Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os estudantes a verificarem os processos de separação de misturas que são aplicados em uma estação de tratamento de água, e ela poderá ser melhor desenvolvida se os planos CIE6_03ME01 e CIE6_03ME02 já tiverem sido trabalhados.
Materiais necessários para a aula: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão verificar processos de separação de misturas aplicados em uma Estação de Tratamento de Água. Verifique brevemente se os alunos já visitaram uma Estação de Tratamento de Água.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça a projeção do slide e apresente aos alunos a situação nele contida. Caso isso não seja possível, leia o conteúdo do slide para eles. Questione: De onde vem a água que você consome na sua casa? Qual é a função do filtro de água utilizado nas residências? Permita que eles exponham o que sabem e não se preocupe, neste momento, em corrigir possíveis erros.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora e incentive-os a refletir sobre ela. Não espera-se, neste momento, que os alunos saibam respondê-la, mas que pensem sobre ela e tentem relacionar o que já aprenderam sobre separação de misturas com a questão proposta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize quatro estações de trabalho na sala e auxilie a separação dos alunos em quatro grupos, direcionando-os para as estações, numeradas de 1 a 4. Todos os alunos deverão passar por cada uma das quatro estações durante a aula. Imprima ou, caso isso não seja possível, transcreva para uma folha as instruções das atividades a serem realizadas, disponível aqui, e disponibilize-as em cada uma das estações, de acordo com o número correspondente. Peça que os alunos leiam as instruções e realizem a atividade proposta em uma folha, que deverá acompanhar o grupo durante toda a aula, em cada uma das estações. O tempo de trabalho em cada estação deve ser de 5 minutos; após esse tempo, instrua os alunos a trocarem para a próxima estação (aqueles que estiverem na estação 1 deverão ir para a 2, os que estiverem na 2 deverão ir para a 3 e, assim, sucessivamente). Na estação 1 espera-se que os alunos sugiram um modo de filtração (que pode ser feito por meio de grades, por exemplo) para eliminar as sujeiras maiores carregadas pela água; na 2, eles devem fazer desenhos rápidos que representem as situações retratadas; na 3, é esperado que eles reconheçam que os flocos, mais densos que a água, vão para o fundo do tanque nesse processo denominado decantação; e na estação 4 é esperado que eles identifiquem que o nome do equipamento é filtro e o processo, filtração.
Materiais necessários: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: O tempo total da sistematização é de 14 minutos, sendo 8 minutos para esta primeira etapa e 6 minutos para a próxima etapa (slide 7). Permita que dentro do grupo de trabalho os próprios alunos escolham quem vai falar sobre o que foi feito e registrado. Peça que os alunos falem o que o grupo registrou em cada uma das bancadas. Incentive a participação de todos os alunos de forma a criar uma conversa coletiva e estimule-os a ouvir o que os outros alunos fizeram. A fala de cada grupo nesse momento deve ocupar, no máximo, dois minutos da aula.
Sistematização
Orientações: Projete esse slide. Caso não seja possível realizar a projeção, represente esse esquema no quadro. Retome a questão disparadora: Quais processos de separação de misturas são utilizados nas Estações de Tratamento de Água? Peça para que os alunos a respondam oralmente baseados nas atividades desenvolvidas durante a aula. Espera-se que os alunos citem que a separação de misturas é aplicada por meio da filtração, coagulação, floculação e decantação. Para finalizar a sistematização, preencha, juntamente com os alunos, o esquema proposto no slide. Peça aos alunos para dizerem como preencher os espaços vazios. Os espaços devem ser preenchidos com: filtração de sujeiras maiores, coagulação e floculação, decantação e filtração, como pode ser verificado na resolução desse esquema, disponível em: http://bit.ly/2MUuTr7 .