Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto" e pergunte a eles se sabem o que é um pião e como ele funciona.
Oriente-os a assistir ao vídeo “Terra de cabinha - BATALHA DE PIÃO” do canal no Youtube Editora Peirópolis (disponível aqui).
Junto às orientações para assistir ao vídeo, apresente a questão disparadora aos estudantes: Por que o pião não cai enquanto gira?
Peça a eles que reflitam sobre ela.
Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.
Mão na massa
Explique aos estudantes que eles ficarão responsáveis por criar um pião, utilizando os materiais que possuem em casa. O objetivo é que o pião fique o maior tempo possível girando.
Apresente alguns vídeos que podem motivá-los a pensarem em alternativas com o que já possuem em casa. Alguns exemplos de vídeos que você pode sugerir:
Pião de tampinha de detergente - Taboão da Serra, São Paulo do canal Território do brincar (disponível aqui).
4 maneiras criativas para criar um pião do canal Balavala (disponível aqui).
Oriente os estudantes a filmarem o desempenho do pião construído e responderem o questionário disponível nos materiais complementares, utilizando o pião.
Compartilhe os vídeos com toda a turma e peça aos estudantes que observem as características dos piões confeccionados, em especial os que ficaram girando por mais tempo.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha que os grupos compartilhem as respostas e siga as orientações presentes no plano.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar na confecção do pião e análise do desempenho.
Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla
Código: CIE7_01M&E03
(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes