Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem sobre.
Apresente a questão disparadora:
- Por que a teoria da terra plana pode ser considerada uma fake news?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos grupos as proposições disponíveis na aba “materiais e atividades” e peça que discutam e respondam se as proposições são verdadeiras ou falsas.
Oriente-os a pesquisarem na internet sobre o tema “Terra plana” e peça que verifiquem os sites que encontram as informações. São sites confiáveis?
Indique aos grupos sites de referência (confiáveis) sobre assunto: OBA (disponível aqui), AEB (disponível aqui), SAB-ASTRO (disponível aqui), INPE (disponível aqui), NASA (disponível aqui), sites de universidades de sua região, entre outros que você julgue interessante compartilhar.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as conclusões. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes na pesquisa e na análise de quais sites são confiáveis.