14083
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Separação de Misturas em uma Estação de Tratamento de Água

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre processos de separação de misturas que são aplicados em uma estação de tratamento de água.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os estudantes a verificarem os processos de separação de misturas que são aplicados em uma estação de tratamento de água, e ela poderá ser melhor desenvolvida se os planos CIE6_03ME01 e CIE6_03ME02 já tiverem sido trabalhados.

Materiais necessários para a aula: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão verificar processos de separação de misturas aplicados em uma Estação de Tratamento de Água. Verifique brevemente se os alunos já visitaram uma Estação de Tratamento de Água.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a projeção do slide e apresente aos alunos a situação nele contida. Caso isso não seja possível, leia o conteúdo do slide para eles. Questione: De onde vem a água que você consome na sua casa? Qual é a função do filtro de água utilizado nas residências? Permita que eles exponham o que sabem e não se preocupe, neste momento, em corrigir possíveis erros.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora e incentive-os a refletir sobre ela. Não espera-se, neste momento, que os alunos saibam respondê-la, mas que pensem sobre ela e tentem relacionar o que já aprenderam sobre separação de misturas com a questão proposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize quatro estações de trabalho na sala e auxilie a separação dos alunos em quatro grupos, direcionando-os para as estações, numeradas de 1 a 4. Todos os alunos deverão passar por cada uma das quatro estações durante a aula. Imprima ou, caso isso não seja possível, transcreva para uma folha as instruções das atividades a serem realizadas, disponível aqui, e disponibilize-as em cada uma das estações, de acordo com o número correspondente. Peça que os alunos leiam as instruções e realizem a atividade proposta em uma folha, que deverá acompanhar o grupo durante toda a aula, em cada uma das estações. O tempo de trabalho em cada estação deve ser de 5 minutos; após esse tempo, instrua os alunos a trocarem para a próxima estação (aqueles que estiverem na estação 1 deverão ir para a 2, os que estiverem na 2 deverão ir para a 3 e, assim, sucessivamente). Na estação 1 espera-se que os alunos sugiram um modo de filtração (que pode ser feito por meio de grades, por exemplo) para eliminar as sujeiras maiores carregadas pela água; na 2, eles devem fazer desenhos rápidos que representem as situações retratadas; na 3, é esperado que eles reconheçam que os flocos, mais densos que a água, vão para o fundo do tanque nesse processo denominado decantação; e na estação 4 é esperado que eles identifiquem que o nome do equipamento é filtro e o processo, filtração.

Materiais necessários: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: O tempo total da sistematização é de 14 minutos, sendo 8 minutos para esta primeira etapa e 6 minutos para a próxima etapa (slide 7). Permita que dentro do grupo de trabalho os próprios alunos escolham quem vai falar sobre o que foi feito e registrado. Peça que os alunos falem o que o grupo registrou em cada uma das bancadas. Incentive a participação de todos os alunos de forma a criar uma conversa coletiva e estimule-os a ouvir o que os outros alunos fizeram. A fala de cada grupo nesse momento deve ocupar, no máximo, dois minutos da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esse slide. Caso não seja possível realizar a projeção, represente esse esquema no quadro. Retome a questão disparadora: Quais processos de separação de misturas são utilizados nas Estações de Tratamento de Água? Peça para que os alunos a respondam oralmente baseados nas atividades desenvolvidas durante a aula. Espera-se que os alunos citem que a separação de misturas é aplicada por meio da filtração, coagulação, floculação e decantação. Para finalizar a sistematização, preencha, juntamente com os alunos, o esquema proposto no slide. Peça aos alunos para dizerem como preencher os espaços vazios. Os espaços devem ser preenchidos com: filtração de sujeiras maiores, coagulação e floculação, decantação e filtração, como pode ser verificado na resolução desse esquema, disponível em: http://bit.ly/2MUuTr7 .

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os estudantes a verificarem os processos de separação de misturas que são aplicados em uma estação de tratamento de água, e ela poderá ser melhor desenvolvida se os planos CIE6_03ME01 e CIE6_03ME02 já tiverem sido trabalhados.

Materiais necessários para a aula: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão verificar processos de separação de misturas aplicados em uma Estação de Tratamento de Água. Verifique brevemente se os alunos já visitaram uma Estação de Tratamento de Água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a projeção do slide e apresente aos alunos a situação nele contida. Caso isso não seja possível, leia o conteúdo do slide para eles. Questione: De onde vem a água que você consome na sua casa? Qual é a função do filtro de água utilizado nas residências? Permita que eles exponham o que sabem e não se preocupe, neste momento, em corrigir possíveis erros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora e incentive-os a refletir sobre ela. Não espera-se, neste momento, que os alunos saibam respondê-la, mas que pensem sobre ela e tentem relacionar o que já aprenderam sobre separação de misturas com a questão proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize quatro estações de trabalho na sala e auxilie a separação dos alunos em quatro grupos, direcionando-os para as estações, numeradas de 1 a 4. Todos os alunos deverão passar por cada uma das quatro estações durante a aula. Imprima ou, caso isso não seja possível, transcreva para uma folha as instruções das atividades a serem realizadas, disponível aqui, e disponibilize-as em cada uma das estações, de acordo com o número correspondente. Peça que os alunos leiam as instruções e realizem a atividade proposta em uma folha, que deverá acompanhar o grupo durante toda a aula, em cada uma das estações. O tempo de trabalho em cada estação deve ser de 5 minutos; após esse tempo, instrua os alunos a trocarem para a próxima estação (aqueles que estiverem na estação 1 deverão ir para a 2, os que estiverem na 2 deverão ir para a 3 e, assim, sucessivamente). Na estação 1 espera-se que os alunos sugiram um modo de filtração (que pode ser feito por meio de grades, por exemplo) para eliminar as sujeiras maiores carregadas pela água; na 2, eles devem fazer desenhos rápidos que representem as situações retratadas; na 3, é esperado que eles reconheçam que os flocos, mais densos que a água, vão para o fundo do tanque nesse processo denominado decantação; e na estação 4 é esperado que eles identifiquem que o nome do equipamento é filtro e o processo, filtração.

Materiais necessários: Projetor, ficha impressa das estações, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: O tempo total da sistematização é de 14 minutos, sendo 8 minutos para esta primeira etapa e 6 minutos para a próxima etapa (slide 7). Permita que dentro do grupo de trabalho os próprios alunos escolham quem vai falar sobre o que foi feito e registrado. Peça que os alunos falem o que o grupo registrou em cada uma das bancadas. Incentive a participação de todos os alunos de forma a criar uma conversa coletiva e estimule-os a ouvir o que os outros alunos fizeram. A fala de cada grupo nesse momento deve ocupar, no máximo, dois minutos da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esse slide. Caso não seja possível realizar a projeção, represente esse esquema no quadro. Retome a questão disparadora: Quais processos de separação de misturas são utilizados nas Estações de Tratamento de Água? Peça para que os alunos a respondam oralmente baseados nas atividades desenvolvidas durante a aula. Espera-se que os alunos citem que a separação de misturas é aplicada por meio da filtração, coagulação, floculação e decantação. Para finalizar a sistematização, preencha, juntamente com os alunos, o esquema proposto no slide. Peça aos alunos para dizerem como preencher os espaços vazios. Os espaços devem ser preenchidos com: filtração de sujeiras maiores, coagulação e floculação, decantação e filtração, como pode ser verificado na resolução desse esquema, disponível em: http://bit.ly/2MUuTr7 .

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano