14084
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Jogo sobre separação de misturas homogêneas e heterogêneas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre os conhecimentos adquiridos sobre separação de misturas

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem por objetivo levar os alunos a organizar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante todas as aulas sobre separação de misturas, habilidade EF06CI03, por meio da participação em um jogo, e ela poderá ser melhor desenvolvida se os demais planos dessa unidade já tiverem sido aplicados.

Materiais necessários para a aula: Projetor, material impresso para o jogo, disponível em: http://bit.ly/2MvYUbG.

.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos e diga que eles irão participar de um jogo sobre separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide e apresente a situação que está contida nele, que é referente à utilização de diferentes métodos de separação de misturas no cotidiano dos estudantes. Caso não seja possível realizar a projeção, exponha aos alunos as informações nele contidas. Pergunte a eles: Em quais outras situações do seu dia a dia você presencia processos de separação de misturas? Estimule-os a refletir sobre o que está sendo questionado, mas não se preocupe em obter respostas precisas neste momento.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a refletir sobre a questão proposta e a levantar hipóteses para respondê-la. Não é esperado neste momento que eles consigam apresentar respostas consistentes, mas é importante que eles pensem sobre o que está sendo apresentado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Auxilie a turma a se dividir em quatro equipes e numere-as, de 1 a 4. Por se tratar da realização de um jogo, recomenda-se que ele seja feito em um ambiente diferente da sala de aula, como o pátio da escola. Oriente os alunos a escolherem, dentro da equipe, um porta voz, que irá responder as perguntas feitas durante o jogo (após discussão da questão com todo o grupo, esse aluno será responsável por verbalizar a resposta oficial da equipe). Disponha quatro carteiras, de forma que elas fiquem de frente umas para as outras e diga para cada equipe ficar concentrada atrás de uma das carteiras. Distribua as cartas contendo as questões, disponíveis aqui (que precisam ser cortadas antes de distribuídas), para as equipes; cada equipe deve receber quatro cartas (caso não seja possível realizar a impressão das cartas, recomenda-se que as questões sejam transcritas para uma folha e depois distribuídas para as equipes). Cada equipe deve escolher quatro integrantes para realizar, cada um uma pergunta, para outro grupo. Oriente a equipe 1 a perguntar para a equipe 2, a equipe 2 a perguntar para a equipe 3, e assim sucessivamente. Cada equipe terá 1 minuto para perguntar e 1 minuto para responder cada pergunta. Utilize um relógio ou cronômetro para marcar esse tempo. Cada resposta certa vale 1 ponto. Caso a equipe que recebeu a pergunta não saiba respondê-la ou responda incorretamente, oriente quem está fazendo a pergunta a repeti-la para as outras equipes, a fim de que uma delas possa dar a resposta correta – a equipe que se manifestar primeiro e responder corretamente, pontua. A equipe que conquistar mais pontos será a vencedora. Faça a mediação do jogo, avaliando que equipe respondeu de forma correta. Avise aos alunos que eles devem se atentar aos processos de separação de misturas abordados no jogo, pois isso será utilizado em um próximo momento da aula. As respostas para as perguntas estão disponíveis em: http://bit.ly/2xd8N9d. Durante o jogo, estimule a participação de todos os alunos da equipe nas discussões e crie uma clima de competição saudável, de modo que todos os alunos se sintam motivados a se envolver ativamente na atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do jogo, reúna todos os alunos na sala de aula. Divida o quadro em quatro partes e solicite que cada equipe escolha um aluno para colocar no quadro dois processos de misturas que foram vistos no jogo. Inicie essa etapa com a equipe 4, seguida da equipe 3, e assim por diante. Oriente-os a não repetir os processos que já foram colocados por outras equipes. Caso alguma equipe não consiga escrever os dois processos, peça que outra equipe a auxilie. Após isso, retome a questão disparadora: Como saber qual processo de separação de misturas utilizamos em cada situação? Permita que eles respondam, baseados no que foi desenvolvido durante o jogo. Conduza a discussão de modo que os alunos compreendam que é preciso analisar os componentes presentes na mistura para escolher o melhor método de separação. Solicite a eles que façam, em seus cadernos, um registro da resposta para a questão disparadora. Uma possível resposta está apresentada no slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem por objetivo levar os alunos a organizar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante todas as aulas sobre separação de misturas, habilidade EF06CI03, por meio da participação em um jogo, e ela poderá ser melhor desenvolvida se os demais planos dessa unidade já tiverem sido aplicados.

Materiais necessários para a aula: Projetor, material impresso para o jogo, disponível em: http://bit.ly/2MvYUbG.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos e diga que eles irão participar de um jogo sobre separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide e apresente a situação que está contida nele, que é referente à utilização de diferentes métodos de separação de misturas no cotidiano dos estudantes. Caso não seja possível realizar a projeção, exponha aos alunos as informações nele contidas. Pergunte a eles: Em quais outras situações do seu dia a dia você presencia processos de separação de misturas? Estimule-os a refletir sobre o que está sendo questionado, mas não se preocupe em obter respostas precisas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a refletir sobre a questão proposta e a levantar hipóteses para respondê-la. Não é esperado neste momento que eles consigam apresentar respostas consistentes, mas é importante que eles pensem sobre o que está sendo apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Auxilie a turma a se dividir em quatro equipes e numere-as, de 1 a 4. Por se tratar da realização de um jogo, recomenda-se que ele seja feito em um ambiente diferente da sala de aula, como o pátio da escola. Oriente os alunos a escolherem, dentro da equipe, um porta voz, que irá responder as perguntas feitas durante o jogo (após discussão da questão com todo o grupo, esse aluno será responsável por verbalizar a resposta oficial da equipe). Disponha quatro carteiras, de forma que elas fiquem de frente umas para as outras e diga para cada equipe ficar concentrada atrás de uma das carteiras. Distribua as cartas contendo as questões, disponíveis aqui (que precisam ser cortadas antes de distribuídas), para as equipes; cada equipe deve receber quatro cartas (caso não seja possível realizar a impressão das cartas, recomenda-se que as questões sejam transcritas para uma folha e depois distribuídas para as equipes). Cada equipe deve escolher quatro integrantes para realizar, cada um uma pergunta, para outro grupo. Oriente a equipe 1 a perguntar para a equipe 2, a equipe 2 a perguntar para a equipe 3, e assim sucessivamente. Cada equipe terá 1 minuto para perguntar e 1 minuto para responder cada pergunta. Utilize um relógio ou cronômetro para marcar esse tempo. Cada resposta certa vale 1 ponto. Caso a equipe que recebeu a pergunta não saiba respondê-la ou responda incorretamente, oriente quem está fazendo a pergunta a repeti-la para as outras equipes, a fim de que uma delas possa dar a resposta correta – a equipe que se manifestar primeiro e responder corretamente, pontua. A equipe que conquistar mais pontos será a vencedora. Faça a mediação do jogo, avaliando que equipe respondeu de forma correta. Avise aos alunos que eles devem se atentar aos processos de separação de misturas abordados no jogo, pois isso será utilizado em um próximo momento da aula. As respostas para as perguntas estão disponíveis em: http://bit.ly/2xd8N9d. Durante o jogo, estimule a participação de todos os alunos da equipe nas discussões e crie uma clima de competição saudável, de modo que todos os alunos se sintam motivados a se envolver ativamente na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do jogo, reúna todos os alunos na sala de aula. Divida o quadro em quatro partes e solicite que cada equipe escolha um aluno para colocar no quadro dois processos de misturas que foram vistos no jogo. Inicie essa etapa com a equipe 4, seguida da equipe 3, e assim por diante. Oriente-os a não repetir os processos que já foram colocados por outras equipes. Caso alguma equipe não consiga escrever os dois processos, peça que outra equipe a auxilie. Após isso, retome a questão disparadora: Como saber qual processo de separação de misturas utilizamos em cada situação? Permita que eles respondam, baseados no que foi desenvolvido durante o jogo. Conduza a discussão de modo que os alunos compreendam que é preciso analisar os componentes presentes na mistura para escolher o melhor método de separação. Solicite a eles que façam, em seus cadernos, um registro da resposta para a questão disparadora. Uma possível resposta está apresentada no slide.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano