Durações do dia em diferentes pontos da Terra
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Associar as diferentes durações do dia em diferentes pontos do planeta com a esfericidade da Terra
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Professor-autor: Eloísa de Souza Carvalho
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF05CI11 e EF06CI14. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação do movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra; As mudanças na sombra de uma vara (gnômon), ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos anotarem o horário de nascer e o de ocaso em um mesmo dia em diferentes pontos do planeta utilizando, para isto, o software Stellarium. Posteriormente, eles deverão propor hipóteses dos motivos pelos quais isto acontece, localizando a região em um globo terrestre manual. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Código: CIE6_11T&U08
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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