Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
- Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos. - Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos. - Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.
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SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em:
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Fechamento
Continuação
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Fechamento
Continuação
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Fechamento
Continuação
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Fechamento
Continuação
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Fechamento
Continuação
Orientações:
- Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
- Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
- Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
- Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Apresente o tema da aula (Conhecendo meus direitos) pelo WhatsApp. Informe que os alunos lerão alguns textos jurídicos e estudarão algumas peculiaridades desses textos.
Introdução
Apresente as duas orações aos alunos (veja no plano original). Questione em qual das frases há sentido de obrigatoriedade e solicite que justifiquem a resposta no caderno. Questione o que eles entendem da primeira oração e solicite que escrevam no caderno a interpretação.
Desenvolvimento
Divida a turma em grupos de quatro integrantes e encaminhe-lhes trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Junto aos trechos, apresente a explicação quanto à diferença entre artigo, caput e inciso (veja no slide do plano original). Finalizada essa diferenciação, questione se eles já viram ou leram um texto jurídico, se sabem qual é o propósito comunicativo e quem consome esse tipo de texto. Em seguida, entregue o seguinte questionário: a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida; b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?; c) Discuta com seus colegas de grupo: quais são as as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos? Esta atividade deverá ser realizada em grupos. Para isso, peça que os integrantes de cada grupo estabeleçam contato entrei si por chamada de vídeo. Solicite que os grupos compartilhem com a turma seus textos e respostas às atividades, e que, em seguida, discutam se concordam ou não com as respostas dos outros grupos. O questionário que será trabalhado está disponível aqui. Os textos que serão trabalhados estão disponíveis aqui.
Fechamento
Envie as leis aos alunos, no WhatsApp, e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido pela escolha de alguns adjetivos e verbos nos textos jurídicos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder. Em seguida, retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo. Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração. Apresente no slide desta etapa (veja no plano original) as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conhecer ou retomar as temáticas que os alunos estão trabalhando, já que são importantes socialmente.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica