Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a matéria “OUÇA CINCO ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO NO BRASIL” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora:
- Quais as consequências da extinção da onça-pintada?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em 6 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Divida uma característica para cada grupo pesquisar, de acordo com a divisão proposta no arquivo disponível na aba “materiais e atividades”.
Marque outra videochamada com toda a turma e peça para os grupos compartilharem a pesquisa com a turma. Monte a imagem da onça com seus fragmentos, conforme proposto no arquivo, e compartilhe sua tela com a turma. Leia o texto disponível na aba “materiais e atividades”. Para cada parte do texto, os estudantes precisam identificar, em um dos temas pesquisados, a correspondência com o acontecimento, lido retirando a o fragmento da imagem da onça-pintada.
Sistematização
Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre a característica da onça-pintada sorteada.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_08V&E02
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes