14080
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Máquinas simples giratórias

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobreo conceito de momento angular e torque com uma atividade envolvendo bases giratórias como piões e giroscópios.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora

Peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto" e pergunte a eles se sabem o que é um pião e como ele funciona.

Oriente-os a assistir ao vídeo “Terra de cabinha - BATALHA DE PIÃO” do canal no Youtube Editora Peirópolis (disponível aqui).

Junto às orientações para assistir ao vídeo, apresente a questão disparadora aos estudantes: Por que o pião não cai enquanto gira?
Peça a eles que reflitam sobre ela.

Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.

Mão na massa

Explique aos estudantes que eles ficarão responsáveis por criar um pião, utilizando os materiais que possuem em casa. O objetivo é que o pião fique o maior tempo possível girando.

Apresente alguns vídeos que podem motivá-los a pensarem em alternativas com o que já possuem em casa. Alguns exemplos de vídeos que você pode sugerir:

Pião de tampinha de detergente - Taboão da Serra, São Paulo do canal Território do brincar (disponível aqui).

4 maneiras criativas para criar um pião do canal Balavala (disponível aqui).

Oriente os estudantes a filmarem o desempenho do pião construído e responderem o questionário disponível nos materiais complementares, utilizando o pião.

Compartilhe os vídeos com toda a turma e peça aos estudantes que observem as características dos piões confeccionados, em especial os que ficaram girando por mais tempo.

Sistematização

Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha que os grupos compartilhem as respostas e siga as orientações presentes no plano.

Convite às famílias

Os membros da família podem colaborar na confecção do pião e análise do desempenho.

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE7_01M&E03

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas