14079
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Teoria da Terra plana: fake news?

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre

Plano 10 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos responderem à um jogo de verdadeiro ou falso com perguntas sobre o tema. Deverão, também, justificar suas respostas baseados em argumentos que foram adquirindo no decorrer desta unidade. Posteriormente, farão uma discussão sobre as fontes de pesquisa sobre a Terra Plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: globo terrestre, impressão de folha com https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf para o jogo e, caso possível, globinhos terrestres para premiar os ganhadores.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a Teoria da Terra Plana. Questione-os se eles lembram de terem visto algo sobre isso em aulas anteriores. Caso não lembrem, pergunte do que eles imaginam que se trata esta teoria? Pergunte também o que seria uma fake news. Peça para darem exemplos de fake news. Caso você desconheça o termo, sugiro a leitura disponível em: https://www.significados.com.br/fake-news/.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:. Projete o slide e peça para os alunos analisarem a manchete. Primeiro explore a imagem explicando que esta teoria acredita que nosso planeta teria a forma plana cincundado pela Antártida e com os continentes ao centro. Além disso, tanto o Sol quanto a Lua estariam dentro de uma espécie de cúpula, isolados das estrelas. Agora leia a manchete com eles e pergunte por que acreditam que esta teoria vem ganhando cada vez mais adeptos.

Manchete disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/colunas/chico-barney/2017/08/14/a-teoria-da-terra-plana-ganha-cada-vez-mais-adeptos.htm

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de por que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news? É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da Terra, já que este é o tema dos planos de aula desta unidade.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da terra. Portanto, o Mão na massa deve conter elementos que favoreçam o resgate de definições previamente discutidas em aulas anteriores desta unidade. Para isto, faremos inicialmente um jogo para relembrar alguns destes conceitos. Divida os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes. Diga a eles que participarão de um jogo de perguntas e respostas. Projete e leia com eles o slide com as regras do jogo. As perguntas e o gabarito estão disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf. Não esqueça de ir anotando os pontos de cada equipe no quadro. Sugiro que premie os vencedores com globinhos do planeta Terra, caso for possível.

Sugiro não ultrapassar o limite de 25 minutos para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leve os alunos para a sala de informática ou projete um computador com acesso à internet e façam juntos uma pesquisa em sites de busca sobre a Teoria da Terra Plana. Peça para os alunos irem anotando em que tipos de sites as divulgações e discussões sobre este assunto são encontradas. Abra um espaço para eles discutirem se estes sites são confiáveis. São sites oficiais de divulgação de algum governo? Ou de universidades? São blogs de cientistas que estudam o nosso Planeta? Para direcionar os alunos na discussão, peça para que eles observem se os sites que contêm textos que defendem a Teoria da Terra Plana apresentam algum dado científico por meio de referências a cientistas reconhecidos ou artigos ou livros. Finalize indicando aos alunos sites de referência (confiáveis) sobre assunto: http://www.oba.org.br/site/, http://www.aeb.gov.br/, https://sab-astro.org.br/, http://www.inpe.br/, https://www.nasa.gov/, sites de universidades de sua região, entre outros que você julgue interessante compartilhar.

Sugiro não ultrapassar o limite de 10 minutos para esta etapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula faça uma retomada da questão disparadora para que eles dêem suas respostas. Espera-se que eles tenham percebido que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news, sim, pois os seus argumentos não condizem com as descobertas já realizadas pela Ciência. As “verdades” reivindicadas pelos terraplanistas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados por mais de 2 mil anos de Ciência. Projete o slide e peça para os alunos anotarem algumas das evidências que contrariam a Teoria da Terra Plana. Caso seja possível, recomendo que finalize com este vídeo de imagens do planeta Terra feitas pela NASA, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vTLKW4SV9bc. Nele é possível visualizar algumas coisas interessantes para comentar com os alunos, entre elas: as maiores densidades populacionais com as imagens noturnas (pontos mais brilhantes são mais povoados), as auroras boreais (o Sol emite partículas que "batem" no campo magnético de proteção terrestre e são puxadas para os pólos, quando elas entram na atmosfera, elas colidem com elementos que fazem acontecer as Auroras Boreais), raios brilhando ao meio de nuvens de tempestades, parte do satélite artificial que faz os registros etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos responderem à um jogo de verdadeiro ou falso com perguntas sobre o tema. Deverão, também, justificar suas respostas baseados em argumentos que foram adquirindo no decorrer desta unidade. Posteriormente, farão uma discussão sobre as fontes de pesquisa sobre a Terra Plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: globo terrestre, impressão de folha com https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf para o jogo e, caso possível, globinhos terrestres para premiar os ganhadores.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a Teoria da Terra Plana. Questione-os se eles lembram de terem visto algo sobre isso em aulas anteriores. Caso não lembrem, pergunte do que eles imaginam que se trata esta teoria? Pergunte também o que seria uma fake news. Peça para darem exemplos de fake news. Caso você desconheça o termo, sugiro a leitura disponível em: https://www.significados.com.br/fake-news/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:. Projete o slide e peça para os alunos analisarem a manchete. Primeiro explore a imagem explicando que esta teoria acredita que nosso planeta teria a forma plana cincundado pela Antártida e com os continentes ao centro. Além disso, tanto o Sol quanto a Lua estariam dentro de uma espécie de cúpula, isolados das estrelas. Agora leia a manchete com eles e pergunte por que acreditam que esta teoria vem ganhando cada vez mais adeptos.

Manchete disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/colunas/chico-barney/2017/08/14/a-teoria-da-terra-plana-ganha-cada-vez-mais-adeptos.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de por que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news? É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da Terra, já que este é o tema dos planos de aula desta unidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da terra. Portanto, o Mão na massa deve conter elementos que favoreçam o resgate de definições previamente discutidas em aulas anteriores desta unidade. Para isto, faremos inicialmente um jogo para relembrar alguns destes conceitos. Divida os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes. Diga a eles que participarão de um jogo de perguntas e respostas. Projete e leia com eles o slide com as regras do jogo. As perguntas e o gabarito estão disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf. Não esqueça de ir anotando os pontos de cada equipe no quadro. Sugiro que premie os vencedores com globinhos do planeta Terra, caso for possível.

Sugiro não ultrapassar o limite de 25 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Leve os alunos para a sala de informática ou projete um computador com acesso à internet e façam juntos uma pesquisa em sites de busca sobre a Teoria da Terra Plana. Peça para os alunos irem anotando em que tipos de sites as divulgações e discussões sobre este assunto são encontradas. Abra um espaço para eles discutirem se estes sites são confiáveis. São sites oficiais de divulgação de algum governo? Ou de universidades? São blogs de cientistas que estudam o nosso Planeta? Para direcionar os alunos na discussão, peça para que eles observem se os sites que contêm textos que defendem a Teoria da Terra Plana apresentam algum dado científico por meio de referências a cientistas reconhecidos ou artigos ou livros. Finalize indicando aos alunos sites de referência (confiáveis) sobre assunto: http://www.oba.org.br/site/, http://www.aeb.gov.br/, https://sab-astro.org.br/, http://www.inpe.br/, https://www.nasa.gov/, sites de universidades de sua região, entre outros que você julgue interessante compartilhar.

Sugiro não ultrapassar o limite de 10 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula faça uma retomada da questão disparadora para que eles dêem suas respostas. Espera-se que eles tenham percebido que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news, sim, pois os seus argumentos não condizem com as descobertas já realizadas pela Ciência. As “verdades” reivindicadas pelos terraplanistas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados por mais de 2 mil anos de Ciência. Projete o slide e peça para os alunos anotarem algumas das evidências que contrariam a Teoria da Terra Plana. Caso seja possível, recomendo que finalize com este vídeo de imagens do planeta Terra feitas pela NASA, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vTLKW4SV9bc. Nele é possível visualizar algumas coisas interessantes para comentar com os alunos, entre elas: as maiores densidades populacionais com as imagens noturnas (pontos mais brilhantes são mais povoados), as auroras boreais (o Sol emite partículas que "batem" no campo magnético de proteção terrestre e são puxadas para os pólos, quando elas entram na atmosfera, elas colidem com elementos que fazem acontecer as Auroras Boreais), raios brilhando ao meio de nuvens de tempestades, parte do satélite artificial que faz os registros etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano