Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- software Stellarium (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam o texto “Sol da meia-noite: entenda esse curioso fenômeno” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora:
- Qual a duração do dia em diferentes pontos da Terra?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Para realizar esta atividade, os estudantes precisarão baixar o software gratuito Stellarium, disponível em https://stellarium.org/pt/. Um tutorial para utilização desse software está disponível na aba “materiais e atividades”.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Siga as orientações propostas no slide “mão na massa”. Reproduza a tabela em um Google docs para cada grupo. Dessa forma, os estudantes poderão preenchê-la simultaneamente.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a baixarem e utilizarem o software Stellarium.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_11T&U08
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes