14085
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bioma Mata Atlântica

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre fatores bióticos e abióticos da Mata Atlântica e a relação da espécie humana com o bioma.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Textos base disponíveis aqui.

Imagens complementares disponíveis aqui.

Fluxograma disponível aqui.

Projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Mata atlântica, suas principais características, bem como os principais seres vivos que nele habitam e a relação do homem com o bioma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e peça que eles comentem o que puderam observar e compreender sobre ela.

Charge por Mauricio Rett. www.cartunista.com.br

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite aos estudantes que exponham pontos de vista e opiniões sobre a pergunta e que discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 3 minutos para a leitura dos textos e para assistir o vídeo, 17 minutos para o ensaio da encenação, 9 minutos para as apresentações cênicas das equipes e mais 1 minuto para observação das imagens complementares. Organize a sala em três equipes e distribua os textos disponíveis aqui.

Equipe 1 receberá o texto 1, equipe 2 receberá o texto 2 e equipe 3 receberá o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2zc6Pth > (Distribua 5 ou 6 textos para a equipe 1 e para a equipe 2, para que todos possam conhecer o texto).

Diga aos alunos que eles deverão ler o texto correspondente à sua equipe ou assistir ao vídeo, de acordo com a distribuição. Peça às equipes formadas que encenem os textos e o vídeo trabalhado. Comece pela ordem: equipe 1, depois equipe 2 e, por fim, equipe 3. Após as encenações, entregue um documento contendo imagens complementares para que os alunos observem ilustrações de seres vivos e condições do bioma mata atlântica de acordo o que abordaram nos textos e vídeo (distribua 2 cópias para cada equipe). As imagens complementares estão disponíveis aqui.

Depois, peça aos estudantes que abordem os aspectos da Mata Atlântica, mediante material disponibilizado e apresentações das equipes. Você poderá fazer algumas perguntas, como por exemplo: Como é o clima da Mata Atlântica? Quais animais são típicos da Mata Atlântica? E quais plantas? Como é a relação do homem com a Mata Atlântica?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sugere-se que os alunos ocupem 8 minutos para o preenchimento do fluxograma e 7 minutos para as apresentações deles. Após as encenações, peça às equipes que produzam um fluxograma apresentando os aspectos da Mata Atlântica.

O fluxograma e um eventual gabarito, estão disponíveis aqui. Imprima e entregue um fluxograma para cada equipe. Ao entregar um fluxograma para as equipes, entregue também uma tesoura e oriente os alunos para que escolham, dentre as imagens complementares que receberam no Mão na massa, um animal para representar a fauna e uma planta, para representar a flora. Após a construção do fluxograma, cada equipe deverá compartilhar com a turma o que colocou nele e, no momento da apresentação, mostrar as duas imagens que escolheram. Eles poderão mostrar o animal no momento que estiverem falando da fauna e a planta quando estiverem falando da flora (fauna e flora são partes integrantes do fluxograma). Verifique se os fluxogramas estão corretamente preenchidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Textos base disponíveis aqui.

Imagens complementares disponíveis aqui.

Fluxograma disponível aqui.

Projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Mata atlântica, suas principais características, bem como os principais seres vivos que nele habitam e a relação do homem com o bioma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e peça que eles comentem o que puderam observar e compreender sobre ela.

Charge por Mauricio Rett. www.cartunista.com.br

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite aos estudantes que exponham pontos de vista e opiniões sobre a pergunta e que discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 3 minutos para a leitura dos textos e para assistir o vídeo, 17 minutos para o ensaio da encenação, 9 minutos para as apresentações cênicas das equipes e mais 1 minuto para observação das imagens complementares. Organize a sala em três equipes e distribua os textos disponíveis aqui.

Equipe 1 receberá o texto 1, equipe 2 receberá o texto 2 e equipe 3 receberá o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2zc6Pth > (Distribua 5 ou 6 textos para a equipe 1 e para a equipe 2, para que todos possam conhecer o texto).

Diga aos alunos que eles deverão ler o texto correspondente à sua equipe ou assistir ao vídeo, de acordo com a distribuição. Peça às equipes formadas que encenem os textos e o vídeo trabalhado. Comece pela ordem: equipe 1, depois equipe 2 e, por fim, equipe 3. Após as encenações, entregue um documento contendo imagens complementares para que os alunos observem ilustrações de seres vivos e condições do bioma mata atlântica de acordo o que abordaram nos textos e vídeo (distribua 2 cópias para cada equipe). As imagens complementares estão disponíveis aqui.

Depois, peça aos estudantes que abordem os aspectos da Mata Atlântica, mediante material disponibilizado e apresentações das equipes. Você poderá fazer algumas perguntas, como por exemplo: Como é o clima da Mata Atlântica? Quais animais são típicos da Mata Atlântica? E quais plantas? Como é a relação do homem com a Mata Atlântica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sugere-se que os alunos ocupem 8 minutos para o preenchimento do fluxograma e 7 minutos para as apresentações deles. Após as encenações, peça às equipes que produzam um fluxograma apresentando os aspectos da Mata Atlântica.

O fluxograma e um eventual gabarito, estão disponíveis aqui. Imprima e entregue um fluxograma para cada equipe. Ao entregar um fluxograma para as equipes, entregue também uma tesoura e oriente os alunos para que escolham, dentre as imagens complementares que receberam no Mão na massa, um animal para representar a fauna e uma planta, para representar a flora. Após a construção do fluxograma, cada equipe deverá compartilhar com a turma o que colocou nele e, no momento da apresentação, mostrar as duas imagens que escolheram. Eles poderão mostrar o animal no momento que estiverem falando da fauna e a planta quando estiverem falando da flora (fauna e flora são partes integrantes do fluxograma). Verifique se os fluxogramas estão corretamente preenchidos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano