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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: O professor deve fazer uma pesquisa sobre o tema da modalização para se inteirar do objeto de conhecimento. Ele precisará de computador, projetor, canetinha e cópias do artigo 5º da Constituição Federal, de trechos do Estatuto da Igualdade Racial e de trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dificuldades antecipadas: compreender o vocabulário dos textos jurídicos e entender o que é a modalização deôntica.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em:http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/ . Acesso em: 22 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, estudarão algumas peculiaridades dentro desses textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente as duas orações para os alunos;
  • Questione aos alunos em qual das frases, há sentido de obrigatoriedade e solicite que justifiquem sua resposta no caderno;
  • Questione o que eles entendem da primeira oração e solicite que escrevam no caderno a sua interpretação.

Materiais complementares: Caderno, data show, quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, questione aos alunos se eles já viram ou leram um texto jurídico, se eles sabem qual é o propósito comunicativo desses textos e se eles sabem quem consome esse tipo de texto. Espera-se que os alunos respondam que já viram esses textos nos livros, em casa; que já leram na escola; que eles servem para ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto; e que quem os consome são as pessoas em geral.
  • Em seguida, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

Para acessar o questionário que será trabalhado, clique aqui

Para acessar os textos que serão trabalhados, clique aqui

SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: . Acesso em: 22 de julho de 2018.

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Continuação

Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Tempo sugerido: Continuação

Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Continuação

Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: O professor deve fazer uma pesquisa sobre o tema da modalização para se inteirar do objeto de conhecimento. Ele precisará de computador, projetor, canetinha e cópias do artigo 5º da Constituição Federal, de trechos do Estatuto da Igualdade Racial e de trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dificuldades antecipadas: compreender o vocabulário dos textos jurídicos e entender o que é a modalização deôntica.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em:http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/ . Acesso em: 22 de julho de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, estudarão algumas peculiaridades dentro desses textos.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente as duas orações para os alunos;
  • Questione aos alunos em qual das frases, há sentido de obrigatoriedade e solicite que justifiquem sua resposta no caderno;
  • Questione o que eles entendem da primeira oração e solicite que escrevam no caderno a sua interpretação.

Materiais complementares: Caderno, data show, quadro.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, questione aos alunos se eles já viram ou leram um texto jurídico, se eles sabem qual é o propósito comunicativo desses textos e se eles sabem quem consome esse tipo de texto. Espera-se que os alunos respondam que já viram esses textos nos livros, em casa; que já leram na escola; que eles servem para ditar uma norma ou conduta sobre determinado assunto; e que quem os consome são as pessoas em geral.
  • Em seguida, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Orientações:

  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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Orientações:

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  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

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  • Divida em grupos a sala de aula e entregue cópias dos trechos do artigo 5º da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial. Cada grupo deve receber um trecho da lei diferente do outro, sendo um grupo responsável pela Constituição Federal, um outro grupo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e por último, o outro grupo pelo Estatuto da Igualdade Racial.
  • Após a entrega dos trechos, os alunos lerão as leis em grupo e, em seguida, explique a diferença entre artigo, caput e inciso, apresentando esse slide no quadro.
    Conceito de artigo: é o fundamento principal da lei.
    Conceito de caput: é o enunciado do artigo, refere-se a ideia central.
    Conceito de inciso: é considerado um desdobramento dos artigos.
  • Finalizada a diferenciação entre artigo, caput e inciso, entregue o seguinte questionário:
    a) O que a lei está garantindo? Defina de forma resumida.
    b) Pela leitura da lei, há mais posicionamentos de obrigatoriedade da ação do Estado ou mais posicionamentos de permissividade da ação do Estado?
    c) Marquem com canetinha as palavras que denotam permissividade ou obrigatoriedade nos textos.
  • Após a marcação, solicite que os grupos troquem os textos e que eles discutam se concordam ou não com a marcação dos outros grupos. Em seguida, um representante de cada grupo deve apresentar o posicionamento tomado por eles.

    Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha.

Para acessar o questionário que será trabalhado, clique aqui

Para acessar os textos que serão trabalhados, clique aqui

SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: . Acesso em: 22 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Continuação

Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Continuação

Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

Materiais complementares: Cópias de trechos do artigo 5º da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Igualdade Racial, canetinha, data show e computador.

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Orientações:

  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

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  • Apresente as leis no data-show e explicite o caráter de obrigatoriedade conferido na escolha de alguns adjetivos e de alguns verbos, por exemplo, o adjetivo obrigatório e o verbo dever, bem como o caráter de permissibilidade, por exemplo, do verbo poder, nos textos jurídicos.
  • Em seguida,retome a oração apresentada na introdução e solicite aos alunos que digam qual das orações tem caráter de obrigatoriedade e o motivo;
  • Solicite que respondam qual foi o entendimento deles em relação à primeira oração;
  • Apresente no slide as orações e discuta o caráter de obrigatoriedade e permissibilidade.

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